SóProvas


ID
166030
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Indique a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião esse gabarito está errado.

  • Mas uma vez, o gabarito exposto pelo site está incorreto. Como já foi dito pelo colega abaixo, creio que a reposta mais correta, ou menos errada, adotem como quiser, seria a letra "A".

  • A questão "A" não poderia estar correta, pois não se separa sujeito de verbo e predicado, e no período da questão A eles estão separados por vírgulas.

    Já a questão "C" (correta), para não restar dúvidas, poderia ser organizada da seguinte forma: Na economia do conhecimento, questões cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agências de regulação de padrões tecnológicos, regulamentação de setores privatizados e uma tendência de crescente democratização da sociedade brasileira ganham evidência.
     

  • ...relativas a propriedade intelectual...

    Não tem crase? Se alguém puder me esclarecer essa dúvida, agradeço.

  • A - Como já foi dito, está errada. O sujeito está separado do predicado por vírgula e quanto à crase, reparem que apenas no termo propriedade intelectual o autor fez uso do artigo definido para que surgisse o acento grave. Todos os outros termos não levam artigo definido (direitos autorais, patentes, agências....)

    B - Erro de concordância verbal.

    C - Correto quanto à concordância verbal e quanto à crase. 

    D - Aqui ocorreu o inverso da alternativa A. Propriedade intelectual está sem artigo definido enquanto em todos os demais notamos a presença de preposição + artigo (Aos direitos, às agências, às patentes ....)

    E - erro de concordância.
  • Alguém pode me explicar por que não há crase em "relativas a propriedade intelectual", na letra C ??

    Pra mim, todas estão erradas =/
  • Será que a a) nao poderia ser entendida dessa maneira? o que a tornaria a resposta correta.

    a)  Questões cada vez mais complexas relativas à propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agências de regulação de padrões tecnológicos, regulamentação de setores privatizados e uma tendência de crescente democratização da sociedade brasileira 
     ganham evidência Na economia do conhecimento.

    Alguem pode me ajudar, por  favor??
  • CONCORDÂNCIA VERBAL
    Sujeito composto posposto ao verbo, este concordará com o mais próximo, ou com todos os sujeitos da frase.
    Resposta: Ganham concorda com questões e não com os sujeitos da frase, pois regulamentação está no singular.
  • Gabarito: C
    Olá pessoal,
    Êta questãozinha, ciô! Na minha eterna ignorância gramatical, conclui que "questões cada vez mais complexas relativas à propriedade intelectual" de fato é craseado. Relativo a(preposição) + a(artigo). Ou não? 
    Bons estudos!!!!
  • Oi gente!
    Na letra "c" não tem crase porque "relativas a" está se referindo ao trecho todo...


    Na economia do conhecimento, ganham evidência questões cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agências de regulação de padrões tecnológicos, regulamentação de setores privatizados e uma tendência de crescente democratização da sociedade brasileira.


    Já, na letra "d" deveria ter crase; por isso está errada. Vejam que o "aos" especifica "direitos autorais"; o "às" especifica "patentes"; então, todos os trechos devem ser especificados. 
     
    Na economia do conhecimento, questões cada vez mais complexas relativas à propriedade intelectual, aos direitos autorais, às patentes sobre produtos e processos, às agências de regulação de padrões tecnológicos, à regulamentação de setores privatizados e a
    (não tem crase porque depois vem "uma") uma tendência de crescente democratização da sociedade brasileira ganham evidência.
  • Não leva crase "relativas a" porque para haver crase é preciso ARTIGO + PREPOSIÇÃO. E não há artigo nesse caso, pois não há artigo depois de palavra utilizada em sentido genérico (para descobrir basta trocar por palavra masculina). Ela é candidata a rainha do baile (a rei, e não ao rei). Promoveram-na a diretora (a diretor, e não ao diretor). Jamais assisti a peça (a teatro, e não ao teatro) tão chata.

  • a) errada. Não se separa sujeito de verbo e predicado (...evidência, questões ...) e não tem crase porque "relativas a" está se referindo ao trecho todo. Se tivéssemos que colocar crase no primeiro teríamos que fazê-lo para todos os itens. b) errada. O núcleo do sujeito sendo “questões” pede  uma concordância verbal na 3ª pessoa do plural (ganham). c) certa. Poderia ser organizada da seguinte forma: Questões cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agências de regulação de padrões tecnológicos, regulamentação de setores privatizados e uma tendência de crescente democratização da sociedade brasileira ganham evidência na economia do conhecimento. d) errada. Aqui como vimos se forem colocados todas as preposições + artigos teríamos que ter crase (à propriedade intelectual). e) errada. Erro na concordância verbal em “ganham” e no advérbio evidência que é invariável.