-
Cespe sendo Cespe. Nunca ouviram falar em Otto Groth. Sem falar que a questão diz apenas "comunicação" e não "comunicação social", o que daria margem para dizer que Aristóteles já pesquisava comunicação em Retórica e Poética.
-
Complementando o comentário do colega, Tobias Peucer é considerado o precursor da teoria do Jornalismo, sendo o primeiro a defender uma tese sobre o tema. O acontecimento data de 1690.
"A tese é composta por 29 parágrafos que traçam uma comparação entre o Jornalismo e a História. Analisa os tipos de relatos utilizados pela cultura ocidental desde a antiguidade, identificando o jornalismo com a perspectiva do singular. Discute a questão da autoria, da noticiabilidade , da verdade e da credibilidade; propõe critérios de seleção e restrições ao que deve ser publicado; discute a forma e o estilo dos periódicos". (Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2070)
-
Os primórdios da pesquisa em comunicação remetem ao período entre-guerras. Os primeiros estudos dedicaram-se principalmente ao papel e efeito social do rádio. A psicologia (ex: Teoria da Persuasão) e sociologia (ex: Efeitos Limitados, Escola de Frankfut) incluem-se entre as abordagens adotadas pelos pesquisadores.
-
Olá, onde vocês buscam material de estudo para prestar concursos para área de Jornalista? Estou tendo grande dificuldade para encontrar materiais concisos e de qualidade.
-
A comunicação é objeto de estudo de diversas áreas e, portanto, abrange abordagens distintas. Os estudos sobre as Teorias da Comunicação começaram a ser mais explorados a partir do século XX, com a expansão dos meios de comunicação.
-
Edwaldo, eu sugiro o Comuniqueiro e apostilas do ISCOM.
-
Pensei no Aristóteles, com suas questões sobre Retórica. Mas acredito que a afirmativa se referiu à "pesquisa" sobre comunicação, não "teorização" sobre comunicação.