SóProvas


ID
1667929
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O gerente de operações de uma fábrica de pneus vinha recebendo relatórios apontando que a espessura dos pneus para motocicletas estavam abaixo dos padrões estabelecidos. O gerente gostaria de adotar ferramentas de gestão da qualidade que permitissem identificar as causas diretas desse defeito de fabricação, favorecendo uma atuação direcionada e específica para a solução do problema. A ferramenta mais adequada para tal seria:

Alternativas
Comentários
  • O DIAGRAMA DE ISHIKAWA, também conhecido como DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO ou DIAGRAMA ESPINHA DE PEIXE , é uma ferramenta gráfica utilizada para o gerenciamento e CONTROLE DA QUALIDADE - CQ em processos diversos, especialmente na produção industrial. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.

    Estudo e finalidade: Em sua estrutura, as prováveis CAUSAS dos problemas (efeitos) podem ser classificadas como sendo de 6 TIPOS diferentes quando aplicada a metodologia 6M:

      Método: toda a causa envolvendo o método que estava sendo executado o trabalho;
      Material: toda causa que envolve o material que estava sendo utilizado no trabalho;
      Mão-de-obra: toda causa que envolve uma atitude do colaborador (ex: procedimento inadequado, pressa, imprudência, ato inseguro, etc.)
      Máquina: toda causa envolvendo a máquina que estava sendo operada;
      Medida: toda causa que envolve os instrumentos de medida, sua calibração, a efetividade de indicadores em mostrar as variações de resultado, se o acompanhamento está sendo realizado, se ocorre na frequência necessária, etc.
      Meio ambiente; toda causa que envolve o meio ambiente em si (poluição, calor, poeira, etc.) e, o ambiente de trabalho (layout, falta de espaço, dimensionamento inadequado dos equipamentos, etc.).

    O sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética (isto é, com melhor visualização).

    Ishikawa observou que, embora nem todos os problemas pudessem ser resolvidos por essas ferramentas, ao menos 95% poderiam ser, e que qualquer trabalhador fabril poderia efetivamente utilizá-las. Embora algumas dessas ferramentas já fossem conhecidas havia algum tempo, Ishikawa as organizou especificamente para aperfeiçoar o Controle de Qualidade Industrial nos anos 60.

    Talvez o alcance maior dessas ferramentas tenha sido a instrução dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). Seu sucesso surpreendeu a todos, especialmente quando foram exportados do Japão para o ocidente. Esse aspecto essencial do Gerenciamento da Qualidade foi responsável por muitos dos acréscimos na qualidade dos produtos japoneses e, posteriormente, muitos dos produtos e serviços de classe mundial.

  • RESPOSTA D


    a) brainstorming ( tempestade e ideias) : técnica para tomada de decisão e soluções  de problemas com a solução através de ideias, com o estimulo ao pensamento criativo propondo alternativas com espontaneidade, sem preocupações com a realidade ou a tradição.


    b) 5W2H:( WHAT – O QUE SERÁ FEITO (ETAPAS)WHY – POR QUE SERÁ FEITO (JUSTIFICATIVA)WHERE – ONDE SERÁ FEITO (LOCAL)WHEN – QUANDO SERÁ FEITO (TEMPO)WHO – POR QUEM SERÁ FEITO (RESPONSABILIDADE)HOW – COMO SERÁ FEITO (MÉTODO)HOW MUCH – QUANTO CUSTARÁ FAZER (CUSTO)) . É um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores  da empresa, neste checklist deve-se responder a essas perguntas ditas anteriormente.


    c) ciclo PDCA: conceito para a interação entre processos e a gestão da qualidade, o ciclo PDCA( plan, do, check e act ; planejar, fazer, verificar e agir) conforme Deming, é ligado por resultados, o resultado de uma parte do ciclo se torna a entrada para a outra parte. Normalmente utilizado para melhorar as atividades do setor.


    e) matriz GUT ( Gravidade, Urgência e Tendência): Ferramenta voltada para filtrar problemas, alinhar os problemas por ordem do mais impactante. 

  • Diagrama de Ishikawa, Diagrama espinha de peixe, Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama 6M

    “É um método particularmente efetivo de ajudar a pesquisar as raízes de problemas”. (Slack, 1997, p. 610).


  • Seus comentários são ótimos Catarina, obrigado pela ajuda!

  • Diagrama de Ishikawa, diagrama de causa e efeito, espinha de peixe, 6M: Tudo isso é sinônimo!

  • Gente,

     

    Novamente reparem no enunciado: "... ferramentas de gestão da qualidade que permitissem identificar as causas diretas desse defeito de fabricação...".

     

    Falou em "identificação de causas", não apenas "causas", mas "causas" ao lado da palavra "identificação"? É do Diagrama Espinha de Peixe que estamos falando.

  • GABARITO D.

    Diagrama de Ishikawa, diagrama de causa e efeito, espinha de peixe, 6M: Tudo isso é sinônimo!

  • Clássicos são clássicos. Qual é a ferramenta da qualidade utilizada para identificar as causas dos problemas?

    Diagrama de Ishikawa ou diagrama espinha de peixe.

     Gabarito: D