SóProvas


ID
1627300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Independentes em 1776, os EUA lançaram-se ao esforço de consolidação nacional ao longo do século XIX, assumindo e vencendo muitos desafios, mas foram envolvidos em uma monumental guerra civil que explicitou diferenças marcantes — aparentemente inconciliáveis — entre o Sul e o Norte do país. Ao fundo, o que estava em jogo era o modelo de desenvolvimento econômico, que colocava no centro do debate a dramática questão da escravidão. A eleição de 1860, na qual Abraham Lincoln saiu-se vitorioso, polarizou de tal forma o debate acerca do trabalho escravo que abriu o caminho para a Guerra de Secessão.

A respeito da história norte-americana no século XIX, julgue (C ou E) o item que se segue.

Na Guerra de Secessão, defrontaram-se o Sul — essencialmente agrícola, senhorial e escravista — e o Norte, onde vigoravam o trabalho assalariado, a pequena propriedade e uma sólida classe média urbana; em ambos os casos, porém, o negro estava excluído da vida política.

Alternativas
Comentários
  • CERTA. Apesar dos estados da União defenderem o fim do escravismo, os negros não possuíam direitos políticos, mesmo nesses estados do norte.

  • Pois é, também marquei opção correta, mas no site diz que tá errado.


  • Fernanda Amélia, o gabarito definitivo está dando como certa (questão 59, item 2): http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_15_diplomacia/arquivos/Gab_Definitivo_154IRBRDIPLOMATA2015_001_05.PDF ; e prova: http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_15_diplomacia/arquivos/154IRBRDIPLOMATA2015_001_05.PDF .

     

    [ ]s

  • Correto. 

    O negro nos EUA só passaram a ser visto como cidadão a partir da 14°  e 15° Emendas. Aquela conferiu os direitos de cidadania aos negros emancipados e esta proibiu que se negasse o sufrágio a qualquer cidadão por motivos de raça, cor, ou condição servil anterior.

  • Gabarito: CERTO

     

    "De fato, essas características elencadas são apropriadas para cada um dos lados da guerra civil. Enquanto o Sul apostava no sistema de plantation – latifúndios, monocultores, agroexportadores e escravistas – o Norte possuía um sistema econômico baseado na pequena propriedade policultora, mas, principalmente na indústria e no trabalho livre. Essa diferença econômica guardava semelhanças, contudo, na exclusão dos negros dos direitos políticos."

     

    Fonte: Prof Diogo D’angelo e Prof Pedro Soares - Estrategia Concursos

  • CORRETO.

    Mesmo se constituindo como dois “mundos” bastante diferentes, um, ao Norte – de trabalhadores livres, assalariados, pequenos proprietários e mais consistente classe média urbana –, e o outro, ao Sul – escravista e senhorial –, a idéia da superioridade do homem branco era comum e inquestionável em ambos. Nos dois mundos, os negros estavam fora das decisões políticas e eram vítimas de preconceito, principalmente no Sul, onde a escravidão era garantida por lei. (Isso subsistiria na primeira metade do século XX quando se manifestariam dois tipos muito diferentes de racismos: um determinado juridicamente, no Sul, e o outro um pouco “envergonhado”, mas sempre presente, no Norte.)

    Fonte: Karnal, HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS, pg 129