-
A Reforma Administrativa de 1967, foi realizada por meio do Decreto-lei nº. 200.
O decreto ampliou a administração indireta, transferindo atividades para autarquias, fundações, sem e empresas públicas.
Art. 4° A Administração Federal compreende:
I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.
II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:
a) Autarquias;
b) Emprêsas Públicas;
c) Sociedades de Economia Mista.
d) fundações públicas.
GABARITO: CERTO
-
Questão correta, outras ajudam, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - TCE-RS - Oficial de Controle Externo
Disciplina: Administração Pública
A reforma administrativa no Brasil, realizada por meio do Decreto-Lei n. o 200/1967, representou um avanço em relação à tentativa de romper com a rigidez burocrática, podendo ser entendida como a primeira experiência de implantação da administração gerencial no país.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2008 - MTE - Administrador
Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Reforma Administrativa de 1967; Reforma administrativa; HISTÓRICO, REFORMAS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL;
A Reforma Administrativa de 1967, materializada no Decreto-lei n.º 200 do mesmo ano, transferiu vários tipos de atividades para as entidades da administração indireta, mas, visando impedir o crescimento desmesurado da máquina administrativa, promoveu a descentralização de tarefas executivas, mediante contratos com a iniciativa privada.
GABARITO: CERTA.
-
CORRETO.....
Ano de 1967 remete ao DL 200, que tratou da descentralização da administração direta para a indireta.
-
Complementando....
(CESPE - TCE-AC / ACE - 2008) A reforma iniciada pelo Decreto n.º
200/1967 foi uma tentativa de superação da rigidez burocrática, e pode
ser considerada como o começo da administração gerencial no Brasil.
(CESPE – AGU- AGENTE ADM. – 2010) As reformas realizadas por
meio do Decreto-lei n.o 200/1967 não desencadearam mudanças no
âmbito da administração burocrática central, o que possibilitou a
coexistência de núcleos de eficiência e de competência na administração
indireta e formas arcaicas e ineficientes no plano da administração direta
ou central.
-
Outra questão igualzinha.
Q555013 Prova: CESPE - 2015 - MPOG - Analista em tecnologia da Informação - Conhecimentos Básicos cargo - Cargo 12
Disciplina: Administração Pública A respeito das reformas administrativas no Brasil e da organização administrativa da União, julgue o item a seguir.
A reforma administrativa de 1967, realizada por meio do Decreto-lei n.º 200, ampliou a administração indireta, transferindo atividades para fundações e empresas públicas.
GABARITO: CERTO
-
CORRETA.
“A reforma de 1967 introduziu na administração pública procedimentos gerenciais típicos do setor privado, abriu espaço para a participação do capital privado em sociedades de economia mista e esvaziou um dos emblemas do Estado populista, o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP).”
Andrews e Bariani
-
O Decreto Lei 200 de 1967 (Dl200/67) pode ser considerado um dos primeiros modelos gerenciais no Brasil. Nesse sentido, o governo buscou descentralizar algumas atividades do Estado para empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações e autarquias.
Cabe ainda mencionar os cinco princípio desse decreto: planejamento, controle, coordenação, descentralização e delegação.Dessa forma, visou-se o rompimento da rigidez burocrática por meio de modelos gerenciais.
-
Resposta:Certo
-------------------------
A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei no.200, entretanto, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil. Mediante o referido decreto-lei, realizou-se a transferência de atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, afim de obter-se maior dinamismo operacional por meio da descentralização funcional.
-------------------------
FONTE:ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA CONCURSOS / PROF. GIOVANNA CARRANZA
-
→ As autarquias (administração indireta > delegação) foram criadas no governo de Vargas, a partir da década de 30. (Modelo Burocrático)→Ganhou mais ênfase no Decreto Lei: 200 / 1967.