SóProvas


ID
1668064
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto abaixo para responder às questões de números 8 a 11. 

    Escrever sobre as mulheres do Sul não significa traçar um perfil único que as identifique e as diferencie das outras mulheres do restante do país. No Sul encontramos diferentes perfis femininos nos diversos períodos históricos: mulheres oriundas de etnias e classes sociais várias.

[...]

    A idealização das mulheres em seus papéis familiares é muito semelhante àquelas idealizações divulgadas no final do século XVIII e início do século XX nos grandes centros europeus. Nas cidades do Sul, imagens idealizadas foram frequentes a partir da segunda metade do século XIX, durante a formação das elites nos centros urbanos. 

    O crescimento das áreas urbanas, em meados do século XIX, foi impulsionado com a inclusão da região no comércio agrário-exportador brasileiro como subsidiária, ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno. Os altos preços do café no mercado externo e a destinação da mão de obra escrava para a produção cafeeira provocaram o aumento da procura por alimentos e a consequente elevação de preços. Esse fato propiciou o surgimento de um novo grupo de pessoas mais abastadas nos centros urbanos da região Sul. 

Em cada capital do Sul, esses grupos assumiram configurações diferentes. [...] 

    Num futuro próximo, esses grupos iriam promover os jornais responsáveis pela divulgação de modelos de comportamento, especialmente para as mulheres. Os jornais pareciam veicular um projeto civilizador com pretensão de construir novos homens e mulheres, divulgando imagens idealizadas para ambos os sexos. [...]

    Embora os jornais sulistas reproduzissem estereótipos existentes há séculos, faziam-no em um contexto específico, respondendo a uma conjuntura determinada, na qual a demonstração de distinção e a exposição de um certo verniz social implicavam em moldar as mulheres de uma determinada classe. Nas imagens dos jornais das cidades do Sul, e provavelmente em outras cidades do restante do país, as mães seriam responsáveis pelo progresso e a civilização, pois eram consideradas criadoras e educadoras das novas gerações. 

(Adaptado de: PEDRO, J. M. Mulheres do Sul. In: DEL PRIORE, M. (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012, p. 278-282) 

... ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno.

A relação estabelecida entre os termos constantes do segmento sublinhado acima está reproduzida no segmento, também sublinhado, em:

Alternativas
Comentários
  • Comentário: Na expressão “fornecedora de alimentos”, temos uma relação de complemento nominal, em que o segmento “de alimentos” completa o sentido do nome “fornecedora”.

    A mesma relação é encontrada na assertiva (B): em “e aexposição de um certo verniz social”, o sentido do nome “exposição” é complementado pela expressão “de um certo verniz social” (veja que há valor de passividade na sentença:um certo verniz social é exposto).

    Nas demais opções, temos adjuntos adnominais.


    Gabarito: B


    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/trt-4a-regiao-tjaa-lingua-portuguesa/. Acessado em setembro de 2015.


    Força, Foco e FÉ – 2015, em 1º Lugar.

    “Quem quiser ser o primeiro, sirva a todos – Marcos 10;44”


  • Essa é, absolutamente, sem sentido. 

  • Eu acertei a questão, por ter encontrado somente uma diferenciação nas alternativas: todas elas estão no plural, exceto a alternativa b que está no singular - Da mesma forma que a palavra fornecedora. Eu fiz correlação entre as duas... e acabei acertando. 

    Bons Estudos a todos!
  •  

    Resolvendo a questão: ... ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno.


    Fornecedora é um substantivo abstrato(SAQE), vem do verbo fornecer. Portanto, pode vir acompanhado por um complemento nominal ou por um adjunto adnominal.Como resolver? Olhar a passiva.Se o termo depois do substantivo estiver sofrendo a ação, ele será um complemento nominal,por outro lado, se o termo posterior estiver praticando a ação, ele será um adjunto adnominal (Ex: A crítica de especialistas, os especialistas fazem as críticas).No caso da questão: os alimentos são fornecidos, portanto é um complemento nominal 

     

    a) Nas cidades do Sul ... Cidades é um substantivo concreto, sendo assim do Sul só pode ser um adjunto adnominal.

    b) ea exposição de um certo verniz social ...Exposição é um substantivo abstrato, o termo "de um certo verniz" pode ser tanto um complemento nominal quanto um adjunto adnominal. Olhando a passiva: um certo verniz social está sendo exposto, ele sofre a ação, portanto é um complemento nominal.RESPOSTA CORRETA.

     c)...implicavam em moldar as mulheres de uma determinada classe. Mulheres é um substantivo concreto, portanto "de uma determinada classe" é um adjunto adnominal. INCORRETA

    d) Nas imagens dos jornais das cidades do Sul.

    Imagens: substantivo concreto, portanto "dos jornais das cidades do Sul" é adjunto adnominal. INCORRETA

    e)Os altos preços do café no mercado externo. 

    Preços: substantivo concreto, portanto " do café" é adjunto adnominal.  INCORRETA

     

  • Essa questão se refere aos termos ligados aos nomes: 

    Complemento nominal: 

    - Preposição obrigatória

     - Termo antecedente pode ser um substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio.

    Substantivos abstratos SAQE: Sentimentos, Ação (vem de um verbo, ex: fornecedora, verbo fornecer), Qualidade, Estado.

     Ajunto adnominal: - pode ser preposicionado - Termo antecedente pode ser um substantivo concreto ou abstrato.

    Podemos observar que tanto o complemento nominal quanto o adjunto adnominal podem se referir a um substantivo abstrato, nesse caso temos que olhar a passiva. 

  • Comando da questão: fornecedora de alimentos = complemento nominal.

    Letra B: exposição de um certo verniz social = complemento nominal.(GAB)


    Todas as demais alternativas são adjuntos adnominais.

  • VERBO + SUBSTANTIVO

    ...fornece alimentos...

    ...expõe um certo verniz social...

  • Que zorra de questão é essa? A FCC tá de sacanagem comigo!

  • A questão mais difícil da prova, certamente. Mas agora, acho que nunca mais esqueço a diferença entre CN x AA 

  • Dica:

    Em regra, o termo da oração que se relaciona com o substantivo é Adjunto Adnominal.

    Mas há casos em que o termo que se relaciona com substantivo, será Complemento Nominal, mas isso só acontece quando se tratar de substantivo abstrato e seguido de termo preposicionado(se este for paciente na oração)= COMPLEMENTO NOMINAL

    Ou seja: Substantivo abstrato+termo preposicionado (paciente)= Complemento Nominal.

    Agora, se o Substantivo for abstrato+ termo preposicionado(se este for agente)= ADJUNTO ADNOMINAL.

    O Complemento  Nominal ainda pode se relacionar com adjetivo e advérbio. O Adjunto, só com substantivo.

    Nessa questão, observem que há substantivo abstrato no termo sublinhado+termo preposicionado que sofre a ação:paciente. Logo, precisava encontrar outra estrutura como essa, um Complemento Nominal! Ele está na letra b.







  • Essa questão não é tão comum de cair em provas, muita gente se assustou porque não é um assunto recorrente na FCC.


    Nesse tipo de questão não adianta ir para as alternativas e tentar encontrar a resposta, 

    primeiro tem que "decifrar" o enunciado.


    Quem fez a análise sintática e encontrou o C. N.  com certeza matou fácil.



  • Acho que fiquei uns 5 ou 6 minutos lá no dia da prova até entender o que a questão pedia, felizmente consegui fazer a manha do passivo na B, e essa prova de técnico do TRT4 era para ter sido a de analista, notoriamente deve ter ocorrido alguma confusão por parte da FCC, visto que as questões da prova de analista, que eram para logicamente exigir mais dos candidatos em relação à prova de nível médio, estavam MUITO mais fáceis...


    Acredito que essa prova de técnico judiciário da área administrativa do TRT4 foi a prova mais difícil de nível médio da história dos concursos de nível médio no Brasil, peguem a prova toda que verão, já a de analista desse mesmo dia foi muito mais fácil em comparação com essa de técnico...


    Por isso digo, tomem cuidado com a FCC!!

  • Verdade Rafael, também achei mais fácil a de analista, eu fiz só nível superior, mas imprimi a de técnico, pois continuo estudando. Acredito, porém, que a dificuldade das provas de técnico esteja relacionada à concorrência, que é bem maior.

    Bom, sobre a questão:

    acredito que ela peça adjunto adnominal em comparação com complemento nominal, contudo nunca sei a diferença entre ambos, faço o passivo e o ativo

  • QUESTÃO LINDA DE MORRER!!! ... e a FCC costuma sim cobrar esse tipo de questão, foi resolvendo outra questão dela ...que aprendi a resolver.

    A questão pede pra identificar a " falsa locução" ... nota que em todas as alternativas há um SUBST.  + ADJETIVO, e somente na letra "B" há um SUBST. ABSTRATO DERIVADO DO VERBO EXPOR + COMPL. NOMINAL ... essa era a sacada da questão.


    Vou tentar demonstrar!!!


    falsa locução:


    a)  ciclos de crises = ( subst. + Adjetivo) = loc adjetiva = adj. adnominal


    b)  distribuições de pães = FALSA LOCUÇÃO -  subst. derivado de verbo + complemento nominal

    Distribuições é substant abstrato (  ato de distribuir ) - derivado do verbo "distribuir"  + de pães  ( = complemento nominal)



    FRAGMENTO DA QUESTÃO:  fornecedora de alimentos

    FORNECER ( ATO DE FORNECER) = SUBSTANT ABSTRATO DERIVADO DO VERBO FORNECER

    DE ALIMENTOS = COMPLEM. NOMINAL


    A única alternativa que possui um substantivo abstrato derivado de verbo é a letra "B"

    b)... e a exposição de um certo verniz social ...

    exposição= ato de expor = derivação do verbo "expor" = subst. abstrato

    de um certo verniz social = complemento nominal


    Bons estudos!!

  • Nesse dia fiz as duas provas, de técnico e de analista, a primeira fui melhor, acertei 8 de português, a segunda como já estava cansado, não fui nada bem. Essa questão, realmente, me fez perder uns 5 minutos, mas infelizmente não acertei....É uma questão muito difícil, exige um conhecimento aliado a uma capacidade de interpretação muito grande. 
    Não deu desta vez, mas quem sabe no TRE.
  • Errei a questão, pois não entendi o que ela estava querendo.

  • complemento nominal x adjunto adnominal. Na expressão “fornecedora de alimentos”, “de alimentos” funciona como complemento nominal de “fornecedora”.

    Fornecedora = substantivo abstrato

    Substantivos 

    Concreto = Adjunto Adnominal

    Abstrato = Adjunto Adnominal (agente) ou Complemento Nominal (paciente).

    Caso o termo depois do substantivo estiver sofrendo a ação (o alimento será fornecido) = teremos CN.


    (A) do café: adjunto adnominal

    (B) do sul: aposto especificativo

    (C) de um certo verniz social: complemento nominal

    (D) de uma determinada classe: adjunto adnominal

    (E) dos jornais: adjunto adnominal

  • Fornecedora de alimentos.

    Se é fornecedora, é fornecedora de alguma coisa = DE ALIMENTOS

    Trata-se de complemento nominal. 

    Dessa forma, a única alternativa que também tem complemento nominal é a alternativa B.


  • Basta diferenciar um Adjunto Adnominal do Complemento Nominal e resolverá tranquilamente essa questão.

    Minha dica é: O complemento nominal costuma aparecer associado a SUB ABSTRATO e o Adjunto Adnominal costuma vir associado a SUB CONCRETO, entretanto, alguns casos você deve aprimorar esse conceito.

    Existe um caso onde o Substantivo é de origem DEVERBAL, ou seja, proveniente de um verbo.
    Sendo assim, temos duas maneira de classificar.

    a) Se você tiver associado ao substantivo DEVERBAL o RESULTADO de sua ação: Complemento Nominal (Genitivo objetivo)

    b) Se você tiver associado ao substantivo DEVERBAL um TERMO que funcionar como o AGENTE da ação: Adjunto Adnominal (Genitivo Subjetivo)

    Exemplos:

    a) "A descoberta do remédio foi benéfica" -> Descoberta substantivo deverbal, provem do verbo descobrir.
    Analisando a frase: O remédio foi descoberto ou ele quem descobriu? Ele foi descoberto! Portanto, resultado da ação descobrir.
    Logo, temos C.N.

    b) "A descoberta do cientista foi benéfica"
    A mesma coisa aqui, o cientista foi descoberto ou ele descobriu? Ele descobriu! Portanto ele é o AGENTE da ação.
    Logo, temo Adjunto Adnominal

    Bem simples! falouuuuu

  • LiKE A BOSS para você que leu, releu, leu mais o texto, procurou mesmo sentido, mesmo complemento e o cérebro entrou em error! LOL

    Custa se mais clara no enunciado? questõa não muito recorrente na FCC. Na prova, uma dessa é para acabar com qualquer um, pois perde-se muito tempo nela e nem marca com certeza. :/

  • Respondi assim... Fornecedor vem de fornecer, exposição vem de expor... pronto.

  • Galera, fiz um esqueminha para sintetizar (e acabar, de uma vez por todas) a questão do ADN x CN. Como não dá pra mandar imagem do meu caderno por aqui, imaginem este troço como um fluxograma:

     

                                    ________SIM________ PREPOSIÇÃO "DE"? ________NÃO________

                                    |                                                                                                      |

                                   \/                                                                                                     |

               ___SIM__ SUBST. CONCRETO? __NAO__                                                        CN

               |                                                              |

              \/                                                             \/

            ADN                            __SIM__ POSSE/AGENTE DA AÇÃO? __NÃO__

                                              |                                                                       |

                                             \/                                                                      \/     

                                           ADN                                                                  CN

     

    1 - Se não vier com preposição "de", já sabemos que é CN.

              Ex.: Meu amor por você é só sacanagem.

     

    2 - Se a expressão estiver ligada a um substantivo concreto, sempre será ADN.

              Ex.: Derrubou-se a casa de papel com uma flatulência.

     

    3 - Se a expressão indicar posse ou ação, esta última como agente, será ADN; caso contrário, será CN.

              Ex.: A resolução do professor foi ótima (ADN / O professor resolveu / Valor AGENTE)

              Ex.: A resolução da questão foi ótima (CN / A questão foi resolvida / Valor PACIENTE)

              Ex.: O caderno da aluna caiu. (ADN / O caderno é dela (da aluna) / POSSE)

     

    OBS.: lembrando que estamos falando de expressões (mais de um vocábulo). ADNs podem ser: artigo, numeral, pronome, adjetivo e locução adjetiva (é aqui que quebramos a cabeça para diferenciar do CN). Então, se vier uma palavra "solta" (acho difícil cobrarem em prova), será de fácil identificação.

             Ex.: A prova discursiva foi feita ontem e alguns alunos reprovaram. (Na ordem: artigo, adjetivo e pronome. TODOS ADN)

     

    Fonte: A gramática para concursos públicos (Fernando Pestana) + pesquisadas "Google afora".

     

    Não gosto muito de estudos "decorebas", mas o fluxograma serve para fixar a "coisa" na cabeça de uma vez por todas e fazer as questões na hora da prova com maior precisão e menor tempo possível.

    Espero ter ajudado. Se estiver errado, me corrijam. Bons estudos!!!

    Getcha' pull

  • Seu esquema é bom, mas incompleto. 

     

    Assim ficaria melhor:

     

                                                                                                      ----- Há preposição? ----- 

                                                                                                   |                                         |

                                                                                                SIM                                     Não 

                                                                                                  |                                          |

                                                                              Qual a classe do anterior?             Adj. Adn

                                                                                                  |

                    __________________________________________________________________________                                         

                    |                                    |                                        |                                                                     |

            Advérbio                  Subs. Concreto                       Adjetivo                                              Subs. Abstrato

                   |                                    |                                        |                                                                     |

                CN                             Adj. Adn                               CN                                          Qual a natureza do termo?

                                                                                                                                                   |                                |

                                                                                                                                              Agente                    Paciente

                                                                                                                                                  |                                   |

                                                                                                                                             Adj. Adn.                         CN

  • - "Se em relação ao verbo existir um objeto, em relação ao nome correspondente a esse verbo, existirá um complemento nominal". Tendo esse entendomento, bastava fazer as substituições, e ver que a única alternativa em que é possível fazer isso, é na "B". 

     

     

    Exemplo do enunciado:

    => fornecedora (nome) ------------------------------------------------------------------fornecer (verbo correspondente)

    => de alimentos (complemento nominal)  --------------------------------------- alimentos (objeto correspondente). 

     

     

    Questão correta:

    => exposição (nome) ------------------------------------------------------------------ expor (verbo correspondente)

    => de um certo verniz social (complemento nominal) -------------------- um certo verniz social (objeto correspondente). 

  • Eles não deixaram claro o enunciado. Assim fica dificil, não dava para entender que eles queriam falar sobre complemento nominal e adjunto nominal.

  • Como faz para conseguir aprender Complemento Nominal X Adjunto Adnominal, isto não esta entrando em minha cabeça. Está dando muito trabalho este assunto. rsrsrs

  • Gabarito: B.

    Fundamento:

     

    Adjunto Adnominal acompanha substantivo concreto e substantivo abstrato, enquanto o Complemento Nominal completa, entre outros, substantivo abstrato. Como diferenciar AA de CN quando o termo for um substantivo abstrato?

    Quando for CN, terá natureza passiva - sofrerá a ação - e será obrigatoriamente acompanhado de preposição.

    Quando for AA, a preposição não será obrigatória (pode aparecer ou não) e, o mais importante, terá natureza ativa, ou seja, pratica a ação.

     

    "fornecedora de alimentos" 
    fornecedora = substantivo abstrato (ato de fornecer)

    de alimentos -> os alimentos estão fornecendo ou sendo fornecidos? Sendo fornecidos = natureza passiva (sofre a ação) = CN

     

     a) Nas cidades do Sul ... incorreta: cidades é substantivo concreto -> do Sul = AA

     

     b) ... e a exposição de um certo verniz social ... correta: exposição é substantivo abstrato (ato de expor) -> um certo verniz social está expondo ou sendo exposto? Sendo exposto, certo? Natureza passiva = CN

     

     c) ... implicavam em moldar as mulheres de uma determinada classeincorreta: mulheres é substantivo concreto -> de uma determinada classe = AA

     

     d) Nas imagens dos jornais das cidades do Sul ... incorreta: imagens é substantivo concreto ->dos jornais = AA

     

     e) Os altos preços do café no mercado externo ... incorreta: preços é substantivo concreto -> do café = AA


    Corrijam-me se estiver errada.

     

    Obs.: Marquei a questão com muito receio porque a FCC não deixou claro que queria CN x AA e eu nunca tinha visto uma questão desse tipo da FCC em prova de TRT.

     

     

  • Carolina Rehem, Você explicou muito bem, é isso mesmo!

  • Dica para nunca mais errar Adj. Adnominal vs Complemento nominal EM 3 PASSOS

     

    1º PASSO


    Adj. Adn: O termo preposicionado caracteriza o SUBSTANTIVO
    Complemento nominal: O termo preposicionado caracteriza um SUBSTANTIVO, ADJETIVO ou ADVÉRVIO

     

    Se ai não matou a questão vamos para o próximo passo.......

     

    2º PASSO 

     

    Adjunto Adnominal - O substantivo caracterizado pode ser CONCRETO ou ABSTRATO

    Complemento Nominal - O substantivo DEVE ser ABSTRATO

     

    Se aqui ainda não matou a questão vamos para o último e definitivo passo....

     

    3º  E ÚLTIMO PASSO (aqui você define de vez se é Adj. Adn ou CN)

     

    Adj Adn.: O termo preposicionado é AGENTE (CARACTERIZAR)

    ex: O amor de mãe é especial

          A invenção do cientista mudou o mundo

         A Leitura do aluno foi boa

     

    Complemento Nominal: O termo preposicionado é PACIENTE (COMPLEMENTAR)

    ex: O amor à mãe também é especial  (a mãe é amada)

     A invenção do rádio mudou o mundo   ( o rádio foi inventado )

    A leitura do livro é instigante  ( o livro é lido)

     

    GABARITO LETRA B)

     

  • As vezes um pouquinho de "malandragem" resolve. Obs que o termo do enuciado traz uma ideia de comparação, ou até mesmo uma ideia de exemplificação, assim como letra B. Posso até esttá  falado bobagem, mas já respondi algumas questões assim, quando a regra foge da memória.

  • Colegas cuidado com a preposição DE nos casos de Adj. Adn. e Complemento nominal. Sempre considerei a regra que diante da preposição DE não cabe CN, mas observem essa questão:

     

    Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a correta função sintática de 'medo' e 'de abrir' da oração: Tenho medo de abrir! Vai que evapora. 
    a) adjunto adverbial - objeto indireto.
    b) predicativo do sujeito - complemento nominal.
    c) predicativo do sujeito - adjunto adnominal.
    d) objeto direto - adjunto adnominal.
    e) objeto direto - complemento nominal. 


    Tenho (o quê?) VTD - medo OD. Elimine a letra a, b, c. E o termo 'de abrir'?

    O segundo elemento liga-se ao primeiro por meio de preposição. O termo regente é medo, um substantivo abstrato. Precisamos definir se a função do termo regido (“de abrir”) é adjunto adnominal ou complemento nominal.

    Para isso, verificaremos o valor da expressão no contexto:

    “Tenho medo de abrir! Vai que evapora!”

     

    A idéia é: “Tenho medo de que, sendo aberto, evapore” – idéia passiva (o envelope não vai abrir, mas ser aberto) è complemento nominal.

    Reconheço que a vontade é grande de indicar a idéia ativa. Afinal, a lógica induz que o sujeito vai abrir o envelope, ou seja, praticar a ação. Essa tendência se justifica pela proximidade com o verbo de “ter” (ter medo – ação praticada pelo sujeito).

    Contudo, é preciso fazer a seguinte distinção: o que está relacionado a “abrir” não é o verbo “ter”, mas a idéia da abertura – idéiapassiva de o envelope ser aberto. GABARITO letra E. 

  • Complemento nominal -> Paciente -> sempre preposicionado

    Adjunto adnominal -> Agente -> pode ou não ter preposição

  • Como identificar se é um adjunto adnominal ou complemento nominal?

    1º Complemento nominal é sempre preposicionado e o Adjunto adnominal pode ou não ser preposicionado;

    2º Se ambos forem preposicionados, verifique a quem eles se referem na frase.

    O complemento nominal irá referir-se a substantivo abstrato, adjetivos ou advérbios;

    O adjunto adnominal irá referir-se a substantivo abstrato ou concreto.

    3º Se ambos se referirem a um substantivo abstrato, então verifique se ele exerce a função de Agente (Adjunto Adnominal) ou exerce a função Passiva (Complemento Nominal).

    Substantivo Abstrato é aquele que expressa sentimento, sensação, estado humano ou é um substantivo derivado de um verbo (exemplo: fornecedor é derivado do verbo fornecer)

  • RESPOSTA: B

     

    ======================================================================================

    Pra diferenciar DE VEZ Complemento Nominal de Adjunto Adnominal, basta saber o seguinte:

    CN - liga-se a [1] adjetivo, [2] advérbio, [3] substantivo abstrato (sofre ação);

    AADN - liga-se a [1] substantivo abstrato (pratica ação), [2] substantivo concreto (sentido de posse, origem, matéria). 

    ======================================================================================

     

    ... ou seja, como fornecedora (SUBSTANTIVO ABSTRATO) de alimentos (SOFRE AÇÃO = CN) para o mercado interno.

     

    a) Nas cidades (SUBSTANTIVO CONCRETO) do Sul (A. ADN.) ... 

    b) ... e a exposição (SUBSTANTIVO ABSTRATO) de um certo verniz social (SOFRE AÇÃO = CN) ...

    c) ... implicavam em moldar as mulheres (SUBSTANTIVO CONCRETO) de uma determinada classe (A. ADN.)

    d) Nas imagens (SUBSTANTIVO CONCRETO) dos jornais (A. ADN.) das cidades do Sul ...

    e) Os altos preços (SUBSTANTIVO CONCRETO) do café (A. ADN.) no mercado externo ...

  • PEGANDO EMPRESTADO A DICA DO COLEGA.

    Dica para nunca mais errar Adj. Adnominal vs Complemento nominal EM 3 PASSOS

     

    1º PASSO


    Adj. Adn: O termo preposicionado caracteriza o SUBSTANTIVO
    Complemento nominal: O termo preposicionado caracteriza um SUBSTANTIVO, ADJETIVO ou ADVÉRVIO

     

    Se ai não matou a questão vamos para o próximo passo.......

     

    2º PASSO 

     

    Adjunto Adnominal - O substantivo caracterizado pode ser CONCRETO ou ABSTRATO

    Complemento Nominal - O substantivo DEVE ser ABSTRATO

     

    Se aqui ainda não matou a questão vamos para o último e definitivo passo....

     

    3º  E ÚLTIMO PASSO (aqui você define de vez se é Adj. Adn ou CN)

     

    Adj Adn.: O termo preposicionado é AGENTE (CARACTERIZAR)

    ex: O amor de mãe é especial

          A invenção do cientista mudou o mundo

         A Leitura do aluno foi boa

     

    Complemento Nominal: O termo preposicionado é PACIENTE (COMPLEMENTAR)

    ex: O amor à mãe também é especial  (a mãe é amada)

     A invenção do rádio mudou o mundo   ( o rádio foi inventado )

    A leitura do livro é instigante  ( o livro é lido)

     

    GABARITO LETRA B)

  • A questão quer a relação de um termo paciente.

    ... ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno.

    Valor de agente: fornecedora    Valor paciente: de alimentos   (não tem a ver com voz passiva)

    Alimentos são fornecidos

     a) Nas cidades do Sul ..

     b)... e a exposição de um certo verniz social ...

    - um certo verniz social vai ser exposto.

     c)... implicavam em moldar as mulheres de uma determinada classe. 

     d) Nas imagens dos jornais das cidades do Sul ...

     e) Os altos preços do café no mercado externo ...

  • Eu errei essa questão por não entender que fornecedora de Alimentos e (passivo) entendi como " Ela Fornece alimentos " cheguei a respoda de C. N ( ativo afinal ) e encontrei algumas alternativas, então chutei na "E"...

    Enfim meu problema com a questão foi não conseguir identifivar se a frase estava na voz passiva ou ativa.

    Tenso..

    Alguma dica ???

  • 14/03/19 Respondi certo.

    Alimentos são fornecidos x verniz social é exposto.

  • em vez de diferenciar adj adn e complementos nominais, acertei procurando o núcleo que era um substantivo derivado de um verbo, como o do enunciado:

    formadora => do verbo formar

    e a única opção que o tinha era a B:

    exposição => do verbo expor

    *na C há a palavra determinada, que deriva de determinar, porém a palavra núcleo desta afirmativa é mulheres, que não deriva de verbo

  • Rapaz, o povo passa aqui umas formas pra acertar de duas páginas...na prova seria bom ter todo esse tempo do mundo e toda a memória pra lembrar hem kkkkkkkkkkkkk

    Eu só fui eliminando as que não precisavam de preposição e cheguei na resposta! é o jeito certo? Faço a mínima ideia, mas eu quero é acertar, principalmente no dia da prova kkkkkkkk

  • Fornecedora - Substantivo abstrato

    De alimentos - Natureza passiva e pré posicionado

    Logo, complemento nominal.

    Dito isto, tem-se a assertiva B) Exposição - Substantivo abstrato

    De um certo verniz social - Natureza passiva e pré posicio.

  • Precisamos buscar a alternativa em que também há um COMPLEMENTO NOMINAL destacado.

    Vamos lá?

     

    Alternativa "A": Nas cidades do Sul...

    INCORRETA. O termo "cidades" é substantivo concreto, portanto "do Sul" é ADJUNTO ADNOMINAL.

     

    Alternativa "B": ... e a exposição de um certo verniz social ...

    CORRETA. O termo "exposição" é um substantivo abstrato. Há sentido de PASSIVIDADE, pois o verniz social é exposto. Assim, "de um certo verniz social" é COMPLEMENTO NOMINAL de "exposição". Essa é a alternativa correta.

     

    Alternativa "C":  ... implicavam em moldar as mulheres de uma determinada classe.

    INCORRETA. O termo "mulheres" é substantivo concreto, portanto "de uma determinada classe" é ADJUNTO ADNOMINAL.

     

    Alternativa "D": Nas imagens dos jornais das cidades do Sul ...

    INCORRETA. O segmento "dos jornais" ocupa posição de agente, pois possui as "imagens", portanto é um ADJUNTO ADNOMINAL.

     

    Alternativa "E": Os altos preços do café no mercado externo ... 

    INCORRETA. O segmento "do café" é ADJUNTO ADNOMINAL de "preços", pois ocupa uma posição de agente, de possuidor dos preços.

  • A alternativa "B" é a CORRETA.

     

    A questão parte do seguinte trecho do texto: 

     

    "... ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno."

     

    Devemos indicar a opção em que o segmento destacado exercer a mesma função sintática do trecho destacado acima.

     

    Essa questão envolve a diferenciação entre ADJUNTO ADNOMINAL e COMPLEMENTO NOMINAL.

    Adjunto Adnominal (A.A): É o elemento que carateriza um nome, determinando ou restringindo seu sentido. Exerce função adjetiva na oração, podendo ser representado por:  adjetivos, locuções adjetivas, pronomes, numerais, artigos.

    Complemento Nominal (C.N): O C.N é o termo que complementa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo e alguns advérbios), aparece sempre preposicionado e tem sentido de passividade (sofre a ação).

    DIFERENCIANDO A.A E C.N.

    Primeiro ponto: adjunto adnominal só acompanha substantivos, ok? Já os complementos nominais acompanham substantivos, adjetivos e advérbios.

    Se a expressão preposicionada acompanha um adjetivo, por exemplo, nunca poderá ser adjunto adnominal.

    Exemplo: Ela é igual à mãe. (A expressão "à mãe" nunca poderá ser adjunto adnominal, pois qualifica um adjetivo (igual), assim com certeza é um complemento nominal.

    Segundo ponto: O complemento nominal sempre é iniciado por preposição, o adjunto nem sempre.

    Terceiro ponto: Se a expressão preposicionada estiver ligada a substantivo concreto: pode marcar com fé, é adjunto adnominal!!

    Exemplo: A caixa de madeira está velha.

    A expressão "de madeira" qualifica um substantivo concreto (casa), assim podemos afirmar com certeza que é adjunto adnominal.

    Quarto ponto: O complemento nominal tem sentido de passividade (sofre a ação, paciente), enquanto o adjunto adnominal tem sentido de agente (realiza a ação).

    BIZU: A.A -> AGENTE (Lembrem que o A.A tem "A" de "Agente".)

            C.N -> PACIENTE

    Exemplo: Amor de mãe não tem fim.

    Basta perguntarmos: na frase acima, a mãe sente o amor (agente) ou recebe o amor (paciente)? Sente o amor! Assim, é agente e ADJUNTO ADNOMINAL.

    Exemplo: Amor à mãe não tem fim.

    Basta perguntarmos: na frase acima, a mãe sente o amor (agente) ou recebe o amor (paciente)? Recebe o amor! Assim, é paciente e COMPLEMENTO NOMINAL.

     

    Voltando à questão, em "fornecedora de alimentos", existe um sentido de PASSIVIDADE (os alimentos são fornecidos), portanto estamos diante de um COMPLEMENTO NOMINAL: "de alimentos".

     

    Precisamos buscar a alternativa em que também há um COMPLEMENTO NOMINAL destacado.

    Vamos lá?

  • Mas, gente, fornecedora não deveria estar sublinhada né? Assim como várias palavras nas opções de respota. Não entendi o que a questão pedia por isso.

    Letras A e C : cidades e mulheres > substantivos concretos > adjunto adnominal

    Letras D e E: ideia de posse > adjunto adnominal

  • Não soube nem chutar kkkk

  • Complemento:

    fornecedora de alimentos

    Temos um substantivo abstrato

    CN: sofre a ação.

    ADJ : Pratica a ação.

    Alimentos são fornecidos.

    -------------

    exposição de um certo verniz.

    Temos um substantivo abstrato

    Certo verniz é fornecido.

    CN : Sofre a ação.

  • A questão quer um CN tal qual o enunciado. Gabarito B