SóProvas


ID
1644211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em uma auditoria, avalia-se se determinado objeto está em conformidade com os preceitos desenvolvidos pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI). A respeito da execução do processo da auditoria, segundo as Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI), julgue o item a seguir.


O auditor público pode utilizar a revisão analítica para confirmar se os procedimentos operacionais e os controles internos permanentes foram aplicados corretamente pelo ente auditado e até mesmo com extensão suficiente para validar os critérios definidos pelo controle administrativo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA



    A Revisão Analítica objetiva identificar tendências atípicas ou situações anormais.

    Segundo as normas de auditoria governamental, é a análise de informações das demonstrações contábeis e de outros relatórios financeiros por meio de comparações simples, de aplicação de técnicas estatísticas plausíveis, de exames de flutuações horizontais ou verticais e da utilização de índices de análise de balanços.

    Não é utilizada para confirmar procedimentos operacionais e de controles internos.


    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-concurso-fub-prova-comentada/

  • CONTROLES INTERNOS --> Testes de observância

    Revisão analítica --> testes substantivos 

  • Teste de controle: aquele que se destina a verificar e comprovar a regularidade na aplicação das normas e certificar a confiabilidade e adequação do sistema de controles internos (SCI).

    Teste substantivo: o exame praticado pelo profissional de auditoria governamental com a preocupação de obter competente e razoável evidência comprobatória da validade e propriedade material do tratamento de eventos e transações pelo ente público. A ênfase é na obtenção de evidências detalhadas.

    Enquanto os testes de controle se destinam a verificar a adequação do sistema de controles internos, os testes substantivos tem por objetivo comprovar a validade dos eventos e transações realizadas pelo ente público.

  • Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: FUB

    Prova: Auditor

    No que concerne aos testes e procedimentos de auditoria e à revisão analítica, julgue os itens que se seguem.

    Uma das características da revisão analítica consiste na fixação de uma diferença máxima aceitável entre os valores observados e os esperados, que pode ser expressa em valor monetário, percentual, uma combinação de ambos ou, mais raramente, mediante o resultado de modelos estatísticos mais sofisticados


    resp.:certa

  • Testes de OBSERVÂNCIAou de controle: fornece RAZOÁVEL SEGURANÇA de que os PROCEDIMENTOS de CONTROLE INTERNO estão em EFETIVO FUNCIONAMENTO e CUMPRIMENTO. Englobam os procedimentos: INSPEÇÃO, OBSERVAÇÃO e INVESTIGAÇÃO e CONFIRMAÇÃO

    Testes SUBSTANTIVOS: fornece EVIDÊNCIAS quanto a SUFICÊNCIA, EXATIDÃO e VALIDAÇÃO dos DADOS do sistema contábil e adm da entidade. Englobam os procedimentos: REVISÃO ANALÍTICA e DETALHES DE SALDOS e TRANSAÇÕES.

  • Gabarito: Errado.

     

    Fundamento: NAG 4000 – Relativas aos Trabalhos de Auditoria
    Governamental 4400 – Execução – Revisão Analítica:

     

     

    4402.2.12 – Procedimentos de revisão analítica: são análises de informações
    das demonstrações contábeis e de outros relatórios financeiros por meio de
    comparações simples, de aplicação de técnicas estatísticas plausíveis, de exames
    de flutuações horizontais ou verticais e da utilização de índices de análise de
    balanços. Os procedimentos de revisão analítica incluem, ainda, as relações
    entre dados financeiros obtidos e o padrão previsto, bem como com
    informações relevantes de outras naturezas, como, por exemplo, custos com
    folha de pagamento e número de empregados, impostos arrecadados com
    número e faixa de contribuintes.

  • Testes de OBSERVÂNCIA ou de controle: fornece RAZOÁVEL SEGURANÇA de que os PROCEDIMENTOS de CONTROLE INTERNO estão em EFETIVO FUNCIONAMENTO e CUMPRIMENTO. Englobam os procedimentos: INSPEÇÃO, OBSERVAÇÃO e INVESTIGAÇÃO e CONFIRMAÇÃO

    Testes SUBSTANTIVOS: fornece EVIDÊNCIAS quanto a SUFICÊNCIA, EXATIDÃO e VALIDAÇÃO dos DADOS do sistema contábil e adm da entidade. Englobam os procedimentos: REVISÃO ANALÍTICA e DETALHES DE SALDOS e TRANSAÇÕES.

  • Em uma auditoria, avalia-se se determinado objeto está em conformidade com os preceitos desenvolvidos pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI). A respeito da execução do processo da auditoria, segundo as Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI), julgue o item a seguir.

    O auditor público pode utilizar a revisão analítica para confirmar se os procedimentos operacionais e os controles internos permanentes foram aplicados corretamente pelo ente auditado e até mesmo com extensão suficiente para validar os critérios definidos pelo controle administrativo.

    GAB. "ERRADO".

    ----

    NBC T 11 – NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:

    [...]

    e) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

    11.2.6.3 – Na aplicação dos testes de observância, o auditor deve verificar a existência, efetividade e continuidade dos controles internos.

    [...]

    11.2.6.5 – Na aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o auditor deve considerar:

    a) o objetivo dos procedimentos e o grau de confiabilidade dos resultados alcançáveis;

    b) a natureza da entidade e o conhecimento adquirido nas auditorias anteriores; e

    c) a disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade.

    11.2.6.6 – Se o auditor, durante a revisão analítica, não obtiver informações objetivas suficientes para dirimir as questões suscitadas, deve efetuar verificações adicionais, aplicando novos procedimentos de auditoria, até alcançar conclusões satisfatórias.

  • ◙ REVISÃO ANALÍTICA (atualmente designado por Procedimentos Analíticos): consiste na avaliação das informações feitas por meio de estudos das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros;

    ◙ Os procedimentos analíticos incluem, também, a investigação de flutuações relações identificadas e que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos, ou seja, eles são utilizados quando há atipicidades ou anormalidades;

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da técnica em auditoria contábil denominada revisão analítica.

    Trata-se de realizar comparações entre os números do balanço (inclusive mediante o uso de índices contábeis) e, desta maneira, verificar a razoabilidade de alguns desses números apresentados ao auditor. Um fundamento lógico essencial preside a sua utilização: existem relações quantitativas, na realidade auditada, que são esperáveis, pela natureza intrínseca das realidades que esses números medem.

    A revisão analítica não visa confirmar se os procedimentos operacionais e os controles internos permanentes foram aplicados corretamente pelo ente auditado e até mesmo com extensão suficiente para validar os critérios definidos pelo controle administrativo". A confirmação apresentada no enunciado é realizada pelos testes de observância.

    Para fins de embasamento teórico recomendo a seguinte bibliografia:

    JUND, Sergio. Auditoria: conceitos, normas, técnicas e procedimentos. São Paulo: Impetus, 2002.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Estratégia:

    Item errado. O erro da questão é o uso inadequado do procedimento que é adotado no caso em tela. A revisão analítica (atualmente designada por procedimentos analíticos) consiste na avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos, ou seja, eles são utilizados quando há atipicidades ou anormalidades.

     

    Os procedimentos mais adequadas a serem utilizados no caso em tela são os testes de observância (atualmente designados por testes de controle), pois visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento, já que esse controle é um processo contínuo e dinâmico de obtenção, atualização e análise de informações ao longo da auditoria.

     

    Portanto, item errado.

    ERRO DA QT:

    O auditor público pode utilizar a revisão analítica (Certo seria testes de observância ou de controle) para confirmar se os procedimentos operacionais e os controles internos permanentes foram aplicados corretamente pelo ente auditado e até mesmo com extensão suficiente para validar os critérios definidos pelo controle administrativo.