SóProvas


ID
1638544
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Prefeitura de Rio Grande da Serra - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A respeito do salário e da remuneração, pode ser afirmado o que segue:

Alternativas
Comentários
  • gab D

    Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.

    § 1º - Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.


  • Total de "bens" ??? Pode isso, Arnaldo?

  • RESPOSTA CORRETA: LETRA D

    VEJAMOS A EXPLICAÇÃO:
    A) O salário mínimo é definido como a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, excluindo-se de tal abrangência o trabalhador rural, sem distinções de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer as suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte. ERRADA. "NÃO" EXCLUI O TRABALHADOR RURAL. O TRABALHADOR RURAL TEM PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL, INCLUSIVE.

    B) Salário é o valor estipulado para retribuição pelo trabalho prestado e é pago diretamente para o trabalhador, podendo envolver terceiros. ERRADA. NÃO ENVOLVE TERCEIROS.


    C) O salário deve ser pago em períodos máximos de um mês e pode ser realizado em dinheiro, cheque, depósito bancário ou utilidades, sendo que, nesse caso, pelo menos 20% (vinte por cento) do salário deve ser pago em dinheiro. ERRADA. PELO MENOS 30%.


    D) Remuneração é o total de bens fornecidos ao empregado pelo trabalho prestado, ou seja, o resultado da somatória do salário adicionado de comissões, porcentagens, horas extras, gratificações, gorjetas e abonos pagos pelo empregador. CORRETA

  • Alguém sabe a fundamentação legal para dizer que a alternativa "b" está incorreta?

  • Acredito que a fundamentação da alternativa "c" reside no art. 463, caput e em seus paragrafo único da CLT; e não no artigo anteriormente citado. 

  • Junior, o salário é verba paga diretamente pelo empregador. Quanto à alternativa C, além de estar errada a porcentagem, creio eu que o salário só pode ser pago em espécie (depositado ou em mãos), não em cheques, ou pode?

  • Raimundo Junior, quando a remuneração envolve terceiros é gorjeta e não salários. Ok?

  • Questão DESATUALIZADA considerando a REFORMA TRABALHISTA, que alterou a CLT. 

    Nesse sentido:

     

    Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.

     

    § 1º  Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e de função e as comissões pagas pelo empregador.   (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017)

     

    § 2º  As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, limitadas a cinquenta por cento da remuneração mensal, o auxílio-alimentação, vedado o seu pagamento em dinheiro, as diárias para viagem e os prêmios não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de encargo trabalhista e previdenciário.   (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017)