SóProvas


ID
16321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

No processo de tomada de decisão, a participação de liderados é eficiente quando não há forte pressão para o cumprimento de prazos e as decisões não são rotineiras. Caso contrário, o estilo de liderança mais eficaz é o laissezfaire, principalmente o autocrático.

Alternativas
Comentários
  • o estilo citado não contém o autocrático
  • E qual seria o estilo?

    Fiquei na dúvida!!
  • Que salada de frutas, digo, de palavras, que a CESPE fez. Existem diversos tipos de liderança (COUTINHO,2004) porém os principais são o autocrático, onde ocorre um autoritarismo maior e menos liberdade para a equipe, o liberal ou laissez-faire onde a equipe tem uma liberdade exagerada e o democrático, com uma liberdade controlada, discussão constante das idéias e apoio por parte do líder.Errada a assertiva.
  • A resposta está errada,
    A melhor Estilo de liderança, é a democrática, que a enfase se dá entre lider e subordinados., no livro chiavenato.
  • E o conceito de laissezfaire (faça o que quiser) está ligado à Liderança Liberal.
    Questão erradíssima!
  • Liderança: Processo de influenciar pessoas, ligado ao conceito de poder e autoridade. Autocratico lider decide e determina diretrizer/tarefas sem participaçao; Liberal liberdade p tomada de decisoes aos individuos/grupos, lider apenas se disponibiliza e Democratica diretrizes sao debatidas, a criterio do grupo, lider passa a ser membro do grupo.
  • Não existe um estilo de liderança melhor ou mais adequado. Cada organização é que vai definir qual estilo usar. Por exemplo, nas organizações militares, o estilo mais usado é o autoritário, enquando nas organizações comuns tem predoninãncia o demmocrático.

  • Além disso, deve-se avaliar cada situação para entao definir qual estilo de liderança adequado, até no mesmo departamento.
  • Pessoal, o erro da questão aparece em duas partes:

    No processo de tomada de decisão, a participação de liderados é eficiente quando não há forte pressão para o cumprimento de prazos e as decisões não são rotineiras. Caso contrário, o estilo de liderança mais eficaz é o laissezfaire, principalmente o autocrático.

    Eficiência está ligada às decisões programadas (rotineiras) e a forte pressão auxilia o cumprimento de prazos, a questão erra ao afirmar que não. 

    Quanto ao estilo de liderança, nesse caso não há consenso, mas a maioria dos autores assevera que o estilo mais eficaz COSTUMA ser o democrático. Além disso, a questão faz confusão, citando os dois outros estilos de forma absurda.
  • Liderança Liberal: O processo de liderança onde os liderados tem participação no processo decisório, onde as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências pra atingo o alvo solicitando aconselhamento ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perpectivas com o debate.
  • Questão) No processo de tomada de decisão, a participação de liderados é eficiente quando não há forte pressão para o cumprimento de prazos e as decisões não são rotineiras. Caso contrário, o estilo de liderança mais eficaz é o laissezfaire (ERRADO), principalmente o autocrático.


    Nesse último caso, a liderança citada, em que há forte pressão para o cumprimento de prazos e as decisões são rotineiras, deve-se usar o estilo autocrático, e não o liberal, como cita a questão.


    GABARITO: ERRADO.
  • Gabarito: errado

     

    LÍDER TRANSACIONAL: é o que conduz ou motiva os liderados na direção das metas preestabelecidas, esclarecendo papéis e exigências do trabalho. É o tipo de líder que consegue dos liderados o desempenho esperado. Essa liderança é baseada na troca. Por isso o nome: transacional (de transações, trocas). O liderado apresenta desempenho, atinge os resultados e, em troca, o líder dispõe de benefícios.

     

    Recompensa contingente: negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.

    Administração por exceção (ativa): procura e observa desvios das regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias.

    Administração por exceção (passiva): intervém apenas quando os padrões não são alcançados.

    Laissez-faire: abdica das responsabilidades, evita a tomada de decisões.

     

    Prof. Andréia Ribas

  • Laissezfaire é o liberal, tem nada a ver com autocrático.

  • O examinador estava comendo salada de frutas no momento em que elaborou essa questão!

  • Gabarito: ERRADO.

    Laissez-faire não tem nada a ver com autocrático.

  • Laissez Liberal..