-
Comentário: A questão está certa e exigiu apenas a literalidade do art. 3º da lei 8.159/91:
Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
-
Teoria das três idades, uma estratégia de organização documental que reparte o ciclo de vida documental em três fases ou idades (corrente, intermediária e permanente).
GAB: letra E
-
Contribuir para o acesso e a preservação dos documentos que mereçam guarda permanente por seus valores histórico e científico constitui um dos objetivos do (a):????
Fazes da gestão de documental: 1 - Produção - criação de documentos esse tem valor Primário.
.2 - Utilização e manutenção - esse é o fluxo percorrido pelos os documentos no cumprimento de sua função administrativa e sua guarda após cessar seu Trâmite. (lembre-se não é guarda definitiva, esses documentos podem ficar próximo a você para possivel consultas).
3 - Avaliação e Destino - (atividade de análise, seleção e fixação de prazos de guarda se serão eliminados e quais a serem preservados permanentemente).
-
Lei no 8.159/91 (Política nacional de arquivos)
Art. 3º - Considera-se
gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas
referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação
e arquivamento (tarefas que compões a gestão de doc) em fase corrente
e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda
permanente.
-
Pra mim essa questão não tem resposta certa, porque não se fala de gestão na fase permanente. O proprio artigo 3, faz essa separação quando diz:
Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação,uso, avaliação e arquivamento (tarefas que compões a gestão de doc) em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Dizer que a gestão está contribuindo com a preservação dos documentos (fase permanente), pra mim é interpretar o artigo de forma equivocada. A gestão não contribui pra isso. A contribuição dela sob qualquer aspecto é ate a fase intermediária depois não interfere nos documentos. Essa questão não tem resposta certa.
-
Um pouco relutante, mas a opção correta é a letra E.
-
Difícil...
-
A preservação e o acesso aos documentos é a essência do arquivo, sua razão de existir. Caso o arquivo não possa prover esses dois elementos, sua existência torna-se desnecessária.
Para evitar que a informação se perca, ou seja, para contribuir com a preservação e acesso às informações e documentos, a Arquivística faz uso da gestão de documentos, que é o conjunto de operações e procedimentos executados com a finalidade de controlar o fluxo de documentos, desde sua produção até a destinação.
A gestão de documentos controla quais documentos serão produzidos, qual percurso que eles farão, quem terá acesso, como será armazenado e qual a sua destinação final (eliminação ou recolhimento), sendo que isso evita a perda de informações importantes e a produção de informações desnecessárias.
Gabarito do professor: Letra "E"
-
Resolução: o conceito de gestão de documentos, segundo a Lei nº 8.159/91elenca a guarda permanente como um dos objetivos da aplicação da gestão de documentos. Veja:
Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
A gestão de documentos não ocorre na fase permanente, mas com certeza a sua aplicação reflete nos documentos permanentes e, consequentemente, no seu acesso e preservação elencado pela questão.
Resposta: E