SóProvas


ID
1628203
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O processo de evolução da Administração Pública brasileira foi construído com o intuito da redefinição do papel do Estado na sociedade. Nessa perspectiva, verifica-se que a Administração Pública brasileira evolui por meio de três modelos básicos, interagindo uns com os outros. Assinale a alternativa que compreende os três modelos de evolução da Administração Pública brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Dentro do estudo da Gestão Pública Brasileira, temos com paradigmas o gabarito C. As demais tiveram e têm presença na Gestão Privada.

  • essa é para não zerar

  • ESSA É PARA O CABOCO QUE NÃO ESTUDOU...  GAB. C 

     

  • Gabarito: C

     

    Acrescento o comentário.

     

    Apesar de não haver unanimidade na literatura especializada, pode-se dizer, de maneira geral, que o Brasil passou por duas principais reformas administrativas, caracterizadas pela forte tentativa de mudança na forma de administração pública:


    --- > A primeira buscou a transição do modelo Patrimonialista para o Burocrático.


    --- > A segunda procurou evoluir do modelo Burocrático-Patrimonialista para o Gerencial.

     

    Decreto-lei nº 200 de 1967, que elenca princípios que nortearão a conduta da administração indireta. Este Decreto-lei foi a primeira tentativa de reforma gerencial da administração Pública brasileira.


    A reforma iniciada pelo Decreto-Lei nº 200 foi uma tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil. Colocou-se toda ênfase na descentralização, mediante a autonomia da administração indireta, a partir do pressuposto da rigidez da administração direta e da maior eficiência da administração descentralizada.


    O decreto-lei promoveu a transferência das atividades de produção de bens e serviços para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, consagrando e racionalizando uma situação que já se delineava na prática.


    Instituíram-se como princípios de racionalidade administrativa o planejamento e o orçamento, a descentralização e o controle dos resultados.

  • Administração Pública Patrimonialista, Administração Pública Burocrática e Administração Pública Gerencial.