SóProvas


ID
1646965
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Benjamin é um professor francês que veio ao Brasil ministrar algumas palestras como convidado na Universidade Federal de determinado Estado da Federação, em um importante evento da área agro científica. Após conhecer as possibilidades de pesquisas que poderiam ser desenvolvidas no país, interessou-se em permanecer definitivamente no Brasil, mas precisa saber se poderá exercer as atividades de pesquisador e professor para as quais possui capacitação. Nos termos da Lei no 8.112/1990 e da Constituição Federal,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra B.


    Vide art. 207 da CF/88.


    Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 11, de 1996)


  • também art. 5o, §3o, L 8112/90

  • Resposta: B.

    Art. 5o, § 3o, Lei 8.112/90:As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

  • LETRA B CORRETA 

    ART. 5° § 3o As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

  • As provas de múltipla escolha para juiz são mais fáceis que as de nível médio... Mais claras...Mais objetivas... Ô inveja! rsrs

  • Quanto ao erro da letra "a":

    A Lei 10.871 dispõe sobre a criação de carreiras e organização de cargos efetivos das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras e prevê em seu artigo 6º que "O regime jurídico dos cargos e carreiras referidos no art. 1o desta Lei é o instituído na Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, observadas as disposições desta Lei"

  • erro da D:

     

    as empresas públicas e fundações, pessoas jurídicas de direito privado, podem preencher empregos públicos com professores e técnicos estrangeiros, dispensada a submissão a prévio concurso público, porque é possível manter a vinculação daquele com a universidade internacional onde exerce suas funções. 

     

    fundações são pessoas jurídicas de direito público

  • Apenas complementando...

     

    [..] o Art. 207 da Constituição, a fim de estabelecer a possibilidade de as universadidas e as instituições de pesquisa cientifíca e tecnológica admitirem professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.

     

    [...]

     

    A situação dos estrangeiros é diferente. O acesso deles aos cargos, empregos e funções públicas deve ocorrer " na forma da lei". Conforme lição do Prof. Alexandre de Moraes, traa-se de "norma de eficácia limitada à edição de lei, que estabelecerá a necessária forma.

     

    FONTE: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 24ª. edição. São Paulo: Método, 2016.

     

    bons estudos

  • GABARITO B 

     

    Art. 37, I da CF + art. 5, § 3 da 8.112 

  • A 5ª turma do TRF da 1ª região entendeu que não é cabível a exigência de visto permanente de estrangeiro aprovado em concurso público para professor universitário. A decisão foi proferida após o julgamento de remessa oficial da 2ª vara Federal de Tocantins para que o colegiado reexaminasse sentença em que o juízo assegurou ao estrangeiro o direito de posse como professor do Magistério Superior na UFT - Universidade Federal do Tocantins.

     

    O estrangeiro, de nacionalidade peruana, possui visto temporário e foi aprovado no concurso para professor da UFT, mas foi impedido de tomar posse por ausência do documento permanente. No entanto, a lei 6.815/80, que define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil, autoriza a transformação do visto provisório em permanente desde que sejam atendidas as condições previstas na lei.

     

    O decreto 86.715/81, que regulamenta a lei, conferiu poderes ao Conselho Nacional de Imigração para estabelecer as exigências de caráter especial para a concessão do visto permanente. O Conselho, então, por meio da resolução normativa 1/97, estabeleceu que poderá ser autorizada a concessão de visto temporário ou permanente ao professor, técnico ou pesquisador de alto nível e cientista, estrangeiro que pretenda exercer atividades em entidade pública ou privada, de ensino, ou de pesquisa científica e tecnológica.

     

    Com base na legislação, o relator do processo, desembargador Federal Souza Prudente, considerou ilegítima a exigência do visto permanente no ato da posse: "inviabiliza o exercício do cargo, considerando que a conversão do visto temporário, de que é portador, em visto permanente, encontra-se condicionada à nomeação no serviço público".

     

    Processo: 0007576-26.2013.4.01.4300

  • piada tentar ser tec ou anal quando prova de juiz e´10000000000x  + facil

  • Não, prova de Juiz não é mais fácil! Ocorre que em toda prova, inclusive a de Magistrado, tem perguntas super fáceis também...

    Lembre-se que pra juiz não existe só essa prova...

  • Vão achando que prova pra juiz é mais fácil, crianças...

  • COMO VOCÊS SE SENTEM EM ACERTAR UMA QUESTÃO DE JUIZ?

    FICO ME SENTINDO KKKK

    BRINK'S

    #RUMOPCPR

    BONS ESTUDOS GALERINHA!

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

     

    § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.