SóProvas


ID
1633180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O pluralismo político é princípio fundamental que assegura aos cidadãos até mesmo o apartidarismo.

Alternativas
Comentários
  • Certo


    Pluralismo Político - O Pluralismo Político é decorrente do próprio conceito de Pluralismo. No Pluralismo Político temos diversos grupos detentores de uma parcela determinada de poder, no intuito de se evitar que um único setor adquira influencia desproporcional e, conseqüentemente, controle os demais.


    http://www.jurisite.com.br/doutrinas/Constitucional/doutconst54.html

  • Questão correta, outra poderia ajudar um pouco, vejam;

    Prova: CESPE - 2014 - TJ-SE - Analista Judiciário - DireitoDisciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Princípios Fundamentais da República; Forma, Sistema e Fundamentos da República; 

    O pluralismo político traduz a liberdade de convicção filosófica e política, assegurando aos indivíduos, além do engajamento pluripartidário, o direito de manifestação de forma apartidária.

    GABARITO: CERTA.


  • Ninguém é obrigado a filiar ou manter-se filiado...

  • Pluralismo Político= Liberdade de ideias, liberdade de convicção filosófica e políticas, você pode ser partidário ou não.

    Pluripartidarismo= Vários partidos políticos.

  • PLURALISMO POLITICO: é a liberdade ideológica (de idéiais)...sociedade pluralista, com várias ideologias que convivem harmoniosamente sem se preocupar com represárias do Estado ou de outros grupos.

  • Significado de Apartidário

    adj. Que não possui partido determinado; que não pertence a um partido.
    Que não toma partido numa discussão; que não concorda ou discorda com.
    Jurídico. Que não demonstra concordância ou manifesta apoio às partes que disputam, num processo litigioso: naquele divórcio, ele manteve-se apartidário

  • Através da ideia de pluralismo político, busca-se assegurar a liberdade de expressão, manifestação e opinião, garantindo-se a participação do povo na formação da democracia do país.

    http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1999411/o-que-se-entende-por-pluralismo-politico-fabricio-carregosa-albanesi

  • Art 1º    A  (R.F.B), formada pela União indissolúvel dos Estados e Municípios e do DF, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:

    I- A soberania

    II-A cidadania

    III- A dignidade de pessoa Humana;

    IV- os valores sociais e de livre iniciativa

    V -Pluralismo politico

  • Um movimento apartidário reivindica a organização dos atos e reúne uma parte da população cronicamente descrente com a transformação social pela via eleitoral.

    fonte:http://pcb.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=6173:apartidarismo-e-anti-partidarismo&catid=132:passe-livre

     Logo, conclui-se que é permitida a criação de diversos partidos políticos e não políticos, que é o caso do apartidarismo.

  • Pensei que era pluripartidarismo... SO EU????

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Apartidarismo é uma ideologia política, na qual organismos (movimentos sociais, associações, agremiações, etc.), ditos apartidários, prezam por manter distância entre o que é construído e/ou defendido dentro da organização e interesses quaisquer de qualquer partido político.

    De forma prática, grupos que se organizam deste forma, até aceitam dentro de si militantes de partidos políticos (apartidarismo não é antipartidarismo), mas desde que estes saibam diferenciar bem estes dois espaços de atuação. Não se deve disputar internamente estas organizações com o intuito de que esta possa funcionar como braço político de partido algum.

    Dentre os movimentos apartidários, podemos citar algumas cooperativas, organizações não-governamentais independentes e grupos culturais de inserção junto às massas. Pode ser compreendido também como ministros escolhidos por um presidente para compor o gabinete, que não necessariamente políticos, ou seja, são técnicos em determinadas funções.

    Dentre as mobilizações mundiais recentes é possível destacar o 15M (protestos de 2011 na Espanha) como principal exemplo de movimento apartidarista, da mesma forma como a Occupy Wall Street e o Tea Party[1] [2] [3] e os movimentos recentes no Brasil como o Dia do Basta.

    RESPOSTA CERTO 

  • CORRETO. 


    A Constituição Federal de 1988 instituiu o pluralismo político como um dos fundamentos da República Federativa do Brasil (art. 1º, inciso V), passando este a ser traço marcante da democracia, já que a ideia é que não haja centralização de poder, mas multiplicidade de centros de poder. De outra parte, o art. 17 da CF/88 resguarda a existência do pluripartidarismo – ou pluralismo partidário – assegurando a existência de vários partidos políticos inseridos no sistema político brasileiro. Como reflexo de pluralismo político, está a liberdade para a pessoa se filiar ou manifestar apreço por determinado partido de seu interesse ou por não manifestar por nenhum (apartidarismo).


    CF, art. 5º, Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.



  • Entendo que pluralismo político é a manifestação de diferentes ideias. O cidadão pode fazer parte de vários partidos idealistas ou nenhum partido (ser apartidário) por motivo de suas ideologias serem diferentes dos partidos a sua volta.

    Resposta: Certo
  • Gabarito CERTA

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    (...)

    V - o pluralismo político.

    Pluralismo político é a possível e garantida existência de várias opiniões e idéias com o respeito por cada uma delas.Apartidarismo é uma ideologia política, na qual organismos (movimentos sociais, associações, agremiações, etc.), ditos apartidários, prezam por manter distância entre o que é construído e/ou defendido dentro da organização e interesses quaisquer de qualquer partido político.

  • Tem alguma diferença quando a banca trata a questão como princípios fundamentais, o que na verdade seriam os fundamentos do art. 1º?

    Eu vi um comentário de um professor dizendo que os princípios fundamentais seriam o art 3º e não poderia ser tratados como Fundamentos do art. 1º.

    Alguém pode me esclarecer isso, por favor?

  • o que me pareceu delicado nessa questão não necessariamente é o fator pluralismo, pois acredito que todos que tenham o mínimo de leitura saibam do que se trata e sua admissão no Brasil, pois bem, sobre o direito de ser apartidário, é um ponto que pode levar o candidato a erro. Pois sim, ao cidadão, é permitido ser apartidário por não ser vedado por lei, a vedação encontra-se quando se refere a elegibilidade, pois, para poder ser votado precisa-se de uma filiação a um partido, não sendo este o caso, a constituição defende sim o direito ao apartidarismo.

  • Lembrando que apartidarismo não é antipartidarismo.


    Apartidarismo - Sistema ou teoria que pretende uma posição ou organização sem influência de um partido político.


    Antipartidarismo - Refere ao não partidário, que não há ligação partidarista. Pode-se haver o antipartidarismo em grupos não-governamentais, grêmios e associações que pode haver militante e membros externos de partidos, mas nenhuma influência portada. Aversão a partidos, negação de ideários partidários.

  • Gabriela Loss.

    O artigo primeiro trata dos Fundamentos, segundo da divisão dos poderes, 0 terceiro dos Objetivos, o quarto dos princípios internacionais. Do 1º ao 4º são considerados princípios fundamentais. Isso engloba o pluralismo político. Espero ter ajudado.

  • Fiquei na dúvida e acabei errando.

  • A questão basicamente tentou confundir o PLURIPARTIDARISMO com o PLURALISMO POLÍTICO

    -> PLURIPARTIDARISMO(Diversos partidos políticos - perceba que o pluripartidarismo traz para nós a ideia de "muitos partidos políticos")
     
    -> PLURALISMO POLÍTICO(Liberdade de escolha, você tem a liberdade de escolher o que é o ideal pra você, para sua concepção, sua crença, convicção filosófica, política e etc..).

    Bons estudos 
    Abraços 

    M Henrique.

  • Os princípios fundamentais compreendem o artigo 1º ao 4º da CF/88.

  • PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:


    Art.1º ao 4º nele estão inclusos  FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA , OBJETIVOS FUNDAMENTAIS e PRINCÍPIOS REGENTES DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS.


    Quanto ao APARTIDARISMO, é óbvio, por acaso você é obrigado a filiar-se a algum partido político? Não!!! portanto,

    GABARITO: CERTO

  • Gente to confusa.  Alguém me explica porque o cespe se refere aos fundamentos como princípios?  0

  • Cara Rafaella Martins,

    Chamamos de Princípios Fundamentais, os artigos do 1° ao 4° da CF.

    Observe que:

    1 ° artigo refere-se aos Fundamentos da RFB

    2° artigo refere-se aos Poderes da União

    3° artigo refere-se os Objetivos da RFB

    4° artigo refere-se as relações internacionais da RFB.

    Lembre-se que são Princípios Fundamentais todo esse conjuntos de artigos que informei acima.

    Deus te Abençoe e ótimos estudos

  • Na Constituição Federal de 1988, os princípios fundamentais estão dispostos no Título I, o qual é composto por quatro artigos. Cada um desses dispositivos apresenta um tipo de princípio fundamental. O art.1º trata dos fundamentos da República Federativa do Brasil (RFB); o art. , do princípio da separação de Poderes; o art. , dos objetivos fundamentais; e o art. 4º, dos princípios da RFB nas relações internacionais.

    Se uma questão disser que um determinado fundamento da RFB (por exemplo, a soberania) é um princípio fundamental, ela estará correta. Da mesma forma, se uma questão disser que um objetivo fundamental da RFB (por exemplo, “construir uma sociedade livre, justa e solidária”), é um princípio fundamental, ela também estará correta. Ou, ainda, se a questão afirmar que um princípio das relações
    internacionais (por exemplo, “igualdade entre os Estados”), é um princípio fundamental, esta, mais uma vez, estará correta. A explicação para isso é o fato de que os art. 1º - art. 4º evidenciam, todos eles, espécies de princípios
    fundamentais.Fonte: Curso de Dir.Const. - Estratégia - Prof. Nádia Carolina
  • O pluralismo político (art. 1º, V, CF) é o direito à diferença. Trata-se da possibilidade de coexistência de várias ideologias políticas, filosóficas, sociológicas e religiosas dentro do Estado, mesmo que sejam antagônicas. Diferencia-se do pluralismo partidário que é a possibilidade de coexistência de vários partidos políticos.



    A CESPE definiu o pluralismo político como sendo o fundamento da República Federativa do Brasil "pautado pela tolerância a ideologias diversas, o que exclui discursos de ódio, não amparados pela liberdade de manifestação do pensamento". [CORRETA - Q501919]


    O pluralismo político traduz a liberdade de convicção filosófica e política, assegurando aos indivíduos, além do engajamento pluripartidário, o direito de manifestação de forma apartidária. [CORRETA - Q402800]
  • Essa professora Fabiana Coutinho que comenta as questões de Constitucional é fera!! Sugiro a todos que acompanhem os videos!!!

  • É o Direito de diferir das demais opinões, Correto, Ninguém é ou está obrigado a Filiar-se a partido algum.

  • so-ci-di-va-plu!!!


  • Princípios fundamentais = Fundamentos da RFB + objetivos da RFB + Princípios das relações internacionais.


  • Pegadinha sacana do CESPE. 

  • A melhor professora do QC! Fabiana Coutinho! :)

  • parabéns professora Fabiana Coutinho pelas suas explicações!

  • Excelente  explicação!

  • Pluralismo é um fundamento ou um principio? E principio fundamental equivale a fundamento?

  • Princípios Fundamentais = gênero

    Espécies = Fundamentos, objetivos (finalidades), princípios que regem as relações internacionais.

    Logo, o pluralismo político é um princípio fundamental e ninguém é obrigado a seguir um partido nesse Estado Democrático de Direito.

  • Caro Rodrigo Salles não confunda fundamentos com objetivo ou princípios cada um esta separado e em seu devido

    artigo.

     

     

    Os principios fundamentais esta no artigo 1° são eles : soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, pluralimos politico. (socidivaplu)

     

    Já os princípios estão no artigo 4° da constituição federal mas este princípio são das relações internacionais blz

     

    Espero que ajude fui....

     

     

  • A questão esta dizendo que todos tem o direito de não participar ou parcicipar de qualquer organização pardidária, movimentos sociais, associações, agremiações, etc, salvo nos casos previsto em lei. CERTO

  • CERTA

    Pluralismo político = Pluripartidarismo + sufrágio universal + liberdade de expressão.

  • comentário de uma colega aqui do QC.

     

    Princípios Fundamentais - art. 1 CF

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.  

     

    Poderes da União - art. 2 CF

    Legislativo, executivo, judiciário

     

    Objetivos Fundamentais - art. 3 CF

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

     

    Princípios regentes das relações Internacionais - art. 4 CF

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

  • PLURALISMO POLÍTICO é diferente de PLUPARTIDARISMO.

     

    Q589599 Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: TRE-MTProva: Técnico Judiciário - Administrativa 

    O princípio do pluralismo político expresso na CF refere-se não apenas a preferências de cunho partidário, mas também a uma sociedade plural com respeito às diferenças, à pessoa humana e à liberdade. CERTO.

     

    É costumeiro confundir-se a expressão pluralismo político com a idéia de vários partidos políticos, contudo a esta matéria atribui-se a denominação pluripartidarismo ou multipartidarismo, que é uma das consequências do pluralismo político.

     

    Pluralismo político é a possível e garantida existência de várias opiniões e idéias com o respeito por cada uma delas. O pluralismo político, como base do Estado democrático de direito, aponta o reconhecimento de que a sociedade é formada por vários grupos, portanto composta pela multiplicidade de vários centros de poder em diferentes setores.

     

    Instagram: @diarioconcursando

  • A questão tentou confundir a cabeça da gente, mas basta ter em mente que:

     

    Pluralismo político é diversidade de opiniões. Posso ser flamenguista ou vascaína, preferir a cespe à esaf ou simplesmente ser PMDB ao invés de PT... Eu tenho liberdade de escolha.

     

     

     

  • Pluralismo Político= Liberdade de ideias, liberdade de convicção filosófica e políticas, você pode ser partidário ou não.

    Pluripartidarismo= Vários partidos políticos.

  • Pluralismo político = DIVERSIDADE

  • ASSERTIVA: CERTO
    > Pluralismo político é um exemplo da liberdade de expressão.

    PLURALISMO POLÍTICO = Liberdade que o cidadão tem de escolher qual a opinião política mais conveniente com sua moralidade, inclusive até a não escolha se assim lhe for conveniente.

     

     

  • Pluralismo Político =  Pluralidade de Ideias 

    Pluralismo Jurídico = Pluralidade de normas/regras (caiu PRF - 2013) 

    FONTE: Grande Daniel Sena

  • VIDE Q501919

     

    O pluralismo político, fundamento da República Federativa do Brasil, é pautado pela tolerância a ideologias diversas, o que exclui discursos de ódio, não amparados pela liberdade de manifestação do pensamento.

     

    O pluralismo político  ENGLOBA SÍNDICATO, ASSOCIAÇÃO, MENOS CARÁTER PARAMILITAR.

     

    Não é partidarismo político !

     

     

     

     

     

     

  • Questão bandida rsrs... Mas acertei...

  • Essa pra mim foi novidade, Pluraismo Político que sempre foi Fundamento da República Federativa do Brasil agora é Princípio Fundamental...

  • Douglas Lima, leia o texto do Título I da CF/88, cujo fundamentos está inserido que entenderá o porquê.

  •    Boa-tarde.

    Os fundamentos da RFDB são espécies do gênero PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS. Leiam o PREÂMBULO DA CF-88, TÍTULO I. Bons estudos.

  • Concordo  com o Douglas Furtado

  • Vi alguns comentários falando que Pluralismo político é Fundamento e não Princípio Fundamental. Meus caros mais atenção

    Princípios Fundamentais são do artigo 1° - 4°

     

  • Pluralísmo político = Liberdade de pensamento.

    Isso justifica tudo. Correto

  • O PLURALISMO POLÍTICO SIGNIFICA MULTIPLICIDADE DE MANIFESTAÇÃO DE IDÉIAS,O QUE PERMITE ENTÃO QUE AS PESSOAS ESCOLHAM OU OPTEM PELA AUSÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA.

     

     

     

    GABARITO CORRETO

  • PLURALISMO POLÍTICO = LIBERDADE DE ESCOLHA

  • A pessoa cai nessa por saber que PLURALISMO POLITICO é um FUNDAMENTO da CF.

     

    Porém, FUNDAMENTOS, OBJETIVOS E PRINCIPIOS são ESPÉCIE do gênero PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS.

     

  • LEMBRE-SE TAMBÉM DO CONCEITO DE CIDADANIA:

     

    Art. 1º        FUNDAMENTOS   DA REPÚBLICA      Não inclui Territórios

     

          SO      -     CI     -  DI    -    VA  -     PLU        SOu CIdadão DIGNO de VALORES PLURAIS

     

     -     SO – soberania

     

     -     CI-  cidadania      Q777445        Q764413

     

    -      DI-  dignidade da pessoa humana -  NÃO PREVALECE O INTERESSE COLETIVO Q647107

     

    -      VA-  valores sociais do trabalho e da LIVRE INICIATIVA  Q473261 Q372605 Q29400

     

     -    PLU  -  pluralismo político       Não é partidarismo político !!      Q312824

     

  • Tudo que está dentro dos artigos 1° a 4° é princípio fundamental, muito simples mas quem ainda não caiu nessa vai cair.

  • Questão CERTA.

     

    Plurarismo: Conceito de expor ou não expor ideias. Ter suas próprias opiniões.

    APRTIDARISMO POLÍTICO:

    adjetivo: Que não possui partido determinado; que não pertence a um partido. Que não toma partido numa discussão; que não concorda ou discorda com.[Jurídico] Que não demonstra concordância ou manifesta apoio às partes que disputam, num processo litigioso: naquele divórcio, ele manteve-se apartidário.

     

    Vejam que o "A" fez toda a diferença.

     

  • SOCIDIVAPLU.

  • Pluralismo político significa a necessidade de se respeitar todos os tipos de opiniões, credos, valores, gêneros... Em suma: é a observância de opiniões diferentes. É o pluralismo de ideias, de pensamentos...

    Dentro do Pluralismo político (que é gênero), temos duas espécies:

    a)    Multipartidarismo = que é a existência de vários partidos políticos, cada um com a sua ideologia. É a possibilidade de o indivíduo se filiar ao partido que ele quiser, que ele se identificar.

    b) Apartidarismo = é a possibilidade de o indivíduo não se filiar a partido algum, não seguir ideologia alguma.

    Perseverança! A aprovação virá!! Deus nos abençoe!

  • Certo.

    Pluralismo
     é, num sentido amplo, o reconhecimento da diversidade. O conceito é usado, frequentemente de modos diversos, numa ampla gama de questões. Em política, é o reconhecimento de que vários partidos possuem igual direito ao exercício do poder político segundo procedimentos eleitorais claramente definidos.
     

    Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: FUBProva: Assistente em Administração


    Julgue o item a seguir, a respeito da Constituição Federal de 1988 (CF) e dos fundamentos da República Federativa do Brasil. 

    O pluralismo político, fundamento da República Federativa do Brasil, é pautado pela tolerância a ideologias diversas, o que exclui discursos de ódio, não amparados pela liberdade de manifestação do pensamento. CERTO

  • apartidarismo

    substantivo masculino

    pol teoria, sistema ou ideologia que propõe ausência de organização partidária.

  • Esse princípio visa garantir a inclusão dos diferentes grupos sociais
    no processo político nacional, outorgando aos cidadãos liberdade de convicção
    filosófica e política. Como seu corolário, tem-se a liberdade de criação e
    funcionamento dos partidos políticos

  • Esse principio diz respeito a liberdade de manisfestão do pensamento. 

  • Pra quem não sabe: 

     

    apartidarismo

    substantivo masculino

    POLÍTICA (IDEOLOGIA)

    teoria, sistema ou ideologia que propõe ausência de organização partidária.

  • GABARITO: CORRETO.

     

    A assertiva está correta.

    O pluralismo político em seu sentido ideológico prega a pluralidade de pensamentos e ideias e o respeito a esta diversidade, por isso é permitido aos indivíduos optarem pelo apartidarismo e até o apoliticismo.

     

    Prof:  Tulio Lages - (Estratégia Concursos) - 2018

  • Certo

    Quando na prova se referir a princípio fundamental considere:

    Princípios fundamentais (Gênero) 

    Fundamentos, separação dos poderes, objetivos fundamentais e princípio das relações internacionais (espécie).

  •  

    Apartidarismo é uma ideologia política, na qual organismos (movimentos sociais, associações, agremiações, etc.), ditos apartidários, prezam por manter distância entre o que é construído e/ou defendido dentro da organização e interesses quaisquer de qualquer partido político.

  • Confundi com Apátrida: que ou aquele que, tendo perdido sua nacionalidade de origem, não adquiriu outra; que ou o que se encontra oficialmente sem pátria.

  • CF/88

     Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

     V - o pluralismo político. (enquanto gênero: é pensar diferente, ter opiniões diferentes).

    Apartidarismo: indivíduo que não quer se filiar a nenhum partido político.

    Se meu comentário tiver errado em algum ponto, mande uma mensagem para mim.

  • Ninguém é obrigado a filiar ou deixar de filiar em partido político.

  • A meu juízo o pluralismo político é fundamento da república, pois está no artigo 1º da CF, e os princípio estão no artigo 4º.

    Ao colocar na assertiva que o pluralismo político é princípio, a questão se torna FALSA, pois não está no rol do artigo 4º, que trata dos princípios nas relações internacionais.

    CESPE diaba

  • Rodrigo Santos, a questão está correta sim, basta observar que no Título I da CF está escrito "Dos Princípios Fundamentais". Portanto, mesmo que no art. 1º a gente tenha os fundamentos, tais fundamentos estão dentro de algo maior.

  • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (SO.CI.DI.VA.PLU)

     

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

     

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

     

     

    Prova: CESPE - 2014 - TJ-SE - Analista Judiciário - DireitoDisciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Princípios Fundamentais da República; Forma, Sistema e Fundamentos da República; 

    O pluralismo político traduz a liberdade de convicção filosófica e política, assegurando aos indivíduos, além do engajamento pluripartidário, o direito de manifestação de forma apartidária.

     

    GABARITO: CERTA.

  • Certo!

    O PLUralismo político é princípio fundamental da CF (art.1º SOCIDIVAPLU) e assegura aos que se distanciam e não querem fazer parte de grupos organizados com "determinados pensamentos e interesses políticos".

    Apartidarismo

    Ideologia política

    Apartidarismo é uma ideologia política, na qual organismos, ditos apartidários, prezam por manter distância entre o que é construído e/ou defendido dentro da organização e interesses quaisquer de qualquer partido político. Wikipédia

  • Rodrigo Silva dos Santos, a questão se trata de uma grande pegadinha.

    art. 1, CF --> Fundamentos

    art 3, CF --> Objetivos

    art. 4, CF --> PRINCÍPIOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS


    Todos acima estão dentro do Título I, ou seja, todos são PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS.

  • Pluralismo político é um dos fundamentos do Estado democrático de direito (Art. 1º, V)

    Mnemônico: SOCIDIVAPLU (Fundamentos)

    O pluralismo político abrange o pluripartidarismo (vários partidos), expressão política (ex: esquerda x direita) e o sufrágio universal.

  • GABARITO CERTO PARTIDO_POLITICO.

  • Gabarito: CERTO

    O pluralismo politico por mais que traga na própria palavra a ideia de política, sua interpretação é bem mais ampla. Além da diversidade de partidos políticos, o contexto se refere também a Liberdade de ideias, liberdade de convicção filosófica e política, podendo ser partidário ou não.

  • Que falta de atenção confundi com apátrida.

  • Apartidarismo é uma ideologia política, na qual organismos, ditos apartidários, prezam por manter distância entre o que é construído e/ou defendido dentro da organização e interesses quaisquer de qualquer partido político.

  • Apartidarismo = é a possibilidade de o indivíduo não se filiar a partido algum, não seguir ideologia alguma.

  • Errei... sabendo o conceito de apartidarismo viajei na ideia de que a política só se confirma com partidos políticos. Representatividade só por filiação partidária. kkkkkk achei chifre na cabeça de cavalo.
  • Gabarito: CERTO

    Comentário: O pluralismo político é um princípio fundamental que lhe assegura um direito à diferença em todos os âmbitos em expressões da convivência humana, inclusive o apartidarismo.

    • Pluralismo político: pluralismo de ideias: decorre do regime democrático;

    • Pluralismo político: decorre do pluralismo apartidário.

  • errei por causa da palavra apartidarismo, que é a opção de de não filiar aos partidos políticos. NÃO ERRO MAIS...
  • Apartidarismo: sem partido! Só lembrar do atual Presidente da República que não é filiado a nenhum partido.

  • CADA DIA APRENDENDO MAIS COISAS NOVAS COM A PROFESSORA CESPE KKKKKKKKK

  • Só lembrar que pluralismo político é o gênero, dentro do pluralismo político temos o pluralismo partidário, que engloba os apartidários.

  • Já errei essa questão umas 3000000 vezes kkkkkk

    Pelo fato de não presta atenção e perceber que ninguém é obrigado a ter partido político kkkkkk

  • Cespe 2014

    O pluralismo político traduz a liberdade de convicção filosófica e política, assegurando aos indivíduos, além do engajamento pluripartidário, o direito de manifestação de forma apartidária.

  • foi exatamente meu pensamento. isabela príncia

  • o bizu é que a questão tenta enganar falando PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS, levando a pensar que seja PRINCIPIOS QUE REGEM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Mas na verdade os artigos 1, 3 e 4 são todos principios fundamentais que se subdividem em: FUNDAMENTOS(5), OBJETIVOS(4) E PRINCIPIOS QUE REGEM RELAÇÕES INTERNACIONAIS(10).

  • GABARITO CERTO. O pluralismo político é princípio fundamental que assegura aos cidadãos até mesmo o apartidarismo. COMENTÁRIO: O pluralismo político traduz a liberdade de convicção filosófica e política, assegurando aos indivíduos, além do engajamento pluripartidário, o direito de manifestação de forma apartidária.

  • Eu errei por causa do termo 'princípio'. Lembrei que o pluralismo político está dentro dos 'fundamentos' constitucionais e não dos 'princípios'. Vida que segue!

  • Pluralismo político é exatamente isso. #Bolsonaro2022

  • quem mais, alem de mim, passou batido no "cidadão", que nao precisa de partido político...