SóProvas


ID
166024
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No Estatuto Social de uma determinada Cooperativa, figura o seguinte artigo:

Artigo XX. O mandato da Diretoria será de 4 (quatro) anos, contados da data da Assembléia que os elegeu.

Analise o segmento sublinhado e marque com V para assertiva verdadeira e com F para falsa. Assinale, a seguir, a seqüência correta.

( ) As normas gramaticais de concordância do padrão culto da língua portuguesa permitem que se empregue o pronome pessoal no feminino singular.

( ) A concordância do pronome pessoal, no caso, é dita ideológica, isto é, faz-se com a idéia de "diretoria" e não com a forma da palavra, que está no singular.

( ) Ficam mantidas as mesmas relações de referência do texto original se o pronome pessoal for flexionado no masculino singular.

Alternativas
Comentários
  • 1º_ que os elegeu = quem elege, elege alguém. (elegeu= V.T.D); O pronome "os" faz papel de objeto direto pleonástico porque se remete aos integrantes da "diretoria", ou seja, o pronome não faz menção à palavra diretoria, mas sim à ideia contida na palavra.

    2º_ para concordar com a palavra "diretoria", o pronome os deve ser trocado para o pronome a.

    3º_ trocar o pronome os por o é forçar demais a barra! O que a banca quis é induzir o candidato a pensar que fazendo tal substituição estaria certo porque a concordância do o recairia sobre "mandato". Isso não pode ocorrer, pois quem elege, elege alguém e não o "mandato". Não faz o menor sentido!

  • Ótimo comentário da amiga Thaís Nogueira, abaixo. Mas com relação à terceira acertiva, mudar o pronome os para o não é nada descabido. Se você mesmo disse que esse pronome faz referência à ideia de "integrantes" da direitoria, é possível que a diretoria seja formada por apenas um integrante e quem vier a ler essa lei, entenderia que, usando o pronome o (em "que o elegeu"), ela estaria se referindo ao DIRETOR, único membro da direitoria.