SóProvas


ID
1647889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um paciente pediátrico recebeu a prescrição de dose única de comprimido mastigável de albendazol 400 mg. Na bula do medicamento consta a seguinte informação farmacocinética: no homem, após uma dose oral, o albendazol tem uma pequena absorção (menos de 5%).

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.


A eficácia desse medicamento poderia ser aumentada caso fosse prescrito administração por via transdérmica, contendo na formulação promotores de absorção. Entretanto, essa formulação apresentaria como desvantagem o alto custo.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O comprimido de albendazol prescrito é mastigável, e assim o fármaco inicia sua ativação, portanto a via transdérmica não vai aumentar a eficácia do medicamento. 

    Comprimidos mastigáveis são formas farmacêuticas que visam a desintegração completa da formulação quando em contato com a saliva e submetido à pressão mecânica pela mastigação na boca, para favorecer a dissolução do fármaco, ou então para facilitar a ingestão do comprimido, quando este apresenta volume elevado (Alderborn, 2005)

  • O medicamento em questão deve agir no intestino, por se tratar de um anti - helmíntico, logo se espera realmente que o mínimo possível seja absorvido.