SóProvas


ID
164743
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista de desligamento é uma ferramenta que subsidia a prática do psicólogo nas organizações, fornecendo informações importantes para desenvolver intervenções em várias atividades. Assinale a alternativa CORRETA em relação a esse tema:

Alternativas
Comentários
  • a) A entrevista de desligamento é um bom momento para orientar o ex-empregado e para dar o feedback a respeito dos problemas que ele apresentou no seu desempenho. ERRADO - o momento é de apoio, caso o funcionário tenha sido demitido e, se pediu demissão, trata-se de investigação dos motivos para um diagnóstico da organização

    b) A qualidade do trabalho do psicólogo, no processo de recrutamento e seleção, poderá ser avaliada por meio das informações obtidas na entrevista de desligamento. CORRETO - pois o papel do psicólogo é fundamental na entrevista de desligamento, que deverá conduzir a situação de forma a obter não somete a visão pessoal do ex-funcionário, mas de diagnosticar os fatores importantes para a organização.

    c) O momento da entrevista deve ser aproveitado somente para buscar as informações pertinentes ao objetivo, não permitindo que o ex-empregado aproveite esse momento para desabafos etc. ERRADO - inevitavelmente será um momento de desabafos, pois o ex-funcionário está sob forte impacto emocional.

    d) As informações obtidas na entrevista devem ser levadas ao chefe imediato, logo em seguida ao seu término, para informar ao gestor quais os seus problemas de relacionamento ou de gestão. ERRADO - as informações são utilizadas como ferramenta estratégica para avaliar as falhas dos processos internos.

    e) O motivo do desligamento não é objeto da entrevista, pois essa informação já foi apresentada pelo gestor. Investigar essa informação com o ex-empregado somente levaria a questões que não interessam à organização.ERRADO - o objetivo da entrevista de desligamento é identificar, tanto quanto possível, as causas da demissão, bem como obter informações que o ex-funcionário não teve oportunidade de manifestar