SóProvas


ID
1649704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tendência à radicalização política foi característica marcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o  item que se segue. 


A miséria e as péssimas condições de vida ampliadas pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918) potencializaram fatores preexistentes e levaram à eclosão da Revolução Russa em 1917. 

Alternativas
Comentários
  • Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha a maior população da Europa, com cerca de 171 milhões de habitantes em 1904. Defrontava-se também com o maior problema social do continente: a extrema pobreza da população em geral.

  • Certo

    Durante a Primeira Guerra Mundial, como membro da Tríplice Entente, a Rússia lutou junto com a Inglaterra e a França, contra a Alemanha e a Áustria-Hungria. Com as sucessivas derrotas, a Rússia estava militarmente aniquilada e economicamente desorganizada. Em março, o movimento revolucionário foi deflagrado. Os movimentos grevistas iniciados em Petrogrado espalharam-se por vários centros industriais. Os camponeses se rebelaram. A maior parte dos militares aderiu aos revolucionários, o que forçaram a abdicação do czar Nicolau II, em fevereiro de 1917 motivo da saída da Rúsia da  Primeira Guerra Mundial.

  • Correto.

     

    A Rússia só aboliu a servidão em 1861, mas as condições dos camponeses continuavam miseráveis. A participação na Primeira Guerra aumentou consideravelmente o endividamento do país, que já estava elevado desde a perda na Guerra Russo-Japonesa de 1904-05. A Primeira Guerra foi impopular porque cada homem em batalha era um membro da família a menos trabalhando para o sustento das famílias, majoritariamente camponesas. (80% da população era formada por camponeses vivendo em condições miseráveis).

  • Rússia se absteve quando a crise pegou no pé.

    Gab C

    PMAL2021