SóProvas


ID
1628314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à classificação do órgão público e à atuação do servidor, julgue o item seguinte.

Os ministérios e as secretarias de Estado são considerados, quanto à estrutura, órgãos públicos compostos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Quanto à estrutura, os órgãos podem ser:

    1) simples ou unitários (constituídos por um único centro de atribuições, sem subdivisões internas, como ocorre com as seções integradas em órgãos maiores)

    2) compostos (constituídos por vários outros órgãos, como acontece com os Ministérios, as Secretarias de Estado, que compreendem vários outros, até chegar aos órgãos unitários, em que não existem mais divisões) .

    FONTE: Maria Sylvia Zanella Di Pietro - 27ª Edicao (2014)

    BONS ESTUDOS

  • Certo


    Órgãos compostos são aqueles que possuem subdivisão interna. Quanto maior a posição hierárquica do órgão, maior a chance de ser um órgão composto.


    Os Ministérios e Secretarias possuem outros órgãos menores em suas estruturas, tais como Divisões, Diretorias, Seções, etc. Daí, serem classificados como órgãos compostos.

  • Estrutura = Quantos órgãos formam a estrutura do órgão principal

    - Simples (1 órgão apenas)

    - Composto (2 ou mais órgãos formam a estrutura do órgão central)


    Composição = Quantos Agentes possui o órgão

    - Singular (1)

    - Coletivo (+ de 1)

  •                    MINISTÉRIOS E SECRETARIAS : órgão autônomos , centrais, compostos.                 



    SEGUNDO À POSIÇÃO ESTATAL : autônomos.
    SEGUNDO À ESFERA DE AÇÃO : centrais ( exercem suas atribuições em todo território nacional, estadual ou municipal )
    SEGUNDO À ESTRUTURA : composto ( mais de 1 centro de competência ) 


    FONTE : Maria Sylvia Zanella Di Pietro - 27ª Edicao, PG. 581, 582.
  • Cuidado  com a sua frase Tiago Costa: " Quanto maior a posição hierárquica do órgão, maior a chance de ser um órgão composto". Observe que a Presidência da República é um órgão independente, ou seja, um órgão máximo, mas quanto a estrutura ele é Simples, pois é constituído somente por um centro de competência. 

    Ministérios e Secretarias são,quanto à estrutura, Compostos, porque são constituídos por diversos órgãos menores. Ex: Divisões, Seções, Repartições. 

     

  • Maior a chance - quer dizer que não serão em todos os casos.

  •  Órgãos públicos compostos são aqueles que se subdividem em vários outros órgãos que lhe são subordinados hierarquicamente. Os Ministérios e as Secretarias de Estado são órgãos compostos, pois se subdividem em departamentos, conselhos, gabinetes etc. Os órgãos compostos contrapõem-se aos órgãos simples ou unitários, que não possuem subdivisões em sua estrutura interna.

  • Os ministérios e secretárias de Estado são órgãos públicos compostos, quanto sua estrutura.

  • Órgãos compostos .


    Os órgãos compostos reúnem em sua estrutura diversos orgãos. E o que ocorre com os ministérios e as secretanas estaduais e municipais.
    Um exemplo concreto: o Ministério da Fazenda é integrado poor diversos órgãos, sendo um deles a Secretaria da Receita federal do Brasil. Esta é composta, dentre outros órgãos, por suas Superintendências Regionais, cuja estrutura inclui as Delegacias da respechva Regrao Fiscat, as quais sao organizadas em órgãos menores - e assim sucessivamente, até chegarmos  a um órgão que não seja mais subdividido (este sera o orgao simples ou umtano, todos os demais são órgãos compostos).

     

    FONTE: Direito Administrativo Descomplicado, 25ª Edição - 2017, Marcelo Alexandrino, Vicente Paulo.

  • Lembrete: 

    Ministérios, Secretarias Estaduais e Municipais são auxiliares do Chefe do Executivo.

    Quem são Chefes do Executivo? Presidente da República, Governadores e Prefeitos. 

  • Os Ministérios e Secretarias são órgãos compostos.

    Os órgãos compostos reúnem em sua estrutura diversos órgãos, como resultado da desconcentração administrativa.

  • CERTO.

     

    Quanto a estrutura:

    v Composto – é todo órgão que sofre desconcentração administrativa. Ex. Presidência da República que se desconcentrou em Ministérios. Os Ministérios de Estado, as Secretarias Estaduais e Municipais.. A regra no direito administrativo é que o órgão seja composto. Sempre que houver órgão seja na administração pública direta ou indireta é porque houve desconcentração.

     

    v Simples – é aquele órgão que não sofre desconcentração. O órgão pode ser simples porque é o final de uma cadeia (ex. delegacia) ou porque ele nunca desconcentrou. Ex. de órgão simples que nunca se desconcentrou: juízo, promotoria.

     

    http://direitoemquadrinhos.blogspot.com/2011/06/quadro-resumo-orgao.html

  • CERTO.

     

    Quanto a estrutura:

     

    Composto – é todo órgão que sofre desconcentração administrativa. Ex. Presidência da República que se desconcentrou em Ministérios. Os Ministérios de Estado, as Secretarias Estaduais e Municipais.. A regra no direito administrativo é que o órgão seja composto. Sempre que houver órgão seja na administração pública direta ou indireta é porque houve desconcentração.

     

    Simples – é aquele órgão que não sofre desconcentração. O órgão pode ser simples porque é o final de uma cadeia (ex. delegacia) ou porque ele nunca desconcentrou. Ex. de órgão simples que nunca se desconcentrou: juízo, promotoria.

     

    http://direitoemquadrinhos.blogspot.com/2011/06/quadro-resumo-orgao.html

  • Mas necessariamente?!

  • Segundo classificação doutrinária, "quanto à estrutura, os órgãos podem ser simples ou unitários (constituídos por um único centro de atribuições, sem subdivisões internas, como ocorre com as seções integradas em órgãos maiores) e compostos (constituídos por vários outros órgãos, como acontece com os Ministérios, as Secretarias de Estado, que compreendem vários outros, até chegar aos órgãos unitários, em que não existem tais divisões)". No mesmo sentido: "quanto à estrutura: a) simples ou unitários: constituídos somente por um centro de competência. Exemplo: Presidência da República; b) compostos: constituídos por diversos órgãos menores. Exemplos: Secretarias." A assertiva fez referência a exemplos justamente para que o candidato pudesse enquadrá-los na classificação quanto ao órgão. A questão não contemplou a classificação quanto à hierarquia. A existência de doutrina que apresente classificação distinta, com utilização de expressão diversa, não elide a correção do item. Aliás, o item está de acordo com a classificação clássica ou tradicional discorrida, inclusive, pelos doutrinadores consagrados, não havendo qualquer incorreção em seu conteúdo.

  • No que diz respeito a estrutura dos órgãos públicos se divide em dois ramos:
    semples: um único órgão
    composto: divididos em outros órgãos, por exemplo :secretaria de segurança(órgão central) e delegacias(órgão subordinado a secretaria de segurança)

  •                                                                   Não há desconcentração do órgão em outros órgãos. Ex.: Serviço de protocolo dos ministérios.

     

                            * Simples ou unitário.

     

    Estrutura:

     

                            * Composto.

     

                                                                     Há desconcentração. A atividade finalística é desempenhada por outros orgãos.  Ex.: Secretaria da Educação.

  • Quanto a estrutura:

    órgãos simples ou unitários: são aqueles que não possuem subdivisão. Desempenham atribuições de forma concentrada. órgão compostos: reúnem diversos órgãos menores, subordinados hierarquicamente, com resultado da desconcentração    


  • FIQUEM EM DUVIDA QUANTO AS SECRETARIAS

  • Orgãos Autonomos

  • Gabarito correto.

    Simples - apenas um órgão.

    Composto - há outros.

  • ÓRGÃOS COMPOSTOS: são aqueles que se subdividem, sendo constituídos por diversos órgãos menores ex. ministérios e secretarias.

  • classificação dos Órgãos: Quanto a sua estrutura: Simples ou unitário e Composto.

    O trem não para. força guerreiro!

  • Quanto a estrutura:

    órgãos simples ou unitários: são aqueles que não possuem subdivisão. Desempenham atribuições de forma concentrada. 

    órgão compostos: reúnem diversos órgãos menores, subordinados hierarquicamente, com resultado da desconcentração 

  • lassificação quanto a estrutura:

    Composto – é todo órgão que sofre desconcentração administrativa. Ex. Presidência da República que se desconcentrou em Ministérios. Os Ministérios de Estado, as Secretarias Estaduais e Municipais.. A regra no direito administrativo é que o órgão seja composto. Sempre que houver órgão seja na administração pública direta ou indireta é porque houve desconcentração.

    Simples – é aquele órgão que não sofre desconcentração. O órgão pode ser simples porque é o final de uma cadeia (ex. delegacia) ou porque ele nunca desconcentrou. Ex. de órgão simples que nunca se desconcentrou: juízo, promotoria.

  • Gabarito "CERTO"

    Órgãos Simples (unitários): constituídos por um só centro de competências. Eles não possuem subdivisões, não são estruturados de modo a congregarem outros órgãos em seu interior.

    Órgãos compostos: reúnem em sua estrutura diversos órgãos.´É o que ocorre com os ministérios e as secretarias estaduais e municipais.

    Um exemplo concreto: o Ministério da Economia é integrado por diversos órgãos, sendo um deles a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Está e composta, dentre outros órgãos, por suas Superintendências Regionais, cuja estrutura inclui as Delegacias da respectiva Região Fiscal, as quais são organizadas em órgãos menores - e assim sucessivamente, até chegarmos a um órgão que não seja mais subdividido (este será o órgão simples ou unitário; todos os demais são órgãos compostos)

    Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, Direito Administrativo Descomplicado, 28° edição, pg. 156.

  • Exemplo de órgãos simples: Presidência da República/Assembleia Legislativa

    Exemplo de órgãos composto: Congresso Nacional - que é formado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados.

    Fonte: Manual de Direitos Administrativo Matheus Carvalho 5ª Ed. Pg. 230.

  • Questão muito semelhante:

    Prova: CESPE - 2011 - PC/ES

    No que se refere à personalidade de direito público e à classificação de órgãos e funções da administração pública, julgue os itens seguintes.

    Consideram-se, em relação à estrutura, os ministérios e as secretarias de estado como órgãos compostos.

  • Órgãos compostos são aqueles que possuem subdivisão interna. Quanto

    maior a posição hierárquica do órgão, maior a chance de ser um órgão

    composto.

    Os Ministérios e Secretarias possuem outros órgãos menores em

    suas estruturas, tais como Divisões, Diretorias, Seções, etc. Daí, serem

    classificados como órgãos compostos.

  • 2 - QUANTO À ESTRUTURA:

    - ÓRGÃO SIMPLES / UNITÁRIO:

    *COMPOSTO POR UM ÓRGÃO.

    *POSSUI APENAS UM CENTRO DE COMPETÊNCIA.

    *NÃO SUBDIVIDI EM MAIS ÓRGÃOS.

    EXEMPLO: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

    - ÓRGÃO COMPOSTO:

    * COMPOSTO POR OUTROS ÓRGÃOS.

    * POSSUI VÁRIOS CENTROS DE COMPETÊNCIAS.

    * É SUBDIVIDIDO EM ÓRGÃOS MENORES.

    EXEMPLO: OS MINISTÉRIOS,SECRETARIAS.

    OS MINISTÉRIOS SE ABREM EM VÁRIOS OUTROS ÓRGÃOS COMO: PF, PRF, (...)

    #ESTRATÉGIA #THÁLLIUS

  • ÓRGÃOS:

    • Posição Estatal

    Independentes

    Autonomos

    Superiores

    Subalternos

    • Simples

    Não tem subordinado

    • Compostos

    Tem órg subordinado

    • Singular

    1 pessoa

    [Presidente]

    • Colegiados

    + de 1 pessoa

    [Ministérios/Secretarias]

  • 2 - QUANTO À ESTRUTURA:

    - ÓRGÃO SIMPLES / UNITÁRIO:

    *COMPOSTO POR UM ÓRGÃO.

    *POSSUI APENAS UM CENTRO DE COMPETÊNCIA.

    *NÃO SUBDIVIDI EM MAIS ÓRGÃOS.

    EXEMPLO: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

    - ÓRGÃO COMPOSTO:

    * COMPOSTO POR OUTROS ÓRGÃOS.

    * POSSUI VÁRIOS CENTROS DE COMPETÊNCIAS.

    * É SUBDIVIDIDO EM ÓRGÃOS MENORES.

    EXEMPLO: OS MINISTÉRIOS,SECRETARIAS.

  • Quanto à estrutura

    Órgãos Simples (unitário)

    Único centro de competências

    Não se subdivide em outros órgãos

    Exemplo: Presidência da República

    Órgãos Compostos

    Vários centros de competências

    Subdivido em órgãos menores

    Exemplo: Ministérios

    Gabarito: CERTO

  • Órgãos compostos são aqueles que reunem vários outros órgãos em sua infraestrutura. Utilizam-se do do princípio da desconcentração para exercer suas atividades. Ex.: secretarias.

    Órgãos simples se utilizam da concentração e não possui ramificaçoes ou outros órgãos agregados a sua estrutura.

  • CERTO

    Quanto à estrutura: “centro de competência”

                                                              Simples (unitário): Um centro de competência, sem ramificações em outros órgãos. Ex.: Presidência, assembleia.

                                                              Compostos (colegiado): Congresso nacional, formado por câmara dos deputados e senado.

  • Simples (Unitário)

    Um único centro de competência

    Não se subdivide em outros órgãos

    Ex: Presidente

     Composto

    Diverso Órgãos

    Ex: Ministérios de Estados

    Singular

    Unipessoal

    Decisões tomadas por um Agente

    Ex: Presidente da Republica

    Colegiados

    Pluripessoas

    Decisões por grupos de agentes

    Ex: CD/SF; Tribunais

  • Ato simples: dependem da manifestação de um único órgão.

    Ato complexo: dependem da manifestação de vontade de mais de um órgão (duas vontades principais).

    STF. Os atos que dependem de aprovação são complexos e não compostos (ex. aposentadoria).

    Ato composto: manifestação de duas ou mais vontades (existe uma vontade principal e uma acessória. 

  • Quanto à estrutura: simples e compostos.

    Órgãos Simples:

    Constituídos por um único centro de competência.

    O número de agentes públicos que compõem o órgão é irrelevante para essa definição. O que importa é a inexistência de outros órgãos na estrutura do órgão simples, ou seja, não há órgãos que lhe são subordinados. Atuam de forma isolada. Não possuem subdivisões.

    Exemplo: portaria; seção de cópias de documentos.

    Órgãos compostos:

    Frutos da desconcentração administrativa e reúnem em suas estruturas diversos órgãos que lhes são subordinados.

    Ex.: Ministério da Fazenda, que possui em sua estrutura inúmeros outros órgãos, como a Receita Federal do Brasil, a Secretaria do Tesouro Nacional etc.

    Cuidado! Já vi bancas fazerem pegadinha invertendo os conceitos de órgão composto e órgão colegiado.

    A classificação como órgão composto está relacionada à estrutura do órgão, já a classificação como órgão colegiado está relacionada à atuação funcional.

    Quanto a atuação funcional, os órgãos podem ser singulares (ou unipessoais) ou colegiados (ou pluripessoais).

    Órgãos singulares ou unipessoais:

    Atuações e decisões mais importantes estão centralizadas em um único agente, que é o seu titular (representante máximo).

    Obs.: não significa que há apenas um único agente. Na maioria das vezes, há inúmeros agentes, mas as decisões são tomadas pelo seu representante máximo.

    Ex.: chefias do poder executivo (Presidência da R., Governadoria do E. etc.).

    Órgãos colegiados ou pluripessoais:

    Atuam mediante a manifestação obrigatória e conjunta de seus principais membros, mediante votação.

    Ex.: casas legislativas e os tribunais do judiciário; órgãos que têm a denominação de comissão, conselho, turma etc.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link:  https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Quanto à estrutura

    Órgãos Simples (unitário)

    Único centro de competências

    Não se subdivide em outros órgãos

    ExemploPresidência da República

    Órgãos Compostos

    Vários centros de competências

    Subdivido em órgãos menores

    Exemplo: Ministérios

    Gabarito: CERTO

  • GAB. CERTO

    Compostos (constituídos por vários outros órgãos, como acontece com os Ministérios, as Secretarias de Estado, que compreendem vários outros, até chegar aos órgãos unitários, em que não existem mais divisões) .