-
Errado. Segundo Valentini (2013)
Arquivo
Os documentos são produzidos e conservados com fins funcionais, geralmente em um único exemplar ou em limitado número de cópias. A documentação referente a um assunto específico ou assuntos ligados entre si é preservada como um conjunto e não como atividades isoladas. Logo, um documento em conjunto tem muito mais valor do que quando desmembrado do seu conjunto (caráter orgânico do documento de arquivo). Os documentos são unidos pela sua proveniência ou origem (princípio básico da Arquivologia – o qual estudaremos mais adiante). Quanto ao suporte, são documentos principalmente textuais. O arquivo é órgão receptor, e o seu público é formado pelos administradores (produtores dos documentos) e pesquisadores.
Objetivo: provar, testemunhar.
Processamento técnico: registro, arranjo, descrição.
-
QUESTÃO ERRADA
Para você fazer a descrição (conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumento de pesquisa), não precisa conhecer a proveniência do acervo?
Ora, se você vai descrevê-lo, os documentos não podem perder a sua origem ou seja devem ser mantidos segundo a sua fonte geradora. Dai a importância do P.Proveniência ou RF.
Exemplo: Você recebeu uma centena de milhares documentos e disseram que pertence a TJDFT, olhando aquela documentação você identifica que se trata dos documentos do HRAN???
-
Resolução: conhecer a proveniência no ato de descrever é essencial, pois a proveniência vai determinar de onde veio aquele documento, o que acarretará o conhecimento sobre as funções e atividades da instituição. Quanto mais conhecimento se tiver sobre o documento e a instituição, melhor para a descrição, que será feita levando em consideração todos os elementos que compõem aquele documento que está sendo descrito.
Resposta: errada
-
Falou mal ou disse que o Princípio GodFather não é necessário, fecha o olho e marca errado