SóProvas


ID
1644235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Segundo a INTOSAI, as auditorias do setor público contribuem para a boa governança e, por conseguinte, para o aperfeiçoamento da administração pública. Com relação a auditorias e governança no setor público, julgue os itens subsequentes.


A função da governança, no setor público, visa garantir que os produtos ofertados e serviços disponibilizados estejam alinhados com o interesse dos cidadãos e usuários desses produtos e serviços. 

Alternativas
Comentários
  • CORRETA


    Segundo o TCU, Governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.


    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-concurso-fub-prova-comentada/

  • Questão:

    A função da governança, no setor público, visa garantir que os produtos ofertados e serviços disponibilizados estejam alinhados com o interesse dos cidadãos e usuários desses produtos e serviços. 

    Comentário: 

    Na Governança Pública o resultado a ser obtido é a melhoria dos serviços prestados à sociedade e dos benefícios auferidos(alcançados) pela população.

    http://www.geraldoloureiro.com/wiki/index.php?title=Governan%C3%A7a_no_Setor_P%C3%BAblico

     

     

     

  • IN 01/2016 - CGU

     

    IX   –   governança   no   setor   público:   compreende   essencialmente   os   mecanismos   de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade;

  • Governança garante que os objetivos estratégicos sejam atingidos na organização, por meio da execução das operações (que é a gestão).

    GABARITO: C

  • Segundo o TCU, Governança no setor público compreende 

    essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos 

    em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com 

    vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de 

    interesse da sociedade.

  • vimos que, segundo o TCU, Governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

    Gabarito: CORRETO

  • Perfeito! A função da governança é alinhar a atuação do agente aos interesses do principal. No caso do setor público, é a mesma coisa: a atuação de todo o setor público, inclusive os produtos e serviços disponibilizados, precisam estar alinhados à vontade dos cidadãos, que são o principal.

  • "Neste Referencial, que ora apresentamos a todos os governantes e à sociedade em geral, e que está disponível no endereço http://www.tcu.gov.br/governanca, definimos GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO como um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para AVALIAR, DIRECIONAR E MONITORAR a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade."

    Referencial Básico de Governança - TCU, 2014.

  • O Decreto nº 9.203/2017 trata a governança pública como um “conjunto de mecanismos de

    liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão,

    com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Referencial Básico de Governança do TCU

    "Em essência, a boa governança pública tem como propósitos conquistar e preservar a confiança da sociedade, por meio de conjunto eficiente de mecanismos, a fim de assegurar que as ações executadas estejam sempre alinhadas ao interesse público."

    "De acordo com a IFAC (2013), a função da governança é garantir que as ações das organizações estejam alinhadas com o interesse público"