SóProvas


ID
1643071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs), julgue os itens que se seguem.


Em um SIGAD, a transferência e a tramitação são eventos de gestão obrigatórios para processo/dossiê e documentos, podendo o metadado do documento ser registrado com o número do lote de transferência apenas no evento transferência.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    Sangue nos olhos e Jesus ao lado!!

  • Correto.  
    O  arquivo  de  uma  organização  pode  conter  documentos  ou  dossiês/processos  digitais  e  convencionais. Um SIGAD deve registrar os documentos ou dossiês/processos convencionais,que devem ser classificados com base no mesmo plano de classificação usado para os digitais,e ainda possibilitar a gestão de documentos  ou  dossiês/processos  híbridos.  Os  documentos  ou  dossiês/processos  híbridos  são  formados por uma parte digital e outra convencional.


    Fonte: Conarq
  • QUESTÃO CERTA

    Obrigada Serenna.

    Mudei meu comentário.

     

  • Colega Thaylane Costa, li e reli mas não consegui entender onde se encaixa o seu comentário na questão. 


    Colega Claudia Ferreira, apesar de entender sua aflição (e vou dizer o que eu faço para ajudar a memorizar), essa questão não está relacionada com o fato dos requisitos serem obrigatórios, facultativos ou altamente desejáveis. A questão está falando dos metadados propriamente ditos.


    Na página 112, o e-Arq Brasil  lista os metadados e a tramitação e a transferência realmente fazem parte do evento de gestão. Na parte de transferência está escrito "No metadado do documento pode ser registrado apenas o número do lote de transferência" que é exatamente o que a questão afirma.



    Quanto à memorização dos requisitos obrigatórios, facultativos e altamente desejáveis, eu fiz assim:

    Li e quantifiquei quantos requisitos são obrigatórios/facultativos e altamente desejáveis. Depois disso percebi que a maioria são obrigatórios e que existem poucos altamente desejáveis e facultativos. Daí fiz uma listagem com esses dois. Acho que diminuiu 70% do que eu tenho que lembrar. Se não está na minha listagem são obrigatórios.


    Link e-Arq Brasil: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf


    Espero ter ajudado.

  • Serenna e seu comentários mais que pertinentes. Sua maneira de decorar os elementos obrigatórios é muito prática. 

     

     

  • Obrigada, Matheus. Sua ajuda também é excelente.

     :)

  • Segundo o E-arq Brasil, transferência e tramitação são elementos do evento de gestão obrigatórios para processos e dossiês, não se aplicando a volumes (uma vez que este é componente do processo ou dossiê).

    Somente no evento "transferência" pode ser registrado metadado com número de lote, uma vez que este evento é único para cada unidade documental. Neste caso, há a mudança da custódia do documento, enquanto que na tramitação somente há mudança de sua localização física, e de modo temporário.

    Gabarito do professor: Certo
  • CERTO

     Um SIGAD deve ser capaz de manter, para cada documento ou dossiê/processo, o histórico das movimentações e transferências
    de mídia sofridas por esse documento ou dossiê/processo.


    1) Um SIGAD tem que fornecer um recurso de acompanhamento para monitorar e registrar informações acerca do local atual e da
    transferência de dossiês/processos digitais e convencionais.

    2) A função de acompanhamento de transferência tem que registrar metadados que incluam:
    · número identificador dos documentos atribuído pelo sistema;
    · localização atual e localizações anteriores, definidas pelo usuário;
    · data e hora de envio/transferência;
    · data e hora da recepção no novo local;
    · destinatário;
    · usuário responsável pela transferência (sempre que for adequado);
    · método de transferência.