SóProvas


ID
1649329
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Capítulo IV – Do Direto à Saúde – do Estatuto do Idoso assegura, ao idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), o acesso universal e igualitário à saúde.
Em conformidade com as disposições desse capítulo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ART 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

    Estatuto do Idoso


  • a)§ 3o É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    b)§ 6o É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária. 

    d) CAPÍTULO V Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer

     Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.

      
  • Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 10741/2003, é vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade. Além disso, é assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária. Ou seja, essa garantia não é para todo idoso, somente para os enfermos (doentes).
    No Capítulo IV, artigo 16 coloca que, ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.
    A afirmação que o idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade, está correta, porém não faz parte do Capítulo IV – Do Direto à Saúde, mas sim, Capítulo V - Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

    Gabarito do professor: Letra C

    Bibliografia
    www.planalto.gov.br