Gabarito Letra B.
O erro da questão está em separar Relevância de Materialidade.
Observem:
Qualidade da informação Contábil
Materialidade
"A relevância das informações é afetada pela sua natureza e materialidade".
Ou seja, a alternativa erra em dizer que a relevância independe de sua materialidade, haja vista que a relevância da informação atinge diretamente a materialidade na Auditoria.
A alternativa B está correta, pois é transcrição literal da NAG 1122:
1122 – RELEVÂNCIA: critério de avaliação que busca revelar a importância qualitativa das ações em estudo, quanto à sua natureza, contexto de inserção, fidelidade, integridade e integralidade das informações, independentemente de sua materialidade.
FONTE: www.controlepublico.org.br/files/Nags-julho-2010.pdf
A alternativa D está incorreta, pois comenta: "independentemente da disponibilidade do fiscalizado". Ora, se o fiscalizado não tem condições de disponibilizar determinadas informações no tempo esperado, não adianta o auditor espernear, vai ter que esperar.
Parece que essa alternativa foi extraída dos Padrões de Auditoria de Conformidade do TJDFT, disponível em http://www.tjdft.jus.br/institucional/controle-interno/padroes-de-auditoria/padrao-auditoria-de-conformidade/at_download/file
"17. A requisição de documentos e informações, durante a auditoria – planejamento, execução e relatório –, deve fixar prazo para seu atendimento, estabelecido, sempre que possível e desde que não comprometa o prazo de execução, em comum acordo com o gestor da unidade auditada."