-
Gabarito: Errado
Marx e Engels acreditavam que a revolução socialista começaria pelos países capitalistas onde as forças produtivas fossem mais desenvolvidas e existisse uma numerosa classe operária, que representasse a maior parte da população.
-
Para complementar a resposta de Piter Jesus: Lênin, desde 1915, já havia aventado esta possibilidade ao defender que a revolução proletária mundial poderia se iniciar pelos elos mais fracos da cadeia imperialista e não necessariamente nos países capitalistas mais desenvolvidos. Mesmo assim, após a revolução russa de 1917, continuou apostando numa rápida vitória da revolução socialista no ocidente, começando pela Alemanha. Até aquele momento não acreditava na possibilidade da existência prolongada de um Estado socialista na Rússia numa Europa ainda imperialista.
-
ERRADO
As fichas estavam colocadas em Estados avançados, mais notadamente a Alemanha, do que em Estados pouco desenvolvidos.
"Nenhuma das condições que Marx ou qualquer um de seus seguidores tinham até então considerado essenciais para o estabelecimento de uma economia socialista estava presente nessa enorme massa de território que era praticamente um sinônimo de atraso econômico e social na Europa".
Era dos Extremos: O Breve Século XX - Eric Hobsbawn - pág. 366.
-
ERRADO
Na verdade Marx dizia que o fim do capitalismo começaria pelos países mais desenvolvidos, ele apostou as fixas que o primeiro a cair seria a Inglaterra. Entendeu, chris?
"Quando você estiver na posse, EU VOU ESTAR LÁ!"