SóProvas


ID
1643077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs), julgue os itens que se seguem.


Em um SIGAD, a assinatura digital é uma modalidade de assinatura eletrônica, resultante de operações matemáticas que utilizam funções lineares, que permitem aferir a origem e a integridade do documento.

Alternativas
Comentários
  • errado. Não encontrei fonte, mas creio que o erro seja que são algoritmos, os quais não estão relacionados com funções lineares.

    Me corrijam se eu estiver errada

  • Assinatura digital: modalidade de assinatura eletrônica resultante de uma operação matemática que utiliza algoritmos de criptografia e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento.


    Fonte: e-Arq Brasil, página 123

    Link: http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/media/e-arq-brasil-2011-corrigido.pdf

  • O site do ICP - Brasil conceitua a assinatura digital. Achei interessante essa parte para quem tinha a mesma dúvida que eu sobre a questão da integridade: "A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico que, caso seja feita qualquer alteração no documento, a assinatura se torna inválida. A técnica permite não só verificar a autoria do documento, como estabelece também uma “imutabilidade lógica” de seu conteúdo, pois qualquer alteração do documento, como por exemplo a inserção de mais um espaço entre duas palavras, invalida a assinatura."


    Link: http://www.iti.gov.br/perguntas-frequentes/1743-sobre-certificacao-digital

  • Segundo o E-arq Brasil, a assinatura digital é uma modalidade de assinatura eletrônica resultante de uma operação matemática que utiliza algoritmos de criptografia e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento.

    Em resumo, aplica-se uma operação matemática em um algoritmo de criptografia, e o resultado será a assinatura digital. Caso o conteúdo do documento seja alterado, também será alterado o resultado da operação matemática, não sendo possível comprovar a autenticidade de autoria do documento.

    Gabarito do professor: Errado
  • Utiliza algoritmos de criptografia. Só para constar, há outros normativos do CONARQ (por exemplo, Presunção de Autenticidade de documentos digitais) que falam que a assinatura digital  NÃO preserva a autenticidade dos documentos, uma vez que migrada, as cadeias de bits da assinatura modificam-se. O ideal, em termos de preservação digital, é incluir metadados registrando as alterações no documento, inclusive nas assinaturas digitais.

  • Só complementando os comentários dos colegas, pois já vi o cespe cobrar outros itens em cima dessa definição.

    Assinatura digital:

    Modalidade de assinatura eletrônica resultante de uma operação matemática que utiliza algoritmos de criptografia e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento. Os atributos da assinatura digital são:

    a) ser única para cada documento, mesmo que o signatário seja o mesmo;

    b) comprovar a autoria do documento digital;

    c) possibilitar a verificação da integridade;

    d) assegurar ao destinatário o “não repúdio” do documento digital, uma vez que, a princípio, o emitente é a única pessoa que tem acesso à chave privada que gerou a assinatura. 

    Tá tudo lá na página 123 do e-arq :)