SóProvas


ID
1649701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tendência à radicalização política foi característica m arcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o item que se segue.


Parlamentarismo liberal, internacionalismo e luta de classes eram repudiados pelas ditaduras fascistas.

Alternativas
Comentários
  • Os facistas eram extremamente nacionalistas

  • Gabarito: Certo.

    De forma geral, o fascismo é um regime autoritário com concentração total do poder nas mãos do líder do governo. Esse líder deveria ser cultuado e poderia tomar qualquer decisão sem consultar previamente os representantes da sociedade. Além disso, o fascismo defende uma exaltação da coletividade nacional em detrimento das culturas de outros países.

    Além de totalitários, os governos fascistas objetivavam expandir seu território através de conflitos internacionais e, para isso, realizavam altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra.

    Para garantir a manutenção de seu governo, os líderes fascistas controlavam os meios de comunicação de massa, por onde divulgavam sua ideologia e controlavam todas as informações disseminadas. Qualquer crítica ao governo era aniquilada mediante uso da violência e do terror. Aqueles considerados inimigos do governo eram punidos com prisão ou morte.

    Comumente, o fascismo é tido como parte da extrema-direita, principalmente pela sua notável oposição ao socialismo. As experiências fascistas contaram com amplo apoio dos banqueiros e industriais, tanto na Itália quanto na Alemanha.

    Todavia, o fascismo também se opôs ao liberalismo, sobretudo na defesa do Estado forte e dos interesses de massa em detrimento dos interesses individuais.

    http://www.politize.com.br/fascismo-entenda-o-conceito/

  • Leandro Konder, no livro Introdução ao fascismo (1977, p. 53) define historicamente o fascismo assim:​

     

    O fascismo é uma tendência que surge na fase imperialista do capitalismo, que procura se fortalecer nas condições de implantação do capitalismo monopolista de Estado, exprimindo-se através de uma política favorável à crescente concentração do capital; é um movimento político de conteúdo social conservador, que se disfarça sob uma máscara “modernizadora”, guiado pela ideologia de um pragmatismo radical, servindo-se de mitos irracionalistas conciliando-os com procedimentos racionalistas-formais de tipo manipulatório. O fascismo é um movimento chauvinista, antiliberal, antidemocrático, antissocialista, antioperário.

  • O fascismo era uma ideologia nacionalista – repudiava, assim, o internacionalismo.

    Ademais, era um movimento político autoritário que não acreditava no debate e na pluralidade de ideias, rejeitando, desta forma, o parlamentarismo e a luta de classes.

    Para os fascistas, a luta de classes promovia o divisionismo e era culpada por retrocessos econômicos e sociais.

    Resposta: Certo