SóProvas


ID
1627303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

   Independentes em 1776, os EUA lançaram-se ao esforço de consolidação nacional ao longo do século XIX, assumindo e vencendo muitos desafios, mas foram envolvidos em uma monumental guerra civil que explicitou diferenças marcantes — aparentemente inconciliáveis — entre o Sul e o Norte do país. Ao fundo, o que estava em jogo era o modelo de desenvolvimento econômico, que colocava no centro do debate a dramática questão da escravidão. A eleição de 1860, na qual Abraham Lincoln saiu-se vitorioso, polarizou de tal forma o debate acerca do trabalho escravo que abriu o caminho para a Guerra de Secessão.


A respeito da história norte-americana no século XIX, julgue (C ou E) o item que se segue.


Legítimo representante do Norte empreendedor e capitalista, Abraham Lincoln era antiescravista e abolicionista, defensor da igualdade racial: por tais posições, sua eleição constituiu a senha que deu início ao conflito que dividiu o país ao meio.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. Creio que o erro esteja nele ser "representante do Norte empreendedor e capitalista". Lincoln era do Kentucky, que não era do Norte, e era advogado não muito famoso. 

  • Burns diz que Lincoln havia posição ambígua e não era declaradamente abolicionista.
     

    A causa imediata que deflagrou o conflito armado foi a eleição de Abraham Lincoln para a presidência em 1860. (...) O candidato do partido não era abolicionista; tinha ido mesmo ao ponto de declarar-se favorável a uma emenda constitucional que protegesse a escravidão no Sul. Mas dissera também, dois anos antes da eleição, que o país não podia continuar "meio escravista e meio livre", e prosseguira nas investidas contra a decisão do caso Dred Scott, que o Sul considerava quase como a única esperança de restabelecer o equilíbrio entre as duas partes da nação." (Edward Burns, História da Civilização Ocidental)

     

  • A principal causa  foi a recusa em aceitar a secessão.

    Ao longo da década de 1850, o Norte estava rapidamente superando o Sul em população e poder político potencial. A ascensão do republicano Abraham Lincoln (1861-1865) e sua recusa em aceitar a secessão, posicionando-se em favor da preservação da União, deu início ao conflito. Era necessário que a elite nortista derrotasse a aristocracia do Sul, que se opunha a uma política protecionista e de estímulo ao desenvolvimento industrial, pois defendia o princípio do trabalho escravo contra o trabalho livre assalariado.

    Manual do Candidato de História do Brasil da FUNAG

  • Lincoln nao era defensor da igualldade racial, apenas anti escravagista e abolicionista.
  • O erro consiste em dizer que  Abraham Lincoln era defensor da igualdade racial.