NÃO faz parte da rotina de produção de medicamentos injetáveis a seguinte atividade:
NÃO faz parte da rotina de produção de medicamentos injetáveis a seguinte atividade:
Múltiplos fatores possibilitaram um expressivo aumento sobre o conhecimento das potenciais diferenças clínicas de produtos quimicamente equivalentes. Dentre eles, inclui-se
Com relação à validação, julgue os itens subseqüentes.
A utilização dos reagentes e insumos deve respeitar as recomendações de uso do fabricante, condições de preservação, armazenamento e os prazos de validade, sendo permitida a sua revalidação depois de expirada a validade.
A partir de 1975, iniciou-se um movimento mundial para assegurar as boas práticas laboratoriais, o que se refletiu, a partir de 1994, na criação da Comissão Técnica do Instituto Nacional de Metrologia e culminou com a resolução da ANVISA. Assinale a alternativa correta que conceitua as boas práticas laboratoriais.
Os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) atualmente são obrigatórios. Assinale a alternativa que explica corretamente o que são os POP.
A ANVISA, ao se referir aos requisitos de Química Analítica, recomenda que seja realizada a validação dos métodos analíticos e enumera as características essenciais. Assinale a alternativa correta a respeito de validação de métodos analíticos.
Na resolução RDC nº 135, de 29 de maio de 2003, estão descritos os medicamentos que não serão admitidos para fim de registro como medicamento genérico, devido à dificuldade de comprovação da bioequivalência em relação a outros medicamentos. Estão compreendidos neste grupo os seguintes medicamentos:
Os princípios de Boas Práticas de Laboratório (BLP) são aplicáveis em estudos que dizem respeito ao uso seguro de produtos – com o objetivo de avaliar, monitorar e proteger a saúde humana, vegetal, animal e ao ambiente – nos seguintes casos em:
I. estudos conduzidos em resposta ao questionamento de órgãos governamentais.
II. estudos que fundamentam a concessão, a renovação ou a modificação de registro e pesquisa de produtos químicos, biológicos ou biotecnológicos.
III. petição de estabelecimento, modificação ou isenção de tolerância.
Assinale:
Dentre os órgãos credenciadores no Brasil do Sistema de Qualidade em Laboratório (BPL) está:
I. o INMETRO.
II. o IBAMA.
III. a ANVISA.
Em condições de trabalho aplicando-se os princípios de os princípios de Boas Práticas de Laboratório (BLP), analise as afirmativas a seguir.
I. Os produtos químicos, reagentes e soluções devem ser devidamente rotulados de modo a conter exclusivamente informações sobre identidade, concentração e data de validade.
II. Os equipamentos devem ser periodicamente inspecionados, limpos, mantidos e calibrados conforme Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), sendo facultativo o registro destas atividades.
III. Os sistemas-teste que ficarem doentes ou feridos durante um estudo devem ser isolados e tratados, caso seja necessário para manter a integridade do estudo; qualquer diagnóstico e/ou tratamento antes ou durante o estudo deve ser obrigatoriamente registrado.
Assinale:
Dos cuidados relacionados aos artigos-teste e artigos de referência em condições de Boas Práticas de Laboratório (BLP) pode-se afirmar que:
I. devem ser apropriadamente identificados (exemplo: número CAS, nome, código, etc.).
II. deve ser conhecida à estabilidade do artigo-teste e artigo de referência sob condições de armazenamento e teste.
III. deve ser retirada uma amostra para fins analíticos de cada lote de artigo teste para todos os estudos, exceto para aqueles de curta duração.
Assinale:
Quanto aos cuidados relativos à condução dos estudos em condições de Boas Práticas de Laboratório (BLP), pode-se afirmar que:
I. deve ser conduzido conforme o plano de estudo.
II. cada estudo recebe uma ou mais identificações; a identificação dos artigos e as amostras de sistema-teste devem garantir a rastreabilidade.
III. todos os dados gerados durante a condução do estudo devem ser registrados direta, pronta e precisamente e de maneira legível. Os registros devem ser datados e assinados ou rubricados.
Assinale:
A ANVISA estabeleceu o regulamento técnico para o registro de medicamentos genéricos no ano de 1999. Segundo esta regulamentação, revogada pela Resolução - RDC nº 10 de 2 janeiro de 2001, para registrar um medicamento como genérico, é necessário que se comprove sua equivalência farmacêutica e bioequivalência em relação ao medicamento de referência. Com relação às afirmativas sobre equivalência farmacêutica, assinale a alternativa incorreta.
A escolha dos delineamentos e os métodos estatísticos para análise de dados são dois aspectos importantes num estudo de bioequivalência. Esses dois aspectos estão relacionados, uma vez que o método de análise depende do delineamento utilizado. O planejamento experimental mais utilizado nos ensaios de biodisponibilidade/bioequivalência é o crossover. Sobre este tipo de delineamento é correto afirmar que:
O delineamento de um estudo de bioequivalência do tipo cruzado replicado é recomendado:
As substâncias de referência utilizadas em uma validação de método bioanalítico podem ser:
I. referências oficializadas pela Farmacopéia Brasileira.
II. padrões secundários, desde que a identidade e o teor sejam devidamente comprovados.
III. substâncias sintetizadas em laboratório de pesquisa com alto índice de recuperação.
IV. o sal do princípio ativo utilizado na produção do medicamento.
Assinale:
Os soros hiperimunes são preparações biológicas que contêm imunoglobulinas purificadas de origem animal, que neutralizam especificamente toxinas. Com relação ao controle de qualidade empregado nesses medicamentos, julgue os itens seguintes.
A umidade residual, que é um ensaio obrigatório para todas as preparações de soros hiperimunes de uso humano, deve ser determinada pelo método gravimétrico ou volumétrico.
Os soros hiperimunes são preparações biológicas que contêm imunoglobulinas purificadas de origem animal, que neutralizam especificamente toxinas. Com relação ao controle de qualidade empregado nesses medicamentos, julgue os itens seguintes.
Para assegurar a qualidade dos soros hiperimunes nas diversas fases de processamento devem ser realizados os testes de segurança biológica — esterilidade e pirogênio.
Com relação às Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, analise as assertivas abaixo.
I. É a parte da Garantia da Qualidade que assegura que os produtos são consistentemente produzidos e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro.
II. O cumprimento das Boas Práticas de Fabricação está orientado, primeiramente, à eliminação dos riscos inerentes a qualquer produção farmacêutica, os quais podem ser detectados somente pela realização de ensaios nos produtos terminados.
III. Os riscos são constituídos, essencialmente, por contaminação cruzada, contaminação por partículas, troca ou mistura de produtos.
É correto o que se afirma em
Em relação aos tipos de validação de processo de fabricação de medicamentos, assinale a alternativa que descreve a validação prospectiva.
A revalidação do processo de fabricação de medicamentos é necessária para assegurar que as mudanças, intencionais ou não, no processo de produção, equipamentos e no ambiente, não afetem adversamente as características do processo e qualidade do produto. Sobre esse processo de revalidação, analise as assertivas abaixo.
I. Pode ser dividido em duas amplas categorias: a revalidação após qualquer mudança que possa interferir sobre a qualidade do produto e a revalidação periódica realizada a intervalos programados.
II. Mudanças típicas em instrumentos de medição não requerem revalidação.
III. Em alguns processos, a realização de programas de limpeza e higiene são pontos verificados na revalidação programada.
É correto o que se afirma em
A Garantia e Controle da Qualidade na fabricação de medicamentos têm as seguintes responsabilidades:
I. determinar a estabilidade dos produtos acabados e, quando necessário, das matérias-primas, produtos intermediários e a granel.
II. assegurar o perfeito funcionamento dos equipamentos utilizados nas etapas de produção.
III. realizar ensaios de controle de qualidade, que devem ser realizados no produto acabado.
É correto o que está contido em
As formas farmacêuticas abaixo são dispensadas do teste de bioequivalência, exceto:
No caso de estudos de equivalência farmacêutica de medicamentos sobre os quais não haja monografia oficial, é aceitável que o método analítico seja fornecido pelo patrocinador do estudo, desde que o Centro de Equivalência Farmacêutica realize a validação parcial desse método. Na validação de um método de ensaios cuja finalidade seja o doseamento dos ativos dos medicamentos em estudo, devem ser avaliados os parâmetros abaixo, exceto:
De maneira geral, a execução de um ensaio de bioequivalência é feita em 3 etapas sucessivas, de acordo com o roteiro de elaboração de estudos de bioequivalência da Anvisa. Assinale a alternativa que apresenta a ordem e o conteúdo correto de cada etapa.
Comprimidos simples ou revestidos são as formas farmacêuticas sólidas mais utilizadas, principalmente por sua praticidade e estabilidade. Com relação à realização de equivalência farmacêutica em comprimidos, assinale a alternativa correta.
Um dos critérios mais importantes de uma monografia farmacopeica para o estudo de equivalência farmacêutica é o teste de dissolução. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
( ) Uma das opções de ensaio envolve exposição da amostra a lâmpada branca fluorescente fria similar à ISO 10977 e a lâmpada fluorescente UV com espectro distribuído entre 320nm e 400nm, e emissão máxima de energia entre 350nm e 370nm.
Na etapa analítica de estudos de bioequivalência, é correto afirmar que a metodologia analítica mais adequada é a:
A estabilidade de produtos farmacêuticos depende de fatores ambientais (como temperatura, umidade e luz) e de outros, relacionados ao próprio produto (como propriedades físicas e químicas de substâncias ativas e excipientes farmacêuticos, forma farmacêutica e sua composição, processo de fabricação, tipo e propriedades dos materiais de embalagem). A avaliação da estabilidade é realizada por meio de estudos de estabilidade. Com relação às alterações nos produtos submetidos ao teste de estabilidade acelerada, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Perda de 5% na potência em relação ao valor inicial do lote.
( ) Qualquer produto de degradação, mesmo que não atinja o limite especificado.
( ) No caso de cápsulas ou comprimidos, dissolução do produto fora do limite especificado.
( ) Qualquer variação no pH do produto.
( ) Desvios nas especificações de cor, dureza, odor e aspecto.
( ) Separação de fases.
Com relação aos testes de estabilidade em produtos farmacêuticos, conforme recomendado pela Anvisa, assinale a alternativa correta.
Na validação da metodologia para a análise de fitoterápicos e posterior controle de qualidade, recomenda-se.
I. a calibração por adição de padrão, permitindo que seja considerado o efeito de matriz complexa, na validação da metodologia de análise quantitativa.
II. qualificar sempre o extrato utilizado como padrão secundário de referência, por meio de padrões primários (substâncias isoladas) oficializados.
Com base nessas afirmações, assinale a alternativa incorreta.
Durante a validação de um método analítico para determinação de teor de fitoterápicos, é necessária a avaliação da linearidade do método. Para garantir a validade dos resultados obtidos, devem-se observar alguns cuidados. Sobre esses, assinale a alternativa incorreta.
O teste de toxicidade possibilita detectar reatividade biológica inesperada e não aceitável de fármacos e medicamentos. O teste in vivo é sugerido para a avaliação da segurança de produtos biológicos e derivados de biotecnologia. Com relação ao teste de toxicidade in vivo, analise as assertivas abaixo.
I. Utiliza camundongos sadios, sem necessidade de linhagem específica e conhecida, não utilizados previamente em testes biológicos.
II. A amostra cumpre o teste se mais de 50% dos animais sobrevivem após o intervalo de tempo estabelecido na monografia do produto.
III. A amostra pode ser administrada por via oral, intraperitoneal subcutânea ou intravenosa, dependendo da amostra a ser testada.
IV. Caso o produto testado não seja aprovado no primeiro teste, é admitido um reteste com outros 5 animais; a mostra cumpre os requisitos se o número de camundongos mortos não excede 10% do total de animais testados, incluindo o teste original, e nenhum animal do segundo grupo apresenta sintomas indicativos de toxicidade anormal.
É correto o que se afirma em :
São partes essenciais do sistema de qualidade de um centro de bioequivalência que realiza a etapa analítica, exceto:
Após o desenvolvimento de uma metodologia analítica, deve-se proceder à sua validação, que significa fazer com que ela atenda às exigências das aplicações analíticas, assegurando a confiabilidade dos resultados. Para tanto, alguns parâmetros devem ser satisfeitos. Analise as afirmativas abaixo, que descrevem alguns destes parâmetros.
I. A precisão, em validação analítica, abrange a repetibilidade, precisão intermediária e reprodutibilidade.
II. O limite de quantificação é o menor valor determinado, em confiabilidade de precisão e exatidão aceitáveis, para aquela condição analítica; já o limite de detecção é calculado, na prática, como sendo correspondente à concentração que produziria um valor do sinal medido 10 vezes maior que o nível de ruído médio medido com a solução de controle ou branco.
III. A exatidão de um método expressa a concordância entre o valor encontrado na medição e o valor aceito como verdadeiro ou referência; a precisão representa o grau de dispersão de resultados entre ensaios independentes, repetidos de uma mesma amostra, amostras semelhantes ou padrões, sob condições definidas.
IV. A reprodutibilidade representa a máxima diferença aceitável entre duas repetições – dois resultados independentes – do mesmo ensaio e no mesmo laboratório, sob as mesmas condições; já a repetibilidade é a máxima diferença aceitável entre dois resultados individuais, um em cada um de dois laboratórios, para um mesmo processo e com demais condições de acordo com o especificado.
Selecione a alternativa que representa o conjunto de afirmativas corretas.
Em relação à garantia de qualidade e às boas práticas de fabricação (BPF) aplicadas às indústrias farmacêuticas, assinale a opção correta.
Durante as inspeções sanitárias, a indústria farmacêutica é avaliada em diversos aspectos relacionados ao cumprimento das BPF. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta acerca das ferramentas básicas que podem ser utilizadas no processo de gestão da qualidade em indústrias farmacêuticas, assinale a opção correta.
No que se refere a garantia de qualidade; sanitização e higiene; qualificação e validação; recolhimento de produtos; produtos; contrato de produção e(ou) análise; e instalações, julgue os itens a seguir, acerca das boas práticas de fabricação de medicamentos de uso humano.
O fabricante pode aceitar, em substituição à realização de testes de controle de qualidade de matérias-primas, o certificado de análise emitido pelo fornecedor, desde que a confiabilidade do certificado seja estabelecida por meio de avaliação periódica dos resultados apresentados e de auditorias às suas instalações.
No que se refere a garantia de qualidade; sanitização e higiene; qualificação e validação; recolhimento de produtos; produtos; contrato de produção e(ou) análise; e instalações, julgue os itens a seguir, acerca das boas práticas de fabricação de medicamentos de uso humano.
No que concerne a produtos injetáveis, a água para injetáveis, os produtos intermediários e os produtos terminados devem ser monitorados para lipopolissacarídeos oriundos de bactérias Gram-negativas com base em métodos farmacopeicos validados para cada produto.
No que se refere a garantia de qualidade; sanitização e higiene; qualificação e validação; recolhimento de produtos; produtos; contrato de produção e(ou) análise; e instalações, julgue os itens a seguir, acerca das boas práticas de fabricação de medicamentos de uso humano.
O cumprimento das boas práticas de fabricação está orientado primeiramente à diminuição dos custos inerentes a qualquer produção farmacêutica, os quais devem ser considerados na realização dos ensaios nos produtos terminados.
No que se refere a garantia de qualidade; sanitização e higiene; qualificação e validação; recolhimento de produtos; produtos; contrato de produção e(ou) análise; e instalações, julgue os itens a seguir, acerca das boas práticas de fabricação de medicamentos de uso humano.
Os procedimentos analíticos qualitativos e quantitativos empregados para caracterizar um padrão de referência devem ser mais extensos que os utilizados para controlar identidade, teor, qualidade, pureza e potência de fármacos e medicamentos.
No que se refere a garantia de qualidade; sanitização e higiene; qualificação e validação; recolhimento de produtos; produtos; contrato de produção e(ou) análise; e instalações, julgue os itens a seguir, acerca das boas práticas de fabricação de medicamentos de uso humano.
Na fabricação de produtos estéreis, as áreas limpas utilizadas são classificadas em quatro graus, A, B, C e D. O grau A refere-se a uma zona de alto risco operacional, como o local de envase e das conexões assépticas; o grau B, às áreas circundantes às de grau A para preparações e envase assépticos; e os graus C e D são áreas limpas em que são realizadas etapas menos críticas na fabricação de produtos estéreis.
De acordo com a legislação em vigor, que estabelece a obrigatoriedade da notificação de fabricação de lotes-piloto, o produto “W” deve ser fabricado no(s) seguinte(s) número(s) de lote(s)-piloto e seus possíveis tamanhos:
Considerando-se as (I) substâncias ativas, (II) excipientes e produtos terminados sob as formas farmacêuticas, (III) sólidas orais e as (IV) SPGV, os respectivos tempos que as amostras destes materiais devem ser mantidas no arquivo de referência futura são:
O Sistema Legal de Pesos e Medidas determina que todos os utensílios utilizados para medidas volumétricas de precisão devem ser calibrados à temperatura padrão de 25°C. Em virtude de essa aferição ser realizada com água destilada e para o resultado final ser confiável, alguns parâmetros da amostra devem ser semelhantes aos da água. Esses parâmetros são:
As alterações nos medicamentos podem ser provocadas por influência do meio ambiente, tais como a temperatura, a umidade e os gases que compõem o próprio ar; outras relacionadas às interações que podem ocorrer entre os fármacos com excipientes e/ou adjuvantes; ou ainda por fatores como o pH do meio, a qualidade dos recipientes, a presença de impurezas, etc. Podem ser citados como os processos mais freqüentes:
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) de medicamentos é a parte da garantia da qualidade que assegura que os produtos sejam consistentemente produzidos e controlados em relação aos padrões de qualidade solicitados pelo registro sanitário do produto. Garantindo, assim, a máxima qualidade dos medicamentos produzidos, segurança no uso e eficácia terapêutica. Com relação às BPF de medicamentos, assinale a alternativa INCORRETA:
As técnicas analíticas instrumentais como a espectrofotometria e as diversas modalidades de cromatografias desempenham um papel cada vez mais importante na indústria farmacêutica, pois além do controle de qualidade, são utilizadas na descoberta de novos fármacos e em aplicações clínicas, tendo em vista a compreensão dos pacientes ante a alguns fármacos. A respeito das técnicas analíticas instrumentais, assinale a alternativa CORRETA:
A validação de métodos analíticos em laboratório é fundamental, pois visa garantir que os ensaios realizados no laboratório conduzam a resultados confiáveis e adequados à qualidade pretendida. Sobre a validação dos métodos analíticos, assinale a alternativa CORRETA:
Em relação à NBR ISO/IEC 17025, que estabelece requisitos para acreditação de laboratório analítico, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) CORRETA(S):
I. Para manutenção da acreditação, são realizadas reavaliações periódicas quanto aos requisitos da acreditação.
II. Nas reavaliações para manutenção da acreditação, são avaliados alguns itens da acreditação de modo aleatório de acordo com um cronograma não conhecido pelo laboratório solicitante.
III. Para solicitar a abertura do processo de acreditação, o solicitante deve compor uma equipe de avaliação e seus nomes indicados para a dicla pelo site do inmetro no ato da solicitação.
IV. Nas auditorias de medição, é verificado, entre outros itens, se os resultados obtidos pelo laboratório, incluindo a incerteza de medicação, são compatíveis com o valor verdadeiro convencional atribuído ao padrão.
Está(ão) CORRETA(S):
O estudo da estabilidade de produtos cosméticos fornece informações que indicam o grau de estabilidade relativa de um produto nas variadas condições a que possa estar sujeito desde sua fabricação até o término de sua validade. Ante o exposto e os testes farmacopeicos aplicados aos cosméticos, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa INCORRETA:
A inserção dos medicamentos genéricos no Brasil consolidou as políticas de inserção da assistência farmacêutica. O fabricante de um medicamento candidato a genérico deverá cumprir uma série de exigências técnicas para que o seu medicamento seja intercambiável com um medicamento de referência.
A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
O Farmacêutico, como profissional do medicamento, deve assegurar que o produto final seja produzido de maneira adequada dentro dos padrões estabelecidos de controle de qualidade. Para tal, um sistema de garantia de qualidade deve ser implantado no estabelecimento produtor para desenvolver critérios, avaliar parâmetros de produção e garantir a reconciliação de lotes, por exemplo. Para isso, a criação de um sistema documentacional que garanta reprodutibilidade para a produção/controle de qualidade da empresa é imperante.
As opções a seguir apresentam documentos do sistema de Garantia da Qualidade, no tocante à fabricação de produtos farmacêuticos, à exceção de uma. Assinale-a.
Em relação às boas práticas de fabricação de produtos farmacêuticos (RDC 17/2010), assinale a afirmativa incorreta.
Segundo a RDC nº 67, de 08 de outubro de 2007, da ANVISA, entre outros ensaios, devem ser feitos testes físico-químicos, no mínimo a cada seis meses, para monitorar a qualidade da água de abastecimento, mantendo-se os respectivos registros. Dentre os ensaios requeridos, podemos citar:
Faça a correta associação entre os termos utilizados em gestão de qualidade.
1. Auditoria interna.
2. Certificação.
3. Acreditação.
4. Controle de qualidade.
5. Garantia de qualidade.
I Verifica se os procedimentos de qualidade se fazem presentes e estão sendo inteiramente implementados.
II Um organismo de terceira parte fornece garantia por escrito de que um produto, processo ou serviço está em conformidade com requisitos especificados.
III Entidade autorizada concede reconhecimento formal de que uma organização ou pessoa é competente para realizar tarefas específicas.
IV Técnicas operacionais e atividades que são usadas para preencher os requisitos para a qualidade.
V Descreve as medidas globais que um laboratório utiliza para assegurar a qualidade de suas operações.
A numeração correta é:
A validação de um método estabelece, através de estudos sistemáticos de laboratório, que ele é adequado à finalidade, isto é, suas características de desempenho são capazes de produzir resultados correspondentes às necessidades do problema analítico. Uma dessas características é a declaração da proximidade da concordância entre resultados de ensaios mutuamente independentes, o que é normalmente expressa em desvio padrão. É uma referência a:
Sobre os conceitos utilizados na validação de métodos analíticos, assinale a afirmativa que melhor define melhor o termo “precisão”.
Na validação de métodos analíticos, alguns termos são utilizados com frequência. Que termo pode ser definido como “qualidade que exprime o máximo desvio de valor individual, em relação ao valor de referência”?
O controle de qualidade dos granulados pode ser observado através da verificação de alguns parâmetros. O parâmetro que verifica se os grânulos devem ser suficientemente resistentes, para não retornar ao estado de pó durante o curso da sua manipulação e transporte, denomina-se
O estudo da estabilidade de produtos cosméticos contribui para obter uma série de informações e realizar várias determinações, EXCETO
A afirmativa INCORRETA sobre parâmetros de validação de métodos analíticos é:
Um laboratório farmacêutico oficial recebeu recursos para investimento em inovações tecnológicas. O gerente de produção resolveu substituir o misturador em "V" do Setor de Manipulação, já com 20 anos de uso, por outro com o mesmo princípio de funcionamento, porém de maior capacidade e automatizado. Com um novo misturador de contêineres em formato de duplo cone, o processo de mistura obteve resultados mais reprodutivos, facilitando a validação do referido processo. Para esta alteração e considerando a Resolução - RDC n° 48 de 6 de outubro de 2009, é correto afirmar que:
Segundo a Farmacopeia Brasileira (2010), assinale a opção que indica somente as determinações e testes que deverão ser realizados na produção de uma forma farmacêutica de cápsula dura.
De acordo com a RE 1/ 2005, como se denomina o estudo de estabilidade projetado para verificação das características físicas, químicas, biológicas e microbiológicas de um produto farmacêutico durante e, opcionalmente, depois do prazo de validade esperado; cujos resultados são usados para estabelecer ou confirmar o prazo de validade e recomendar as condições de armazenamento?
A determinação da dissolução de fármacos, a partir de formas farmacêuticas em condições padronizadas, fornece informações importantes que são utilizadas para assegurar a qualidade do produto e a biodisponibilidade do fármaco. Qual forma farmacêutica NÃO necessita fazer o teste de dissolução?
Após o processo de revestimento de um comprimido de polivitaminas, foi observado um grande número de comprimidos quebrados. Qual teste durante o controle de processo NÃO foi realizado corretamente?t
De acordo com a RDC 17/ 2010, que estabelece os requisitos mínimos a serem seguidos na fabricação de medicamentos para padronizar a verificação do cumprimento das Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, pode-se afirmar, em relação à validação, que:
No controle de qualidade de matéria-prima, devem ser recolhidas amostras representativas de cada embalagem de cada lote, caso venha mais de uma embalagem de um mesmo lote. Que fórmula matemática deve ser empregada para determinar o número de embalagens das quais devem ser recolhidas amostras?
Diversos laboratórios analíticos têm adotado sistemas de gestão da qualidade como ferramentas para elevar a confiabilidade das análises realizadas. Acerca das normas ou protocolos que regulamentam os sistemas de gestão da qualidade, julgue o item que se segue.
A validação de métodos consiste na confirmação das
especificações de uma amostra analisada, utilizando-se, para
isso, outra estratégia, metodologia ou equipamento.
Diversos laboratórios analíticos têm adotado sistemas de gestão da qualidade como ferramentas para elevar a confiabilidade das análises realizadas. Acerca das normas ou protocolos que regulamentam os sistemas de gestão da qualidade, julgue o item que se segue.
Os laboratórios de calibração e ensaios que atendem aos
requisitos da Norma ABNT NBR ISO/IEC n.º 17.025/2005
operam em um sistema de gestão da qualidade que também
atende aos princípios da Norma ABNT NBR ISO 9001.
Diversos laboratórios analíticos têm adotado sistemas de gestão da qualidade como ferramentas para elevar a confiabilidade das análises realizadas. Acerca das normas ou protocolos que regulamentam os sistemas de gestão da qualidade, julgue o item que se segue.
A Norma ABNT NBR ISO/IEC n.º 17.025/2005 especifica os
requisitos necessários para a realização de ensaios e/ou
calibrações, mas não aborda os procedimentos de amostragem.
Julgue o seguinte item , relativo ao uso de equipamentos e vidrarias em um laboratório de controle da qualidade de fármacos e medicamentos.
O cadinho é uma peça de porcelana cuja finalidade é aquecer
substâncias a seco e com grande intensidade de calor.
Julgue o seguinte item , relativo ao uso de equipamentos e vidrarias em um laboratório de controle da qualidade de fármacos e medicamentos.
O dessecador é utilizado para guardar substâncias não
higroscópicas em atmosfera com baixo índice de umidade.
Julgue o seguinte item , relativo ao uso de equipamentos e vidrarias em um laboratório de controle da qualidade de fármacos e medicamentos.
Julgue o seguinte item , relativo ao uso de equipamentos e vidrarias em um laboratório de controle da qualidade de fármacos e medicamentos.
Julgue o seguinte item , relativo ao uso de equipamentos e vidrarias em um laboratório de controle da qualidade de fármacos e medicamentos.
A metodologia de quantificação de paracetamol é realizada a
275 nm; portanto, o uso de cubeta de vidro torna-se
obrigatório.
Em relação à validação analítica, é correto afirmar que
É atribuição do Controle de Qualidade, segundo a RDC 210/ANVISA: