SóProvas


ID
1635169
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a única opção errada, com relação à Lei 8.429, de 2 de junho de 1992, conhecida como Lei de Improbidade Administrativa:

Alternativas
Comentários
  • As cautelares serão requeridas mediante o fumus boni iuris (fumaça do bom direito) e periculum in mora (perigo na demora).

    Havendo fundados indícios de responsabilidade, a comissão representará ao MP ou à procuradoria do órgão para que requeira ao juízo competente, em sede de ação cautelar, a decretação do sequestro dos bens, em ações autônomas e que antecedem a ação de improbidade.

  • A Controladoria não deixa de ter legitimidade para representar ao Ministério Pública, uma vez que a própria lei afirma que qualquer pessoa pode fazê-lo.

  • Questão passível de anulação, na minha opinião.

  • Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

     

    Diferente de indisponibilidade dos bens do indiciado, em que o MP ou procuradoria do órgão poderão requerer ao juízo competente.

  • Gabarito:

    Letra D

  • LEI 8.429/92

    ASSERTIVA D, INCORRETA. Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    Parágrafo único. A indisponibilidade a que se refere o caput deste artigo recairá sobre bens que assegurem o integral ressarcimento do dano, ou sobre o acréscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilícito.



    Art. 22. Para apurar qualquer ilícito previsto nesta lei, o Ministério Público, de ofício, a requerimento de autoridade administrativa ou mediante representação formulada de acordo com o disposto no art. 14, poderá requisitar a instauração de inquérito policial ou procedimento administrativo. Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.


  • Questão passível de anulação, a criminalização mencionada na alternativa b) não é a única referência ao direito penal prevista na LIA, o caput do 12 também fala da independência entre as esferas cível, penal e administrativa.