-
A única possibilidade de eu ter satisfeita esta condição é que eu tenha exatamente 17 cartas de ouros. Isso ocorre já que se eu tivesse duas cartas de copas no baralho, por exemplo, eu não conseguiria satisfazer a segunda condição que é: "dadas duas quaisquer dessas cartas, pelo menos uma delas é de ouros". Afirmo que não conseguiríamos satisfazer a segunda condição já que haveria 1 única (mas haveria) possibilidade de não termos ouro ao puxarmos duas cartas.
Espero ter ajudado.
-
é um absurdo essa resposta, pela lógica, um baralho normal, comum e aceitável no mundo inteiro possui apenas 52 cartas, sendo 13 de cada naipe, então seria impossível se ter dezessete cartas de ouros , é rídicula essa proposta.
Induz a erro qualquer conhecedor de baralhos.
Estou desapontado.
-
Jorge, não adianta brigar com a banca dessa forma. Ela é quem dita as regras e cria os contextos de suas questões. Assim, se o baralho dela tem 18 ou 200 cartas de copas ou ouros, fazer o quê? Temos que nos ater ao enunciado (em regra) e tentar encontrar a resposta correta para a questão. Falando nisso, corroborando com o comentário do colega lmtovar, temos:
- No total 18 cartas vermelhas (copas ou ouros);
- No mínimo, uma carta de copas;
- Quaisquer que sejam duas cartas tiradas desse baralho, ao menos uma deve ser de ouros, ou seja, um das cartas ou as duas devem ser de ouros.
Assim, para que as condições acima sejam atendidas, qualquer que seja o par de cartas tiradas, o baralho precisará ter 17 ouros e 1 copa. De outro modo, ou seja, se existir duas ou mais copas, haverá a possibilidade que sejam tiradas duas cartas copas, o que violaria a terceira condição.
Portanto, alternativa correta "d".
Bons estudos!
-
quando vi a questão achei a resposta correta mas tb achei ridiculo, mas é como o rodrigo disse: nao adianta brigar com banca.... se um dia a banca fizer uma questão onde mostra um tabuleiro de xadrez e dizer que o bisbo anda em "L" (éle) quem somos nos pra discutir, hehehhehe
bons estudos
-
Senhores
Como dito a banca é a toda poderosa. O papel dela é nos induzir ao erro, pois somente assim poderá diferenciar os candidatos. Se ela nos disser que 1 + 1=2 é falso, temos que esquecer por alguns instantes nossos conhecimentos matemáticos e nos ater somente na lógica, considerando 1+1=2 (F).
No que diz respeito à resolução do exercício:
das 18 cartas, pelo menos uma carta é de copas - OK
Se ao tirar um conjunto de duas cartas, posso afirmar que PELO MENOS UMA é de ouros, ...., ou eu tenho 2 de ouros , ou eu tenho 1 de ouros.
Se caso tivesse 2 de copas, poderia ocorrer a situação em que, por acaso, ao escolher 2 cartas viesse a escolher essas benditas 2 cartas de copas. Logo, essa minha SORTE INUSITADA tornaria falsa a segunda proposição. Aliado a isso, eu não posso ter "ZERO" cartas de copas, pois nesse caso a primeira proposição seria falsa.
Logo podemos concluir que para atender as exigências das duas proposições, somente a situação de haver 1(UMA) carta de copas seria a correta
Abraços
-
A questão fala em um conjunto de 18 cartas vermelhas (copas e ouro) de um determinado baralho.
Analisando questão:
-Sabe-se que pelo menos uma é de copas
-Sabe-se que dadas duas quaisquer dessas cartas, pelo menos uma delas é de ouro.
Analisando as respostas:
a) Errado, pois se 9 cartas são de copas e tirarmos duas cartas, de acordo com o enunciado, existe a possibilidade de sair duas cartas de copas.
b) Errado, pois se existem 12 cartas de ouro, as outras 6 cartas seriam de copas. Assim, se tirarmos duas cartas, de acordo com o enunciado, existe a possibilidade de sair duas cartas de copas.
c) Errado, pois se pelo menos 11 cartas são de copas e tirarmos duas cartas, de acordo com o enunciado, existe a possibilidade de sair duas cartas de copas.
d) Correto, pois sendo 17 cartas de ouro, sempre que tirarmos duas cartas, pelo menos uma será de ouro necessariamente.
e) Errado, pois se existem no máximo 11 cartas de ouros, no mínimo 7 cartas seriam de copas. Assim, se tirarmos duas cartas, de acordo com o enunciado, existe a possibilidade de sair duas cartas de copas.
Resposta correta letra "d"
-
Questões não são formuladas necessariamente de acordo com a realidade, devemos resolvê-las de acordo com o enunciado e não com a realidade. Se uma questão disser que só existem pessoas carecas, vc vai ter que considerar que só existem pessoas carecas... é assim que é!!!
-
Se, dadas quaisquer duas cartas, pelo menos uma é de ouros, então pelo menos 17 cartas devem ser de ouros. Caso contrário (ex.: se houvessem duas ou mais cartas de copas), pode ser que um conjunto de duas cartas que pegássemos não tivesse nenhuma carta de ouros.
Portanto, temos 17 cartas de ouros, além de uma carta de copas para atender a premissa de que “pelo menos uma carta é de copas”.
Resposta: D
-
Para que vc tenha PELO MENOS 1 de OURO... E vc não corra o risco de pegar 2 que não sejam ouro... PRECISA-SE DE PELO MENOS (18-1)=17 cartas de ouro! ASSIM PELO MENOS 1 VAI SER OURO. A outra proposição sai por consequência...
Bons estudos