SóProvas


ID
1647850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o seguinte item , relativo ao uso de equipamentos e vidrarias em um laboratório de controle da qualidade de fármacos e medicamentos.


A metodologia de quantificação de paracetamol é realizada a 275 nm; portanto, o uso de cubeta de vidro torna-se obrigatório.

Alternativas
Comentários
  • A cubeta é um recipiente propício para conter a amostra que será utilizada na análise, as cubetas podem ser de quartzo, vidro ou acrílico, porém, recomenda-se que seja usada uma cubeta de quartzo por que o vidro e o plástico absorvem UV e causa reflexão da luz visível.

  • 275nm está na faixa do ultravioleta, nesse caso o indicado seria quartzo ou sílica fundida

    Relembrando:

    Ultravioleta: Quartzo ou sílica fundida

    Visível: vidro silicato, células de plástico

    Infravermelho: sais de haleto

  • Errado

    A cubeta, também chamada de célula, é o recipiente que contém a amostra, utilizada para permitir a leitura óptica. As cubetas de espectrofotômetro são fabricadas em uma variedade de materiais para suportar diferentes padrões de comprimento de onda e requisitos do caminho óptico. As cubetas podem ser de quartzo ou vidro (reutilizáveis) e ainda de acrílico (descartável), sendo empregadas dependendo de qual é a faixa o espectro a ser analisada. A de quartzo é usada para a região ultravioleta do espectro, já o vidro é usado para a faixa visível e a cubeta de acrílico, para ensaios rápidos e menos exigentes.

    As radiações eletromagnéticas com comprimento de onda entre 380 e 780 nm são visíveis ao olho humano. Abaixo de 380 nm é denominada ultravioleta (UV) e acima de 780 nm correspondem à zona infravermelha.

    Fonte: https://kasvi.com.br/espectrofotometria-analise-concentracao-solucoes/