SóProvas


ID
1651030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a psicopatologia e a psicodinâmica do trabalho, julgue o item seguinte, acerca de saúde mental.

A ressonância simbólica é um modo de enfrentar as condições antissublimatórias que resultam em adoecimento no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • "A sublimação desempenha um papel de luta contra a alienação no trabalho, pois é na atividade laboral (sublimada e reconhecida) que o sujeito escapa da doença mental e da descompensação, enriquecendo a identidade. Nessa perspectiva, sublimação é lutar contra a dominação. As organizações de trabalho que não tem espaço para sublimação são qualificadas por Dejours (2008) como antissublimatórias." 
    "É preciso dizer que o sofrimento é preexistente ao encontro com a situação do trabalho, pois ele é resultado da imaturidade inata e do desenvolvimento incompleto do ser humano. Assim, este sofrimento que vem da história individual, pode ou não articular-se com o sofrimento do trabalho na vida adulta. Quando há articulação e a situação laboral permite a sublimação, é possível então dar sentido ao trabalho e ao sofrimento (DEJOURS, 1999, 2008). 
    O trabalho aparece, em certas condições, como um meio de amplificar essa atitude positiva: é o caso da ressonância simbólica, na sublimação operacionalizada em inteligência astuciosa e em criatividade. Mas, em certas condições, pelo contrário, o contexto social e histórico amarram e, às vezes, chegam a paralisar a aptidão de interpretação, disponível potencialmente ao sujeito: “situações de trabalho antissublimatórias contribuem para destruir o funcionamento psíquico do sujeito e para fazê-lo oscilar na doença mental e na somatização”. (DEJOURS; ABDOUCHELI, 1994, p.141). “Assim, o ponto final do sofrimento psíquico ocasionado pelas tarefas antissublimatórias pode manifestar-se pelo surgimento de uma doença física e não de uma doença mental” (DEJOURS, 1996, p.163)."


    Fonte: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3297/1/Maiara%20Carolina%20do%20Canto%20Reus.pdf