-
Alguém me ajuda a entender o motivo dessa questão estar Errada?
-
Carolina
Realmente é uma questão difícil. A chave para resolvê-la é compreender que o sofrimento criativo não está presente em quadros de depressão. Ou seja, se ele não está presente não dá para compará-lo.
Bons estudos!
-
O sofrimento patogênico ocorre pela impossibilidade do indivíduo estabelecer no seu trabalho a ressonância simbólica, não encontrando um espaço de palavra (espaço público) para expressar suas questões internas.
O sofrimento criativo origina-se do fato de o indivíduo elaborar soluções originais que favorecem ou restituem sua saúde. O sofrimento criativo chega a adquirir um sentido, pois favorece ao indivíduo um reconhecimento de uma identidade.
Portanto, na depressão não há sofrimento criativo, por isso o erro da questão.
Fonte: DEJOURS. C. ABDOUCHELI, E., JAYET, C. (1994).Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. Betiol, M.L.S (Coord). São Paulo: Atlas.
-
Carolina, a melhor resposta pra essa pergunta, até agora, foi a sua! A questão está "Errada"!
-
Na depressão não há sofrimento criativo, pois as tentativas de lidar com a situação se esgotaram, a ponto de surgir o sofrimento patogênico.
Assertiva simplificada, mas se trata de concurso público...
Fonte: Aula sobre Psicodinâmica da Folha Dirigida no Youtube, rs.
-
Não é mais presente, ele é o ÚNICO presente.
-
Não há sofrimento criativo na depressao.
A função do sofrimento criativo é criar estratégias para auxiliar o trabalhador a não adoecer mentalmente. Onde há sofrimento criativo, há mobilização em prol da saúde mental.
Assim, na depressão e em outros transtornos mentais e de humor, há o sofrimento patogênico.
-
essa questão é imoral