-
O VOCATIVO é a expressão de caráter exclamativo através da qual chamamos ou pomos em evidência a pessoa a quem nos dirigimos.
-
Resposta c) vocativo. Aposto e vocativo NÃO se confundem, para facilitar a diferenciação, o vocativo admite o emprego da interjeição "Ó" Ex: "Não quero lhe falar, "Ó" meu grande amor..." sendo um diálogo. O aposto, por não admitir o emprego da mencionada interjeição, caracteriza-se como uma declaração.
-
Vocativo é o termo da oração que implica vocação ou chamamento a alguem.
Definição de aposto e vocativo segundo http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/aposto-vocativo.htm
Aposto
Manoel, português casado com minha prima, é um ótimo engenheiro. “Português casado com minha prima” explica um termo anterior da oração.
Tipos de apostos:
• Explicativo: usado para explicar o termo anterior: Gregório de Matos, autor do movimento barroco, é considerado o primeiro poeta brasileiro.
• Especificador: distingue um substantivo de sua classe genérica: Cláudio Manuel da Costa nasceu nas proximidades de Mariana, situada no estado de Minas Gerais.
• Enumerador: sequência de termos: O aluno dever ir à escola munido de todo material escolar: borracha, lápis, caderno, cola, tesoura, apontador e régua.
• Resumidor: resume termos anteriores: Funcionários da limpeza, auxiliares, coordenadores, professores, todos devem comparecer à reunião.
-
Uma questão simples, mas interessante. Ela foge um pouco do básico que a gramática e os sites de português ensinam sobre vocativo.
Ainda assim é válida para treino."meu grande amor...” é o bom e velho chamamento, invocação ou apelo.
Segundo o Norma Culta: "O vocativo é um chamamento, uma invocação ou um apelo. É usado numa situação de comunicação, quando o falante se dirige ao ouvinte, ou seja, quando quem fala chama, nomeia ou invoca a pessoa com quem está falando".
Vale uma olhada: https://www.normaculta.com.br/vocativo/
Letra: B.