SóProvas


ID
1647865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um paciente levou à farmácia a seguinte prescrição médica: Profenid entérico 100 mg, um comprimido duas vezes ao dia por dez dias. O farmacêutico verificou que se tratava de um medicamento referência com vinte comprimidos revestidos de cetoprofeno, mas que o fármaco estava em falta na farmácia.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.


Havendo na farmácia o medicamento Profenid supositório 100 mg, o farmacêutico poderá indicá-lo ao paciente, orientando-o para o fato de que essa substituição não ocasionará efeitos adversos, pois a administração retal é uma via alternativa que evita completamente a metabolização hepática.

Alternativas
Comentários
  • O revestimento entérico é uma técnica utilizada para impedir que a cápsula se dissolva no estômago, fazendo com que os princípios ativos sejam liberados no intestino. Esta técnica é importante porque alguns medicamentos irritam o estômago ou sofrem a ação as enzimas digestivas do suco gástrico, sendo degradados por este.

  • Ainda que de forme diminuída, a via retal apresenta efeito de primeira passagem, o que invalida dizer que evita completamente a metabolização hepática.

  • Conforme Goodman e Gilman, "cerca de 50% do fármaco que é absorvido pelo reto passará pelo fígado". Portanto, é incorreta a afirmativa de que evitará completamente a metabolização hepática, porém é importante dizer que terá efeito de primeira passagem menos intenso do que a via oral. Ressalta-se também que é incorreta a afirmativa de que não terá efeitos adversos, pois todo medicamento tem possíveis efeitos indesejados em maior ou menor quantidade.