SóProvas



Questões de Estudos Epidemiológicos e Doenças Endêmicas


ID
6838
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Em termos epidemiológicos, é sabido que a prevalência de doenças em um determinado período e espaço geográfico é influenciada por muitos fatores. Assinale o item que tende a diminuir a prevalência.

Alternativas
Comentários
  • Usada em estatística e em epidemiologia, a prevalência pode referir-se a:A) número total de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal; B) proporção de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal. A prevalência permite compreender o quanto é comum, ou rara, uma determinada doença ou situação numa população. Com este objetivo é preferível o uso dos valores em proporção, mas caso se opte pelo uso do número total de casos convém referir a dimensão da população a que se refere.É habitualmente usada em epidemiologia em doenças crônica ou situações de duração prolongada, como a obesidade, a hipertensão arterial ou o cancro. Na área da saúde a prevalência ajuda o profissional a conhecer a probabilidade - ou risco - de um indivíduo sofrer de determinada doença. O conceito é também muito útil na elaboração e planificação de políticas e programas de saúde, uma vez que permite organizar os recursos existentes para os problemas de saúde mais importantes.
  • Doenças de maior letalidade eliminam de maneira mais rápida o agente infecciosotendo menor potencial de transmissão , como o virus ebola .
  • Maior letalidade = morre mais rápido = decresce o número de casos no total

    Imigração de casos = cresce o número de casos no total

    Emigração de pessoas sadias = não se altera o número de casos no total

    Imigração de pessoas suscetíveis = cresce o número de casos no total

    Aumento da sobrevida sem cura = cresce o número de casos no total

     


ID
6841
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Em uma dada região geográfica, endemia significa que a doença:

Alternativas
Comentários
  • Endemia é uma doença infecciosa ou parasitária crônica, que tem ocorrência permanente numa determinada região. É diferente de epidemia, que é doença infecciosa aguda e que desaparece certo tempo depois. Exemplos de endemias: doença de Chagas, hanseníase, tuberculose, malária, leshmaniose, esquistossomose, ancilostomose, filariose, e muitas outras.
  • As endemias são temporalmente ilimitadas e estão habitualmente presentes entre os membros de uma população. As endemias, portanto, ocorrem regularmente nos limites de uma dada faixa de território, junto a uma população específica, sendo mais comuns em alguns períodos que em outros.

  • endemismo em ecologia refere-se à presença de um organismo em determinado local. inclui-se ai os agentes patogênicos também.
  • a) Ocorre claramente em excesso em relação ao esperado. = errado --> epidemia

    b) Está habitualmente presente na população humana = correto = endemia = cronicamente presente

    c) Afeta um largo número de países simultaneamente = errado = endemia pode afetar ou não vários países (ex: malaria, sim)

    d) Exibe um padrão sazonal = errado. Endemia pode ou não ser sazonal

    e) Está normalmente ausente, mas pode ocorrer, ainda que raramente. Errado = está normalmente presente; não ocorre raramente.

    abs.
    J.
  • ENDEMIA: Número de casos dentro do esperado em uma região.


ID
6844
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      

Quanto ao delineamento dos estudos epidemiológicos, analise as proposições e assinale a opção correta.

I. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso; neles, o investigador mede, mas não intervém, enquanto, nos estudos experimentais, há uma tentativa de mudar fatores determinantes de uma doença, como uma exposição ocupacional, por exemplo. 

II. Embora fáceis de realizar, os estudos ecológicos são freqüentemente difíceis de interpretar, visto que raramente é possível encontrar explicação para os resultados, devido ao fato de se trabalhar com populações ou grupo de pessoas, cujas conclusões suscitam o viés conhecido por "falácia ecológica".

III. No estudo de prevalência as medidas de exposição e doença são feitas simultaneamente, fato que favorece a interpretação de causalidade, pois essa decorre da associação estatística entre a variável resposta e a explicativa, sob investigação, independentemente da seqüência cronológica observada entre a exposição e o desfecho clínico em estudo.

IV. O estudo de caso e controles inicia com um grupo de pessoas livres da doença, que são classificadas em subgrupos aleatoriamente, de acordo com a exposição a uma causa potencial de doença, momento a partir do qual se faz acompanhamento e medições das variáveis de interesse para os novos casos no grupo de expostos e não-expostos (controles).

Alternativas
Comentários
  • EPIDEMIOLOGIA Estudo da distribuição e dos determinantes das doenças e agravos à saúde na população com o objetivo de prevenir e controlar doenças. A FALÁCIA ECOLÓGICA ocorre quando se realiza analises com resultados derivados de agregação de valores por unidade de área, inferindo que estes valores correspondem ao nível individual. Em geral os resultados apresentam diferenças e podem dar margem a análises incorretas sobre determinado fenômeno. Usando de estatística se faz uma analise para avaliar a falácia ecológica e a estimação de taxas com o objetivo de alertar os planejadores de cidades e analistas quanto aos efeitos desses problemas.Os estudos caso-controle e os estudos de coorte podem ser utilizados para investigar a etiologia de doenças ou de condições relacionadas à saúde entreidosos, determinantes da longevidade; e para avaliar ações e serviços de saúde. Os estudos de coorte também podem ser utilizados para investigar a histórianatural das doenças.Nos estudos de coorte, primeiramente,identifica-se a população de estudo e os participantes são classificados em expostos e não expostos a um determinado fator de interesse. Depois, os indivíduos dos dois grupos são acompanhadospara verificar a incidência da doença/condição relacionada à saúde entre expostos e não expostos.
  • I. Correto

    II. Correto

    III. No estudo de prevalência as medidas de exposição e doença são feitas simultaneamente, fato que favorece a interpretação de causalidade, pois essa decorre da associação estatística entre a variável resposta e a explicativa, sob investigação, independentemente da seqüência cronológica observada entre a exposição e o desfecho clínico em estudo. - Os estudos de prevalência (ou caso-controle) estudam primeiro a doença e depois a exposição, não acontecendo assim de forma simultânea. Também não ocorre independente da sequencia cronológica pois os estudos de prevalência analisam o passado.

    IV. O estudo de caso e controles inicia com um grupo de pessoas livres da doença, que são classificadas em subgrupos aleatoriamente, de acordo com a exposição a uma causa potencial de doença, momento a partir do qual se faz acompanhamento e medições das variáveis de interesse para os novos casos no grupo de expostos e não-expostos (controles). - Os estudos de caso-controle não tem relação com novos casos e sim relacionado a casos passados. Visa a prevalência e não a incidência. Incidência é em estudos Coorte


ID
177625
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O "efeito do trabalhador sadio" é um viés que precisa ser particularmente considerado no estudo epidemiológico do tipo

Alternativas
Comentários
  • Fenômeno observado
    inicialmente em estudos de doenças ocupacionais. Trabalhadores geralmente exibem coeficientes mais baixos de mortalidade
    que a população em geral devido ao fato de que os portadores de doenças graves ou incapacitados
    são normalmente excluídos da força de trabalho ativo. Coeficientes de mortalidade na população geral podem ser inadequados para comparação se este efeito não for considerado. 



     



  • O efeito do trabalhador sadio é um tipo de viés de seleção em estudos epidemiológicos que tendem a subestimar a ocorrência dos problemas de saúde, pois os trabalhadores em atividade seriam mais saudáveis e aptos para o trabalho do que os não inseridos no mercado, devido a problemas de saúde.

     

    http://epidemiologiaprofessoracarla.blogspot.com/2015/07/exercicios-sobre-vies.html


ID
177628
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para a demonstração de uma associação causal entre o ritmo de trabalho e a maior ocorrência de absenteísmo seria necessária a realização de um estudo epidemiológico do tipo

Alternativas

ID
177631
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O uso do denominador número de trabalhadores × horas trabalhadas para o cálculo de taxas de acidentes de trabalho permite

Alternativas

ID
196660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto às doenças infecciosas de origem ocupacional, julgue o
item que se segue.

Entre os trabalhadores mais expostos a doenças infecciosas ocupacionais, encontram-se aqueles da agricultura, da saúde e as pessoas que trabalham em habitat silvestre, como na silvicultura, na pesca ou na produção e manipulação de produtos animais.

Alternativas

ID
196681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um trabalhador agrícola com história de exposição
ocupacional a inseticidas organoclorados apresenta quadro de
fotossensibilidade cutânea, hiperpigmentação e hipertricose, de
início insidioso. Ele queixa-se de que, após qualquer traumatismo
nas mãos, desenvolvem-se vesículas que, ao se romperem,
formam feridas abertas que cicatrizam com fibrose; razão por que
apresenta várias cicatrizes nas mãos.

Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue o item a
seguir.

A probabilidade de esse paciente desenvolver carcinoma hepatocelular é a mesma da população geral.

Alternativas

ID
196684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A atividade de condução de veículos apresenta correlação com
algumas doenças. Acerca desse assunto, julgue o item que se
segue.

Existem indícios de que motoristas de caminhão apresentem risco aumentado de desenvolvimento de câncer de bexiga.

Alternativas

ID
196687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A atividade de condução de veículos apresenta correlação com
algumas doenças. Acerca desse assunto, julgue o item que se
segue.

Há aumento da incidência de leucemia entre motoristas profissionais, trabalhadores de manutenção de garagens de ônibus e trabalhadores de transporte ferroviário.

Alternativas

ID
198484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens subsequentes acerca de temas de patologia do
trabalho, especialmente relacionados a profissionais de saúde.

Médicos patologistas, odontólogos e profissionais de setores de diagnóstico clínico apresentam risco elevado de desenvolvimento de câncer de cérebro.

Alternativas

ID
198487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens subsequentes acerca de temas de patologia do
trabalho, especialmente relacionados a profissionais de saúde.

Os indícios de que a exposição ocupacional a gases anestésicos aumente o risco de gerar filhos com malformações genéticas são conclusivos apenas entre as mulheres.

Alternativas

ID
213652
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O coeficiente que indica a relação entre o número de casos existentes de uma dada doença e a população, num determinado período de tempo, independentemente de serem casos novos ou antigos, denomina-se

Alternativas

ID
227905
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em Segurança do Trabalho, a ocorrência de um evento súbito e inesperado que interfira na atividade normal do trabalho, sem dano ao trabalhador, à propriedade ou ao meio ambiente, é considerada um

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra B

    a) acidentes que são aqueles que causam danos materiais, lesões aos seres humanos, incluindo a morte, ou também a contaminação ambiental em diversos graus; b) incidentes nos quais as conseqüências adversas não são graves; c) ameaças, que são os casos nos quais um acidente não chega a ocorrer, mas que faltou pouco para ocorrer.

    Os incidentes e as ameaças são muito importantes, já que na prática podem ser advertências oportunas da existência das condições para um acidente acontecer. Portanto, a sua pesquisa e análise é muito importante, visto que permitem adotar as medidas adequadas para evitar ou reduzir os acidentes ou a gravidade.


ID
321847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da proteção contra o trabalho e a exploração infantil, julgue os itens que se seguem.

O trabalho infantil no Brasil está relacionado, muitas vezes, à exposição a ambientes insalubres e perigosos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:"Certo"

    O trabalho infantil, uma das mazelas sociais brasileira e está atrelado a exposição de agentes insalubres e perigosos, a exemplo, o trabalho em minas de carvão no Norte do País.

    CF, art. 7º, XXXIII -  proibição de trabalho  noturno, perigoso ou insalubre a menores de dez oito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;

    CV, OIT nº 138, art 3º. 1. A idade mínima de admissão a todo tipo de emprego ou trabalho, que, por sua natureza ou condições em que se realize, possa ser perigoso para a saúde, segurança ou moralidade dos menores, não deverá ser inferior a dezoito anos.

     CLT, art. 405 - Ao menor não será permitido o trabalho:  I - nos locais e serviços perigosos ou insalubres, constantes de quadro para êsse fim aprovado pelo Diretor Geral do Departamento de Segurança e Higiene do Trabalho;


ID
333841
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando o enfoque epidemiológico, o

Alternativas
Comentários
  • “Risco Relativo (RR)” é uma denominação frequentemente utilizada para 
    medidas de efeito baseada em razão de ocorrrência. Indica quantas vezes maior é o risco de 
    adoecer entre os expostos comparados aos não expostos.

    “Risco Atribuível” (RA) – é a parcela da incidência da doença decorrente da 
    exposição a um determinado fator de risco.
  • Gab B


ID
336394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando que o Ministério da Saúde descreve alguns instrumentos de investigação das relações entre a saúde, o trabalho e a doença e os classifica quanto à sua natureza e ao seu nível de aplicação, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
342976
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação a testes estatísticos, assinale a associação INCORRETA.

Alternativas

ID
342982
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma empresa, 100 funcionários realizaram exames para detectar determinada enfermidade. Destes, 35 mostraram alteração, sendo que 20 já a apresentavam em exames anteriores. Nessa perspectiva, é correto afirmar que a incidência, em %, foi de:

Alternativas

ID
343009
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale nas opções abaixo, o programa de distribuição livre, elaborado pelo CDC e de grande utilidade em pesquisa e estudos estatísticos em saúde.

Alternativas

ID
343774
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com o objetivo de avaliar a associação entre exposi-
ção ocupacional a hidrocarbonetos alifáticos ou aromáticos e
angiossarcoma do fígado, serão identificados 120 pacientes,
classificados como casos novos de angiossarcoma do fígado
em 4 hospitais de um grande município brasileiro durante um
período de 3 anos. Esses pacientes serão entrevistados e será
colhida uma minuciosa história ocupacional. No mesmo período,
para cada paciente de angiossarcoma hepático selecionado se-
rão identificados outros 4 pacientes, pareados por sexo e idade,
atendidos nos mesmos hospitais, porém com outros diagnós-
ticos e que serão submetidos à mesma história ocupacional ci-
tada anteriormente.

O tipo de estudo epidemiológico utilizado nessa avaliação é:

Alternativas

ID
343777
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com o objetivo de avaliar a associação entre exposi-
ção ocupacional a hidrocarbonetos alifáticos ou aromáticos e
angiossarcoma do fígado, serão identificados 120 pacientes,
classificados como casos novos de angiossarcoma do fígado
em 4 hospitais de um grande município brasileiro durante um
período de 3 anos. Esses pacientes serão entrevistados e será
colhida uma minuciosa história ocupacional. No mesmo período,
para cada paciente de angiossarcoma hepático selecionado se-
rão identificados outros 4 pacientes, pareados por sexo e idade,
atendidos nos mesmos hospitais, porém com outros diagnós-
ticos e que serão submetidos à mesma história ocupacional ci-
tada anteriormente.

A medida de frequência ou de efeito mais adequada para estabelecer essa associação é:

Alternativas
Comentários
  • Em estudos médicos sobre marcadores de risco ou terapias cujo intuito é reduzir o risco, a medida de risco tem mais importância do que a medida de chance. Por isso se prefere falar em risco. Mas então porque vemos a utilização de odds ratio em alguns trabalhos?
    Isso ocorre quando é impossível calcular o risco. Risco é probabilidade de uma coisa vir a acontecer. Ou seja, para termos esta informação, precisamos de uma amostra onde o desfecho ainda não ocorreu e vamos ver qual a proporção da amostra em que o desfecho ocorrerá (futuro). Precisa-se então de um estudo prospectivo. Quando o estudo é caso-controle, onde casos (desfecho já ocorreu) são selecionados no início do estudo de forma arbitrária, não dá para calcular a proporção de pacientes que virão a ter o desfecho. Ou eles já tiveram o desfecho (casos) ou eles não tiveram o desfecho (controle). Neste caso, como não dá para calcular probabilidade do evento ocorrer, se usa odds (chance).
    Fonte: http://medicinabaseadaemevidencias.blogspot.com.br/2010/10/o-que-significa-odds-ratio.html

ID
394840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para verificar a presença de alterações musculoesqueléticas
nos trabalhadores de uma grande indústria, um pesquisador avaliou
cem empregados escolhidos aleatoriamente entre os trabalhadores
dessa instituição. Dos empregados avaliados, setenta referiram ter
apresentado dor em membros superiores nos sete dias anteriores à
avaliação. Destes, trinta e cinco apresentavam sinais de
acometimento musculoesquelético nos membros superiores no
momento da avaliação clínica realizada pelo pesquisador.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Nessa situação, é correto afirmar que a prevalência de sinais clínicos de acometimento musculoesquelético dos membros superiores nos empregados da referida indústria é de 35%.

Alternativas

ID
394843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para verificar a presença de alterações musculoesqueléticas
nos trabalhadores de uma grande indústria, um pesquisador avaliou
cem empregados escolhidos aleatoriamente entre os trabalhadores
dessa instituição. Dos empregados avaliados, setenta referiram ter
apresentado dor em membros superiores nos sete dias anteriores à
avaliação. Destes, trinta e cinco apresentavam sinais de
acometimento musculoesquelético nos membros superiores no
momento da avaliação clínica realizada pelo pesquisador.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Segundo os resultados obtidos do mencionado estudo, a incidência de sinais clínicos objetivos em pacientes com sintomas musculoesqueléticos nessa indústria foi de 50%.

Alternativas

ID
394846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para verificar a presença de alterações musculoesqueléticas
nos trabalhadores de uma grande indústria, um pesquisador avaliou
cem empregados escolhidos aleatoriamente entre os trabalhadores
dessa instituição. Dos empregados avaliados, setenta referiram ter
apresentado dor em membros superiores nos sete dias anteriores à
avaliação. Destes, trinta e cinco apresentavam sinais de
acometimento musculoesquelético nos membros superiores no
momento da avaliação clínica realizada pelo pesquisador.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

A medida de frequência utilizada no estudo em questão é o risco relativo.

Alternativas
Comentários
  • Este aparentemente é um estudo descritivo do tipo séries de caso (estudo de incidência). Como a população escolhida são trabalhadores da mesma indústria, supõe-se que todos estejam expostos so risco, então não teria como calcular o risco relativo ( incidência nos expostos÷ incidência nos não expostos).


ID
394849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para verificar a presença de alterações musculoesqueléticas
nos trabalhadores de uma grande indústria, um pesquisador avaliou
cem empregados escolhidos aleatoriamente entre os trabalhadores
dessa instituição. Dos empregados avaliados, setenta referiram ter
apresentado dor em membros superiores nos sete dias anteriores à
avaliação. Destes, trinta e cinco apresentavam sinais de
acometimento musculoesquelético nos membros superiores no
momento da avaliação clínica realizada pelo pesquisador.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Na situação apresentada, descreve-se um estudo de coorte, que avalia a prevalência de determinado evento em uma população definida.

Alternativas
Comentários
  • coorte avalia a incidencia quem avalia a prevalencia é o estudo transversal


ID
394852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos vieses metodológicos em
estudos epidemiológicos.

Nos mencionados estudos, o viés de confundimento, ou de informação, ocorre quando os resultados encontrados podem ser imputados à maneira como as variáveis são medidas.

Alternativas

ID
394855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos vieses metodológicos em
estudos epidemiológicos.

Ocorre viés de seleção quando existe diferença sistemática entre as características dos indivíduos incluídos e as dos não incluídos nos referidos estudos.

Alternativas

ID
394861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relacionados aos conceitos de estatística
aplicados à saúde no trabalho.

Quando a variável é qualitativa, a única medida de tendência que se pode utilizar é a moda.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de moda é particularmente útil em estatística quando se estuda uma variável qualitativa. Por exemplo, se se pretende fazer um estudo sobre a cor dos olhos dos habitantes de uma determinada localidade não faz qualquer sentido falar em "cor média" ou "cor mediana", mas já faz sentido e tem interesse conhecer qual a cor mais frequente - moda.

  • A moda é a única medida de tendência central que se aplica a dados de natureza qualitativa.

    Gabarito certo. ✅


ID
394864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relacionados aos conceitos de estatística
aplicados à saúde no trabalho.

Variância, desvio padrão e coeficiente de variação são tipos diferentes de medidas de dispersão.

Alternativas

ID
394870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relacionados aos conceitos de estatística
aplicados à saúde no trabalho.

Define-se variável como o conjunto de resultados possíveis para uma característica avaliada.

Alternativas

ID
394948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes aos serviços de atenção a saúde
do trabalhador.

A subnotificação dos acidentes de trabalho no Brasil se deve, entre outros, a fatores como: resistência das empresas por imperativos econômicos, medo do trabalhador de perder o emprego e cultura de materialização e banalização dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

Alternativas

ID
395047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação às doenças do trabalho, julgue os itens que se seguem.

Do ponto de vista epidemiológico, a exposição ao benzeno está relacionada a leucemia mieloblástica aguda e a leucemia linfoblástica crônica.

Alternativas

ID
407971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Entende-se como acidente de qualquer natureza aquele de origem
traumática por exposição a agentes exógenos (físicos, químicos
ou biológicos) que acarrete lesão corporal ou perturbação
funcional, causando a morte, a perda ou a redução permanente ou
temporária da capacidade de laboração. Acerca de acidentes e de
doenças ocupacionais, julgue os itens subsequentes.

Se a região em que a doença endêmica se desenvolve também for o local de trabalho, ela é considerada doença ocupacional; nesse caso, não há a necessidade de comprovação de que a doença endêmica é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas:

    I - doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;

    II - doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.

    § 1º Não são consideradas como doença do trabalho:

    a) a doença degenerativa;

    b) a inerente a grupo etário;

    c) a que não produza incapacidade laborativa;

    d) a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

  • Doença do trabalho, não tem direito presumido, necessitando de comprovação!


ID
482995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a metodologia utilizada para comunicação de
acidentes de trabalho e doenças profissionais no Brasil, e tendo
por base os dados epidemiológicos dela resultantes, julgue os
próximos itens.

No período compreendido entre 1999 e 2006, Pernambuco foi o estado do Nordeste brasileiro com maior número de acidentes de trabalho registrados.

Alternativas

ID
482998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a metodologia utilizada para comunicação de
acidentes de trabalho e doenças profissionais no Brasil, e tendo
por base os dados epidemiológicos dela resultantes, julgue os
próximos itens.

No ano 2005, a quarta década de vida foi a faixa etária com maior número de acidentes de trabalho registrados no Brasil.

Alternativas

ID
531502
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em um estudo que considere dois grupos, um de expostos e outro de não expostos a um fator de risco ao longo de determinado período, a razão entre a incidência da doença em estudo no grupo de expostos e a incidência no grupo de não expostos é chamada de

Alternativas

ID
531514
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O intervalo de confiança é uma das medidas de imprecisão utilizadas em epidemiologia. Um intervalo de confiança de 95% corresponde a

Alternativas

ID
531517
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em qual tipo de estudo pode ser utilizado o odds ratio em sua análise?

Alternativas

ID
531532
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para implementar um programa de prevenção em saúde, é necessária a busca (screening) de casos de diabetes entre os funcionários. Para isso, é preciso realizar uma detecção precoce da doença, por meio de um teste diagnóstico, que deve caracterizar-se por ter elevada(o)

Alternativas

ID
531568
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Serviço Médico de uma empresa quer calcular a prevalência de lesão sugestiva de câncer de pele entre funcionários que trabalham expostos aos raios solares em via pública e, para isso, criou um protocolo clínico.

O tipo de desenho mais adequado para essa pesquisa é o estudo

Alternativas
Comentários
  • Qdo se fala de prevalência trata se de estudos transversais.


ID
531571
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quando realizamos uma análise estatística de dados de um levantamento feito em uma empresa,

Alternativas

ID
550651
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Algumas atividades da área da indústria do petróleo localizam-se em zonas reconhecidas como de doenças endêmicas. O Médico do Trabalho deverá considerar os deslocamentos dos trabalhadores para essas áreas e, com antecedência mínima de 10 dias, deverá aplicar as vacinas e o reforço dessas vacinas nos trabalhadores. Dentre os estados da federação em que as vacinas são indicadas pelo Ministério da Saúde, em seu Programa Nacional de Imunizações, estão:

Alternativas
Comentários
  • Goiás e Tocantins.


ID
550669
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Todos os 100 funcionários de uma empresa realizaram, durante a avaliação anual periódica, um exame para detectar uma determinada enfermidade. Do total, 25 mostraram alterações durante o ano em estudo, dentre os quais os 20 que já apresentavam essas mesmas alterações em exames de anos anteriores. Com base nesses dados, conclui-se que a prevalência no ano foi de

Alternativas
Comentários
  •  Prevalência é proporção ou o número de toda a população acometida pela doença sendo casos novos ou não em um período. 


ID
550720
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em diversas oportunidades, faz-se necessário realizar uma análise estatística de dados a partir de um levantamento feito na empresa. Nessas circunstâncias, o Médico do Trabalho deve ter ciência de que

Alternativas
Comentários
  • O teste pareado é realizado para comparar o antes e o depois de alguma coisa EX: Verificar o aumento da flexibilidade de uma pessoa após ginástica laboral, antes da ginástica a pessoa não conseguia realizar determinado movimento satisfatoriamente, após a ginástica houve melhora de  x%... 


ID
550762
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Serviço Médico da empresa quer avaliar se o clima influencia o absenteísmo por doença respiratória. Para isso, compara o número global de funcionários e de dias de afastamento por essa causa durante o ano, de dois locais em diferentes regiões geográficas. Esse tipo de estudo é qualificado como

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rouquaryol, estudos ecológicos abordam áreas geográficas ou blocos de população bem-delimitados, analisando comparativamente variáveis globais, quase sempre por meio da correlação entre indicadores de condições de vida e indicadores de situação de saúde 

  • Nossa. QC há dez anos ajudando os concurseiros :D


ID
563896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto às fontes de dados e aos indicadores de Saúde do Trabalhador na Atenção Básica, o coeficiente de mortalidade por ramo de atividade e por ocupação tem como fonte a comunicação de acidente de trabalho com óbito, tendo como denominadores

Alternativas
Comentários
  • Mortalidade:   DO/ PEA , CAT/PEA e CAT/RAIS

    Morbidade: CAT/PEA ou RAIS , SINAN/PEA ou população ,SIH/PEA ou população , SIA/ PEA ou população e CEREST/ total atendido 

    Riscos nos processos produtivos: RAIS ou IBGE/ total de atividades e estabelecimento 


ID
563938
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O enfermeiro do trabalho, ao participar do planejamento das ações do Serviço de Saúde do Trabalhador, deve saber que, entre os dados demográfico-epidemiológicos mais significativos para esse planejamento, está(ão)

Alternativas
Comentários
  • Absenteísmo — período em que os colaboradores se ausentam do trabalho, seja por atrasos, seja por faltas;

    Turn over — é a rotatividade de pessoal, ou seja, o índice que revela quantos colaboradores são desligados pela empresa ou pedem demissão.


ID
564274
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Das medidas abaixo, qual serve para medir a dispersão de um conjunto de dados?

Alternativas
Comentários
  • Medidas de dispersão: amplitude total, distância interquartilica, desvio médio, variância, desvio padrão e coeficiente de variação. 

    Medidas de posição ou tendência centra: moda média aritmética e mediana 


ID
564277
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Durante uma avaliação de saúde do trabalhador, foram utilizadas duas medidas diferentes de qualidade de vida em duas populações (fábrica A e fábrica B). A primeira, variando entre 0 a 100, e a segunda, variando entre 25 a 90. Para analisar essas medidas, deve-se

Alternativas

ID
564280
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre a construção de um histograma, considere as afir- mativas abaixo.
I - Num histograma, todas as classes devem ter o mesmo tamanho.
II - O histograma deve ser construído com variáveis numéricas.
III - O uso da densidade é melhor que o uso da frequência absoluta.
IV - Histograma é uma representação gráfica da distribuição de frequências de um conjunto de medidas.
São corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Num histograma, todas as classes devem ter o mesmo tamanho. (Errado!).

    As classes podem ter tamanhos (=amplitudes) diferentes. É usado um critério subjetivo, ou seja é o pesquisador que determina.


ID
564283
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para realizar o cálculo de um tamanho amostral de qualquer tipo de pesquisa, alguns cuidados metodológicos são essenciais, dentre os quais cita-se:

Alternativas

ID
598054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, que tratam de doenças profissionais e
do trabalho.

Existem evidências de risco aumentado para o desenvolvimento de melanoma em trabalhadores de indústria gráfica, de borracha, eletrônica e de telecomunicações.

Alternativas

ID
631360
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A interpretação dos resultados em estudos epidemiológicos depende da avaliação dos possíveis erros, aleatórios ou sistemáticos, que poderiam explicar as associações encontradas, ou o fato de não se encontrar algumas associações. Tabagismo se confirmou como fator de risco para o câncer de laringe OR = 4,20 (IC 95% 1,73 – 10,22). Dessa forma, na análise do estudo, esse fator pode se constituir como

Alternativas

ID
631375
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dada a complexidade do conceito de saúde, a tarefa de mensurá-la também é complexa. Indicador de saúde é em geral usado para medir aspectos não sujeitos à observação direta, como normalidade e felicidade. Com relação à construção de indicadores de saúde, considere:

I. Validade diz respeito à obtenção de resultados semelhantes, quando a mensuração é repetida.

II. A questão do sigilo se aplica somente à clínica, não devendo ser considerada quando se trata da construção de indicadores de saúde.

III. Morbidade e mortalidade são consideradas indicadores de saúde.

IV. Indicadores demográficos também são considerados indicadores de saúde.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito alternativa D

    Abaixo os atributos de um indicador:

    A qualidade de um indicador depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação (freqüência de casos, tamanho da população em risco etc.) e da precisão dos sistemas de informação empregados (registro, coleta, transmissão dos dados etc.). O grau de excelência de um indicador deve ser definido por sua:

    validade (capacidade de medir o que se pretende) e confiabilidade (reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares).

    Em geral, a validade de um indicador é determinada por sua sensibilidade (capacidade de detectar o fenômeno analisado) e especificidade (capacidade de detectar somente o fenômeno analisado). Outros atributos de um indicador são: mensurabilidade (basear-se em dados disponíveis ou fáceis de conseguir), relevância (responder a prioridades de saúde) e custo-efetividade (os resultados justificam o investimento de tempo e recursos).


ID
666787
Banca
FCC
Órgão
INSS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na avaliação de saúde dos trabalhadores pode-se recorrer à utilização de indicadores de saúde com o objetivo de avaliar a higidez de agregados humanos, como o coeficiente de mortalidade geral (CMG) por exemplo. Se nessa avaliação for necessária a comparação do CMG entre populações diferentes, a padronização

Alternativas

ID
666805
Banca
FCC
Órgão
INSS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os dados estatísticos mais recentes, publicados pelo Ministério da Previdência Social, mostram que houve uma diminuição, ano a ano, no número absoluto de acidentes de trabalho, no período compreendido entre os anos de 2008 a 2010. Entretanto, não se verifica diminuição no mesmo período, entre

Alternativas
Comentários
  • d) Acidentes de trajetos.


ID
725110
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um aluno de pós-graduação em Medicina do Trabalho irá iniciar um estudo para investigar se a exposição ocupacional a radiações ionizantes constituiria um fator de risco estatisticamente significativo para a ocorrência de anemia aplástica. No ambulatório de hematologia de sua universidade, pôde encontrar 42 pacientes com este diagnóstico. O desenho de estudo mais apropriado e a medida de associação a ser encontrada são, respectivamente:

Alternativas

ID
783775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Do ponto de vista epidemiológico, há fatores que contribuem para o aumento da prevalência de doenças. Assinale a opção que apresenta corretamente fatores que contribuem para esse aumento.

Alternativas

ID
783811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Durante o ano de 2011, foi realizada, em um grande hospital localizado na região industrial de uma metrópole, pesquisa para avaliar todos os pacientes atendidos no serviço de pronto- socorro, com queixas indicativas de intoxicação por produtos químicos utilizados em ambiente de trabalho. No período, foram atendidos vinte e dois trabalhadores com o mesmo problema, tendo sido todos os casos caracterizados como acidente do trabalho pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Na pesquisa, para cada paciente atendido, foram selecionados três trabalhadores que atuavam na mesma empresa, no mesmo local, desenvolvendo a mesma atividade, mas que não apresentavam sintomas de intoxicação ocupacional. Após a análise de diversas variáveis, detectou-se que a idade e o tempo de serviço dos pacientes com queixas de intoxicação eram estatisticamente superiores à idade e ao tempo de serviço dos trabalhadores que não apresentavam tais queixas.

Com base na situação hipotética acima, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
783826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Observa-se maior concentração de casos de alcoolismo, problema de saúde pública, em ocupações que envolvam

Alternativas
Comentários
  • Segundo Vaissman (2004), o consumo excessivo do álcool é mais encontrado em determinadas ocupações, em que o trabalho apresenta situações que são um risco à saúde mental;  associadas a atividades socialmente desprestigiadas;  em que a possibilidade de qualificação ou ascensão profissional é restrita;  e envolvem atos ou materiais considerados desagradáveis ou repugnantes. 

     

    Algumas situações específicas do trabalho favorecem o aumento do uso do álcool, a saber:  disponibilidade do álcool; pressão social para beber;  altos ou baixos rendimentos;  tensão,  estresse e perigo; volume de trabalho insuficiente ou excessivo;  invisibilidade do trabalho;  pressão quanto a horários e metas; condições climáticas adversas; isolamento social; trabalho noturno.

     

    http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/extensao/documentos/anais/6.SAUDE/6PRACPEX01.pdf


ID
790552
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Atualmente, os estudos epidemiológicos têm contribuído nas diferentes especialidades médicas, inclusive na área da medicina do trabalho, quando aplicado com rigor científico seu conteúdo metodológico, para estabelecer as prioridades de gestão em saúde ocupacional, inclusive àquelas referentes às condições ambientais. Vários são os tipos de estudos que podem ser realizados. Os estudos

Alternativas

ID
790555
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O estudo em um grupo de indivíduos no qual se parte da constatação da ocorrência de um determinado evento e compara-se com indivíduos semelhantes nos quais tal evento não é observado denomina-se

Alternativas

ID
831634
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Segundo o modelo de estresse no trabalho de Karasek e Theorell, as reações mais adversas de tensão (fadiga, ansiedade, depressão e doenças somáticas) ocorrem quando as demandas psicológicas do trabalho são, respectivamente, ________e a latitude de decisão do trabalhador (capacidade de controle) é ________.

Alternativas
Comentários
  • A questão cobrou conhecimento do modelo controle-demanda de Karasek.

    De acordo com esse autor, o estresse no trabalho pode ser categorizado em relação ao cruzamento de dois aspectos principais:

    • Demanda psicológica: refere-se ao grau de exigências, pressão, concentração e atenção naquela atividade.
    • Controle laboral: refere-se ao uso de habilidades, influência e poder de decisão;

    Desse modo, teríamos os seguintes quadrantes:

    1. Trabalho ativo: é aquele que possui alta demanda psicológica e alto controle laboral;
    2. Trabalho passivo: baixa demanda psicológica e baixo controle laboral;
    3. Trabalho de baixo desgaste: baixa demanda psicológica e alto controle laboral;
    4. Trabalho de alto desgaste: alta demanda psicológica e baixo controle laboral;

    A questão quer saber a que a seguinte situação pode levar: elevada demanda e baixo controle. Vamos preencher as lacunas:

    " as reações mais adversas de tensão (fadiga, ansiedade, depressão e doenças somáticas) ocorrem quando as demandas psicológicas do trabalho são, respectivamente, alta e a latitude de decisão do trabalhador (capacidade de controle) é baixa".

    A situação descrita no enunciado refere-se a uma atividade de alto desgaste, logo a demanda psicológica tende a ser alta enquanto o controle laboral tende a ser baixo.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A


ID
831637
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

_________ pode ser definido(a) como a probabilidade de os membros de uma determinada população desenvolverem uma dada doença ou evento relacionado à saúde em um período de tempo.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários

ID
831652
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa que está corretamente associada a conceitos de estatística.

Alternativas

ID
851089
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em epidemiologia ambiental, é fundamental para os estudos que associam fatores ambientais decorrentes de substâncias tóxicas com efeitos à saúde a informação sobre a(o)

Alternativas
Comentários
  • Questão mal escrita.

    Gabarito: B


ID
852022
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um trabalhador em serviços de saneamento infectou-se com o Mycobacterium tuberculosis e a investigação epidemiológica estabeleceu o nexo causal com a natureza do trabalho. Diante disto, o empregador deverá adotar o seguinte procedimento:

Alternativas

ID
852088
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

. Indivíduos são monitorados ao longo do tempo para se avaliar a incidência de doenças, por meio de um estudo denominado:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A Coorte é definida como uma forma de pesquisa, observacional, longitudinal, analítica que objetiva estabelecer um nexo causal entre os eventos a que o grupo foi exposto e o desfecho da saúde final dessas pessoas. A Coorte pode ser prospectiva ou retrospectiva.

    Foco e fé!
  • estudo coorte: em uma empresa, foi feito um estudo comparativo entre dois grupos de trabalhadores: 1 exposto a um determinado risco físico, e outro não exposto a esse risco. O objetivo era analisar o surgimento de um agravo à saúde e saber se está relacionado a essa exposição ao longo de um determinado período. (CESGRANRIO, 2013) 


ID
857272
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A obtenção de dados de morbidade por meio de informações colhidas diretamente de onde são gerados, como por exemplo, consulta a prontuários hospitalares, é um processo conhecido como

Alternativas

ID
866905
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um órgão governamental de determinada localidade está interessado em saber o impacto dos acidentes de trabalho fatais no conjunto de óbitos. A melhor opção seria estimar:

Alternativas

ID
866908
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma determinada empresa deseja comparar a média de idade de seus trabalhadores, em três de suas filiais. O melhor teste estatístico para essa comparação é:

Alternativas

ID
866911
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É um tipo de estudo no qual se acompanha um grupo de trabalhadores, em um período de tempo, realizando anotações e análise do que ocorre com os indivíduos desse grupo e com o grupo como um todo. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Gab A


ID
866947
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre as lombalgias, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
866989
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma frequência maior de casos (individuais) de alcoolismo tem sido observada em determinadas ocupações, dentre as quais não se incluem:

Alternativas
Comentários
  • Gab.D

    http://www2.icb.ufmg.br/cipa/artigos/TRANSTORNOS%20MENTAIS.htm

  • A questão exige do candidato conhecimento sobre a doença alcoolismo quando essa é relacionada ao trabalho. A questão quer a alternativa INCORRETA. Ou seja, a profissão que não está associada à alta frequência de casos de alcoolismo no trabalho.

    De acordo com o Manual de Procedimentos do Ministério da Saúde (2001), a definição de alcoolismo é a seguinte:

    "Alcoolismo refere-se a um modo crônico e continuado de usar bebidas alcoólicas, caracterizado pelo descontrole periódico da ingestão ou por um padrão de consumo de álcool com episódios frequentes de intoxicação e preocupação com o álcool e o seu uso, apesar das consequências adversas desse comportamento para a vida e a saúde do usuário."

    Ainda de acordo com a mesma obra, o trabalho está relacionado ao alcoolismo como um dos fatores psicossociais.

    Em relação à maior incidência de casos individuais, o Ministério da Saúde (2001) traz a seguinte informação sobre as ocupações mais frequentemente relacionada à doença:

    1. Ocupações socialmente desprestigiadas e mesmo determinantes de certa rejeição, como as que implicam contato com cadáveres, lixo ou dejetos em geral, apreensão e sacrifício de cães;
    2. Atividades em que a tensão é constante e elevada, como nas situações de trabalho perigoso (transportes coletivos, estabelecimentos bancários, construção civil),
    3. De grande densidade de atividade mental (repartições públicas, estabelecimentos bancários e comerciais),
    4. De trabalho monótono, que gera tédio, trabalhos em que a pessoa trabalha em isolamento do convívio humano (vigias);
    5. Situações de trabalho que envolvem afastamento prolongado do lar (viagens frequentes, plataformas marítimas, zonas de mineração).

    Analisando as alternativas:

    A- CORRETA. O trabalho de vigia está relacionado à maior incidência de casos individuais de alcoolismo devido à monotonia, de acordo com o manual do MS.

    B- CORRETA. Os motoristas de transporte coletivo também são citados no manual que relacionado os fatores psicossociais ao alcoolismo.

    C- CORRETA. Os trabalhadores da construção civil também estão relacionados na lista do Manual do MS.

    D- INCORRETA. Enfermeiros não estão relacionados na lista das profissões com maior casos de alcoolismo. Portanto, esse é o gabarito da questão.

    E- CORRETA. O trabalho considerados desprestigiado, tal como o do lixeiro, também pode contribuir como um fator psicossocial para o alcoolismo, segundo o MS.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA D


ID
891181
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Observa-se um aumento significativo do número de acidentes do trabalho totais ocorridos nos últimos 3 anos, ou seja, desde 2008, devido

Alternativas

ID
891187
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na análise de estudos epidemiológicos, a principal medida de associação estimada é o Odds Ratio (OR) para o estudo

Alternativas
Comentários
  • => Odds ratio => Estudo caso-controle (Gabarito: C)

    => Risco relativo => Estudo coorte

    => Razão de prevalência => Estudo Transversal/seccional


ID
927973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação a acidentes de trabalho no
Brasil.

O número de acidentes de trabalho registrados no INSS em 2006 foi maior que em 2005, embora o número de mortes relacionadas ao trabalho tenha apresentado redução, possivelmente em decorrência das ações preventivas preconizadas pela Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho.

Alternativas

ID
927976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação a acidentes de trabalho no
Brasil.

Os dados de acidentes de trabalho oficiais referem-se somente à parcela dos trabalhadores cujo vínculo empregatício é a Consolidação das Leis do Trabalho, que corresponde a aproximadamente 60% da população economicamente ativa do país.

Alternativas

ID
927979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação a acidentes de trabalho no
Brasil.

Cerca de 15% dos acidentes de trabalho registrados no INSS em 2006 foram casos de doenças do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Desculpe-me Lucas Stiffer,mas seu comentário está equivocado a doença do trabalho é considerada um acidente do trabalho!

    Lei 8.213/91

     Art. 19.  Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

    Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas:

            I - doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;

            II - doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.

    Foco,Força e Fé!!

    Deus no comando!!!

  • Durante o ano de 2006, foram registrados no INSS cerca de 503,9 mil acidentes do trabalho. Comparado com 2005, o número de acidentes de trabalho registrados aumentou 0,8%. Os acidentes típicos representaram 80% do total de acidentes, os de trajeto 14,7% e as doenças do trabalho 5,3%. As pessoas do sexo masculino participaram com 79,9% e as pessoas do sexo feminino 20,1% nos acidentes típicos; 67,1% e 32,9% nos de trajeto; e 53,8% e 46,2% nas doenças do trabalho. Nos acidentes típicos e nos de trajeto, a faixa etária decenal com maior incidência de acidentes foi a constituída por pessoas de 20 a 29 anos com, respectivamente, 39,1% e 40,9% do total. Nas doenças de trabalho a faixa de maior incidência foi a de 30 a 39 anos, com 31,7% do total.

    http://www1.previdencia.gov.br/aeps2006/15_01_03_0...​


ID
927982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca de LER/Dort, julgue os itens de 81 a 87.

Os primeiros casos de LER/Dort registrados no Brasil datam da década de 80 do século passado, quando foram descritos como tenossinovite ocupacional.

Alternativas
Comentários
  • IN 98:
    Com o advento da Revolução Industrial, quadros clínicos decorrentes de sobrecarga estática e dinâmica do sistema osteomuscular tornaram-se mais numerosos. No entanto, apenas a partir da segunda metade do século, esses quadros osteomusculares adquiriram expressão em número e relevância social, com a racionalização e inovação técnica na indústria, atingindo, inicialmente, de forma particular, perfuradores de cartão. 

ID
927991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca de LER/Dort, julgue os itens de 81 a 87.

Em 2002, cerca de 70% dos trabalhadores que receberam benefícios do INSS por incapacidade decorrente de síndrome cervicobraquial relacionada ao trabalho e mais da metade dos causados por tenossinovites e sinovites relacionadas ao trabalho foram bancários.

Alternativas
Comentários
  • A CESPE é froid...
    achei isso numa publicação do Ministério da Saúde... sem querer...
    Dados do INSS de 2002 evidenciam que dos trabalhadores que receberam benefícios por incapacidade com síndrome cervicobraquial relacionada ao trabalho, 72% foram bancários. Também dos benefícios por incapacidade concedidos a trabalhadores com tenossinovites e sinovites relacionadas ao trabalho, 55,3% foram concedidos a bancários (BARBOSA-BRANCO 2002). 
    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_ler_dort.pdf

ID
928012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a riscos ocupacionais de
natureza biológica e química.

A transmissão ocupacional do vírus da hepatite E é rara no Brasil, embora tenha sido descrita como responsável por alguns surtos epidêmicos esporádicos nos últimos 5 anos.

Alternativas

ID
932551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de doenças ocupacionais, julgue os seguintes itens.

Diversos estudos internacionais têm demonstrado correlação inequívoca entre o estresse no trabalho e a gênese da cefaleia.

Alternativas
Comentários
  • Questão covarde. Não há uma fonte específica para uma pesquisa. Tem pesquisador que diz que causa e tem que diz que não causa.
  • "Correlação inequívoca" deixa o item errado!

ID
932554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de doenças ocupacionais, julgue os seguintes itens.

Os trabalhadores urbanos brasileiros que mais apresentam quadros de LER/Dort são os bancários, digitadores, operadores de linha de montagem e operadores de telemarketing. No campo, essas doenças acometem principalmente os cortadores de cana.

Alternativas

ID
945235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação a patologias diversas que acometem o indivíduo, suas características e sintomas, julgue os itens que se seguem.

A hipertensão arterial sistêmica secundária não pode ser classificada como doença do trabalho, mesmo havendo evidências epidemiológicas de excesso de prevalência em determinados grupos ocupacionais.

Alternativas

ID
945301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca do alcoolismo e sua relação com o trabalho, julgue os próximos itens.

Entre trabalhadores cujas atividades implicam contato com materiais desagradáveis ou repugnantes, o alcoolismo mostra-se como o distúrbio mental mais típico.

Alternativas

ID
945307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação à utilização da epidemiologia no campo da saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.

A proporção dos casos de uma determinada patologia nos empregados de uma determinada empresa consiste na incidência dessa patologia naquela população.

Alternativas

ID
945310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação à utilização da epidemiologia no campo da saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.

A validade interna dos estudos de mortalidade entre trabalhadores reflete o grau em que o resultado obtido expressa a realidade.

Alternativas

ID
945313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação à utilização da epidemiologia no campo da saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.

A associação positiva entre desemprego e ocorrência de doenças interfere na avaliação do perfil de morbimortalidade tanto da população trabalhadora quanto da população geral.

Alternativas

ID
960694
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Almeida Filho e Rouquayrol definem a epidemiologia “como a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”. Os estudos epidemiológicos são um instrumento importantes para avaliar os fatores de risco e doenças nos trabalhadores. Quanto aos estudos de Coorte, assinale a alternativa correta. 






Alternativas
Comentários
  • alto risco de vies, pois requer muito tempo, por exemplo analisar duas populações por 20 anos... durante esses 20 anos, tem muita perda de pessoas, como mudança de endereço, pessoas mortas, pessoas que se recusam etc.. sem contar o seu alto custo.


ID
960697
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os estudos ecológicos podem ser recomendados para estudar um fator de risco de uma determinada doença em uma comunidade, ou seja, em um conjunto de indivíduos. Quanto aos estudos ecológicos, julgue os itens a seguir.

I - A limitação deste estudo é chamada viés ecológico.

II - Algumas de suas vantagens são a facilidade e rapidez de execução e o baixo custo relativo.

III - Algumas de suas desvantagens são o baixo poder analítico e o pouco desenvolvimento das técnicas de análise de dados.

IV - A coleta de dados é feita por diversas fontes, o que indica pouco controle sobre a qualidade da informação.

A quantidade de itens certos é igual a:

Alternativas
Comentários
  • I - viés ecológico ou falácia ecológica.... pode vir das duas formas.

  • Vantagens dos Estudos ecológicos:

    Baixo custo e execução rápida, devido às fontes de dados secundários disponíveis

    Conseguem estimar bem os efeitos de uma exposição quando ela varia pouco na área de estudo, pela comparação entre áreas (os estudos individuais não conseguem)

    Existem efeitos que somente podem ser medidos no nível ecológico, por ex. implantação de um novo sistema de saúde

  • Desvantagens dos estudos ecológicos

    Informações sobre comportamento, atitudes e história clínica não estão disponíveis (dados pessoais não disponíveis)

    Depende da qualidade das informações disponíveis (fontes diversas)

    Não se leva em conta a variabilidade da característica estudada dentro do grupo.

    Difícil estabelecer temporalidade entre causa e efeito.

    Migração entre grupos (por exemplo, mora em uma área e trabalha em outra).

    Falta de informação relevante

  • exemplo de estudo ecológico que vai abrir sua mente para entender.

    foi feito um estudo de protestantes e católicos x número de suicídios.

    ai o estudo deduz que mais protestantes tendem a cometer suicídio.

    mas esse estudo é feito por uma área geográfica, ou seja ele pegou uma região e viu que naquela região considerada protestantes tem muito suicídio... mas ai vem a baixa técnica de análise..

    pois naquela região pode ter uma grande massa de católicos cometendo suicídio e na estatística geral (por região) esta sendo computada para os protestantes... então da um falso resultado...

    e Ricardo pq ela é rápida e custo baixo?

    pq você pode usar estudos existentes já.


ID
960724
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É defnido como “conjunto de procedimentos e técnicas para a extração de elementos da população para compor a amostra”.

O texto apresenta o conceito de:

Alternativas

ID
960775
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Almeida Filho e Rouquayrol defnem a epidemiologia “como a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”. Os estudos epidemiológicos são um instrumento importantes para avaliar os fatores de risco e doenças nos trabalhadores. Quanto aos estudos de Coorte.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  •  O investigador parte do fator de exposição (causa) para descrever a incidência e analisar associações entre causas e doenças; . Fornece melhores informações sobre as causas de uma doença; . Alto custo e longo período de tempo; . Pode ser dividido em Prospectivo ou Retrospectivo (pode ser confundido com Estudo de caso-controle).


ID
963337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a indicadores de saúde relevantes para a saúde do trabalhador.

No Brasil, em 2007, o número de doenças ocupacionais registradas superou o número de acidentes de trajeto.

Alternativas

ID
963340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a indicadores de saúde relevantes para a saúde do trabalhador.

Em 2006, as doenças profissionais com maior número de registros no Brasil foram as sinovites e tenossinovites de membros superiores.

Alternativas

ID
963343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a indicadores de saúde relevantes para a saúde do trabalhador.

A taxa de acidentalidade proporcional específica para determinada faixa etária expressa o risco específico que esse subgrupo populacional de trabalhadores tem de se acidentar e é calculada pela comparação entre o número de acidentes nessa faixa etária e aqueles ocorridos nas outras faixas etárias.

Alternativas

ID
1041232
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No campo da Saúde do Trabalhador, a epidemiologia tem exercido um papel fundamental na identificação e no controle dos fatores de risco. Ela oferece, por meio de medidas, as bases para a estimativa de diagnósticos populacionais e a identificação de necessidades de intervenção ou ações coletivas. Dentre as medidas utilizadas, inclui- se a

Alternativas

ID
1041262
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existem diversos tipos de estudos epidemiológicos de uma população e cada estudo é indicado para um tipo de hipótese levantada pelo pesquisador. As hipóteses podem ser, entre outras, relação entre exposição ao fator de risco e a doença, ou doença sobre óbitos, ou a eficácia de determinado medicamento para uma determinada doença. Sobre esses estudos é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Tem como características do estudo ecológico - áreas geográficas como na questão uma região do país, os dados dessa área é comparado com as outras, ou no tempo (séries temporais)... você comparar um dado atualmente hoje com uma outra região, ou com a mesma região em um passado!

    A) CORRETO

    B) Estudo transversal que avalia a exposição e o agravo no mesmo momento é muito importante para a determinação de causa e efeito, pois consegue ter as informações concomitantemente, como por exemplo, associar a exposição ao ruído e a audiometria alterada, ou seja, uma perda auditiva induzida por ruído.

    Estudo: coorte

    C) O estudo coorte, em que se analisa um grupo de indivíduos segundo determinadas características no qual se observa a aparição de um determinado desfecho, é o método mais indicado para se estudar os fatores de risco de uma doença rara, como por exemplo, a associação entre a exposição a solventes orgânicos e Linfoma não Hodgkin.

    Estudo Caso-controle

    D) Se uma empresa apresenta no mês de janeiro 31 trabalhadores afastados pelo INSS, e no mês de fevereiro, além dos 31 mais 2 casos de afastamentos previdenciários, num total de 33 casos em fevereiro, pode-se considerar o número de 33 casos para o cálculo da taxa de incidência de trabalhadores afastados pelo INSS no mês de fevereiro.

    taxa de prevalência - casos existentes = casos antigos + casos novos (incidência)

    E) Em estudos de caso-controle, a exposição é analisada antes do desfecho. Definem- se dois grupos: o de casos que são os expostos a determinado agente e o do outro grupo controle que não está exposto. Verifica-se, então, o aparecimento ou não, em cada grupo do desfecho, para determinar se há diferença entre os expostos e os não expostos.

    Estudo coorte


ID
1047808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens de 81 a 91, considerando a legislação pertinente a saúde e segurança do trabalho, conhecimentos gerais de higiene do trabalho e epidemiologia.

Índice biológico máximo permitido (IBMP) é o valor máximo do indicador biológico para o qual se supõe que a maioria das pessoas ocupacionalmente expostas não corra risco de dano à saúde, dado que a ultrapassagem desse índice significa exposição excessiva, enquanto o valor de referência da normalidade (VR) indica o valor possível de ser encontrado em populações não expostas ocupacionalmente.

Alternativas
Comentários
  • Índice Biológico Máximo Permitido: é o valor máximo do indicador biológico para o qual se supõe que a maioria das pessoas ocupacionalmente expostas não corre risco de dano à saúde. A ultrapassagem deste valor significa exposição excessiva;