A questão exige conhecimento acerca do alcoolismo relacionada ao trabalho.
A questão quer a alternativa que traga uma atividade que não está associada com a frequência de trabalhadores com alcoolismo.
De acordo com o Manual de Procedimentos do Ministério da Saúde (2001), a definição de alcoolismo é a seguinte:
"Alcoolismo refere-se a um modo crônico e continuado de usar bebidas alcoólicas, caracterizado pelo descontrole periódico da ingestão ou por um padrão de consumo de álcool com episódios frequentes de intoxicação e preocupação com o álcool e o seu uso, apesar das consequências adversas desse comportamento para a vida e a saúde do usuário."
Ainda de acordo com a mesma obra, o trabalho está relacionado ao alcoolismo como um dos fatores psicossociais.
Em relação à maior incidência de casos individuais, o Ministério da Saúde (2001) traz a seguinte informação sobre as ocupações mais frequentemente relacionada à doença:
- Ocupações socialmente desprestigiadas e mesmo determinantes de certa rejeição, como as que implicam contato com cadáveres, lixo ou dejetos em geral, apreensão e sacrifício de cães;
- Atividades em que a tensão é constante e elevada, como nas situações de trabalho perigoso (transportes coletivos, estabelecimentos bancários, construção civil),
- De grande densidade de atividade mental (repartições públicas, estabelecimentos bancários e comerciais),
- De trabalho monótono, que gera tédio, trabalhos em que a pessoa trabalha em isolamento do convívio humano (vigias);
- Situações de trabalho que envolvem afastamento prolongado do lar (viagens frequentes, plataformas marítimas, zonas de mineração).
Analisando as alternativas:
A- CORRETA. O trabalho sob tensão ou perigoso ou com grande densidade mental (como os bancários) também pode contribuir como um fator psicossocial para o alcoolismo.
B- CORRETA Novamente, os estudos mostram que trabalho perigosos apresentam com mais frequência profissionais com a doença do alcoolismo.
C- CORRETA. Vigias se enquadram na situação de trabalho monótono ou tedioso, que também é trazido no manual como profissionais que apresentam um maior incidência de casos de alcoolismo.
D- INCORRETA Não há qualquer relação entre os trabalhos do profissional de educação superior e o aumento do número de casos de alcoolismo, de acordo com a obra referida acima.
E- CORRETA. De acordo com a obra do MS, o alcoolismo também é mais incidente em atividades de situações de trabalho perigoso (transportes coletivos, estabelecimentos bancários, construção civil),
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO DA MONITORA: LETRA D