SóProvas


ID
1643473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos conceitos de falhas de mercado e sua relação com a eficiência econômica e da formação de estruturas de mercado, julgue o seguinte item.


Do ponto de vista microeconômico, o resultado economicamente eficiente obtido a partir de um sistema competitivo, sob a análise de equilíbrio geral, ocorre quando há falhas de mercado.

Alternativas
Comentários
  • E

    pelo contrário, ocorre quando não há falhas de mercado.

    As falhas existentes (externalidades, custos de transação, bens públicos, etc) nos mostram de forma cristalina que o mercado não consegue resolver todos os problemas relacionados com a alocação dos escassos recursos de uma determinada sociedade. Em economias de mercado, a ocorrência dessas falhas ou imperfeições fundamentam a atuação do Estado na atividade econômica. Os economistas ambientais, por exemplo, estão interessados em poluição e outras externalidades (isto é, os efeitos das atividades produtivas e de consumo que não se refletem diretamente no mercado), ou seja, situações onde há um papel para a intervenção governamental. Sem embargo, quando ocorre uma externalidade, o custo social de produção pode exceder o benefício, abrindo caminho para que as políticas públicas sejam um instrumento para alterar o comportamento dos agentes econômicos. 

    https://ri.ufs.br/
  • As falhas de mercado atrapalham a obtenção da eficiência econômica.

     

    Resposta: ERRADO.

  • Eficiência Econômica (Ótimo de Pareto) é ocorrência inequívoca de mercados de concorrência perfeita. Portanto, o resultado eficiente ocorreria quando da inexistência de falhas de mercado.

  • Eficiência Econômica (Ótimo de Pareto) - é ocorrência de mercados de concorrência perfeita. O resultado eficiente ocorreria quando da inexistência de falhas de mercado.

    As falhas de mercado atrapalham a obtenção da eficiência econômica.

  • Não mesmo! É exatamente a presença de falhas de mercado que faz com que o um equilíbrio possa não ser aquele economicamente eficiente.

    A Microeconomia tem como pressuposto de que há eficiência quando, num mercado competitivo, todos fazem as transações vantajosas para si.

    Resposta: E

  • Sob outro aspecto, estendendo o assunto, temos que o equilíbrio de mercado (Pe) é o limite de eficiencia (Ótimo). Isto é, nao é possível melhorar a condiçao de um agente, sem piorar a condiçao de outro, em mercados concorrenciais perfeitos.

    Ao analisar a eficiencia a partir desse equilíbrio (situaçao ótima), observamos que ao aumentar o preço, acima do Pe, beneficiam-se os produtores, prejudicando-se os compradores. Já, ao diminuirem os preços, os produtores serao prejudicados. Assim, nao é possível uma situaçao mais eficiente em um mercado.