SóProvas


ID
164740
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O profissional psicólogo deve ter consciência do poder e da influência que exerce sobre a vida dos pacientes, em qualquer campo de trabalho como, por exemplo, na avaliação psicológica. Sobre esse tema, considere as assertivas abaixo:

I. A avaliação psicológica não se esgota numa racionalidade técnica e científica, e sim no conhecimento do indivíduo como um todo.

II. A constante reavaliação das práticas, como são construídas as observações e forma de tomada de decisões no processo de avaliação, é uma atitude básica de respeito ao indivíduo.

III. A experimentação de técnicas inovadoras presentes no mercado deve ser uma prática corrente na avaliação, para atender às atuais necessidades e defasagens de instrumentos.

IV. É fundamental que o profissional mantenha um embasamento científico, objetivo e pormenorizado na sua prática profissional.

Alternativas
Comentários
  • A enunciado da questão foi tirado desta autora:




    "Debra Luepnitz (1998) chama atenção a obrigação moral e ética que a prática requer: o(a) profissional precisa ter consciência do poder e da influência que ele/ela exerce sobre a vida do clienteseja indivíduo, casal, família, grupo, instituição, empresa, comunidade. Uma dessas manifestações de poder é a forma como utilizamos o diagnóstico. Essa autora ressalta a importância de ampliarmos as considerações etiológicas de forma a incluir o social. Variáveis como sexo, situação sócio-económica, estado civil, raça, etc. geram variações diagnósticas que não podem permanecerem ignoradas."


    O autor do artigo faz um breve resumo das questões aqui expostas.

    http://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo_licenciatura.php?codigo=TL0003&area=d1

  • III. A experimentação de técnicas inovadoras presentes no mercado deve ser uma prática corrente na avaliação, para atender às atuais necessidades e defasagens de instrumentos. (ERRADA)

    Não se pode usar técnicas inovadoras, mas apenas as aprovadas pelo CFP