SóProvas


ID
1649698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tendência à radicalização política foi característica m arcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o item que se segue.


Na União Soviética, a revolução bolchevista, que pôs fim ao czarismo russo, afastou-se das tentações totalitárias e gerou um regime politicamente aberto e tolerante.

Alternativas
Comentários
  • Foram os mencheviques que puseram fim ao czarismo!!
  • Errado.

    Os bolcheviques defendiam uma revolução socialista com a instalação de uma ditadura do proletariado.

  • Errado.

     

    Importante observação da Socorro. Após a derrubada do Czarismo, na Revolução de Fevereiro (não Outubro), foi instalado um governo provisório, de caráter Liberal. O regime do governo provisório pode sim ser qualificado como tolerante e aberto, conforme as principais medidas tomadas por Kerensky, quais sejam: a abolição da pena capital, além de anunciar as liberdades civis básicas, tais como a liberdade de imprensa, a abolição da discriminação étnica e religiosa e fez planos para a introdução do sufrágio universal.

     

    Após a derrubada do czar, instalou-se o Governo Provisório, comandado pelo príncipe Georgy Lvov[6], um latifundiário, e tendo Alexander Kerenski como Ministro da Guerra. Era um governo de caráter liberal burguês, comprometido com a manutenção da propriedade privada e interessado em manter a participação russa na Primeira Guerra Mundial. Enquanto isso, o Soviete de Petrogrado reivindicava para si a legitimidade para governar[8]. Já em 1 de Março, o Soviete ordenava ao exército que lhe obedecesse, em vez de obedecer ao Governo Provisório. O Soviete queria dar terra aos camponeses, um exército com disciplina voluntária e oficiais eleitos democraticamente, e o fim da guerra, objetivos muito mais populares do que os almejados pelo Governo Provisório.

  • Banca pos-moderna mas ok.