Entre os mais importantes grupos políticos que participaram da disputa entre a defesa e a oposição da emancipação política do Brasil em relação a Portugal, não foi/foram sustentada (s):
* A questão se refere ao fim do Brasil Colônia (1815) com a elevação do Brasil Colônia a Reino unido de Portugal Brasil e Algarves, que foi um fator importantíssimo para o fim do período colonial no Brasil.
Então, dois grupos políticos discutiam sobre como seria o futuro do "Brasil", D. João retornou a Portugal sob Pressão da corte em Viena, e diversas discussões decidiam esse futuro incerto.
A) a permanência do Brasil na condição de Reino Unido, junto a Portugal. (era discutido).
B) abolição da escravatura e adoção da República como forma de governo. (A questão da abolição da escravatura não foi discutida, pois não se pensava em abolir a escravidão nessa época, o que foi discutido somente após 1844 com a decretação da Tarifa Alves Branco, que prejudicava os ingleses que começaram a pressionar o Brasil a abolir a escravidão. Tampouco a questão da adoção da República, que só foi implementada em 1889 com o fim da Monarquia.
C) a autonomia brasileira nas relações econômicas com países estrangeiros. (era discutido).
D) a continuidade da dinastia de Bragança no governo da ex-colônia lusa. (Sim, até por que D. Pedro I, por desordem do pai D. João VI permaneceu no Brasil decretando em 7 de setembro de 1822 a Independência do Brasil.
E) a manutenção do regime monárquico como forma de governo. (Sim, como dito anteriormente).