SóProvas


ID
1672426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à gestão de estoque.

Ao se considerar a inclusão de itens no estoque para que sua gestão seja eficaz, a previsão de demanda deverá ser elaborada pelo usuário, o qual é responsável pelo setor solicitante da empresa, apenas sob a supervisão e interlocução do gestor de estoques.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Ninguém melhor que o usuário dos materiais para definir quantas unidades serão utilizadas, e quantas devem ser estocadas (a fim de garantir o suprimento de materiais). Assim, cabe a este prever a demanda (...)

    O gestor de estoques apenas auxilia a unidade requisitante, mas não tem condições de prever a demanda de materiais.



    Prof Felipe Petrachini - Estratégia Concursos.
  • CERTO (Mas, no mundo real, ERRADO).


    Trata-se de uma questão que devemos ter em mente apenas para estudar o CESPE. Quem faz o planejamento dos bens de estoque é o próprio setor de estoques. Os usuários podem estar dispersos na organização. Quem é o usuário de material de expediente? Toda a organização. E quem planeja sua reposição? O setor de estoques. 
  • Alguém poderia fundamentar esta questão? obrigada.

  • Não concordo muito com o cespe ao dar ao gestor de estoques uma função "acessória", como a questão dá a entender. O gestor de estoques tem uma atuação fundamental no processo de previsão de demanda, além do usuário, é claro. 

  • o setor de vendas por estar diretamente relacionado a saída das mercadorias da empresa tem uma maior capacidade de estimar a demanda de um produto em um determinado período

  • Você tem que pensar na Administração da Fantasia, isso na realidade é impraticável, se o usuário determinar a demanda do insumo a empresa quebra. Mas é o que está nos livros e o Cespe coloca porque sabe que a gente erra pensando no aspecto real da coisa. 

    Foco, Força e Fé !!! Brave teremos nossa vitória ;) 

  • É o seguinte no mundo imaginário da Administração isso seria possível, a previsão do estoque ser elaborada pelo usuário solicitante. Na prática o pessoal de compras barra e freia muita coisa pois na maioria das vezes o solicitante não sabe a quantidade exata do insumo, pede errado, pede a mais do que o necessário. Então isso na prática é irreal, mas no mundo onde tudo acontece de forma certa, no mundo imaginário da Administração é assim que deve ser e eles cobram nas provas por saber que quem tem experiência na área jamais faria isso e por isso erra. 

     

  • Ola Fenili, me desculpe, mas acredito que na vida real isso se aplica sim, com toda certeza, olha um exemplo.

    Em um super mercado, cada setor faz suas solicitações, geralmente realizada pelo usuário responsavel.

    No setor de Frios, quem faz as solicitações é o supervisor do mesmo, na padaria o da padaria e assim vai...

    Se pararmos para pensar é exatamente isso que vemos, cada setor "pede" o que precisa, e o setor geral de "compras" realiza a "compra" e organiza o sistema...

  • Kezy,

    Isso se aplica quando o material não é de uso generalizado na organização. O exemplo mais simples, como disse, é o de compra de papel A4. O gestor de estoques não compila a demanda dos diversos setores. O que ele faz é uma estimativa da previsão da demanda, com base em algum método matemático - usualmente sob o cunho de técnicas de projeção. Para tanto, considera o consumo global do órgão, e não uma previsão de demanda encaminhada por setor.

    Dizer que o gestor de estoques não tem condições de prever a demanda é ignorar um conteúdo bem sedimentado da gestão de materiais. 

    Abs,


    Renato Fenili

  • Ocorre amigos que para as provas não se pede a prática, e sim a teoria. E pela teoria a questão está correta. Ninguém é mais capacitado para fazer a previsão de materiais que irá utilizar do que o próprio solicitante. Imagine na sua casa, por exemplo, você sabe a quantidade de alimentos que serão necessários para satisfazer suas necessidades durante o mês, só que ao invés de você fazer isso, você delega essa competência ao seu filho, nessa situação é muito provável que seu filho erre por muito na previsão, haja vista ele não estar diretamente ligado ao consumo. Gabarito correto.

  • Bom, na teoria está certo, mas na prática não funciona lindo desse jeito.

    Sim, é o usuário que faz a demanda, e com essa demanda, a organização já organiza os estoques prevendo como será a demanda.

  • "A previsão de demanda deve ser elaborada pelo usuário, por meio do formulário Proposta de inclusão de material no estoque (...), em que são fornecidos os elementos necessários à perfeita identificação do material e, consequentemente, à gestão eficaz do estoque."

    (Administração de materiais: um enfoque prático / João José Viana 1. ed. - São Paulo: Atlas, 2006; p. 112)

  • Estão querendo que Compras assuma a bronca... Ou que o mininuzinho do Estoque faça tudo. Parece que nunca leram a respeito do projeto básico...
  • Mais chato dessa matéria é que estoque sempre aparece estar associado ao ato de guardar, armazenar.

     

    ''inclusão de itens no estoque'' olha que coisa mais entranha aff

  • CERTO NA PRÁTICA TAMBÉM!

    É o que ocorre na APS onde trabalho, pois é o gerente da agência que faz o pedido de tantas caixas de caneta, de papel e de tonner vai precisar para o mês todo. O gestor do estoque trabalha na gerência executiva, fazendo a distribuição para as agências e o controle dos materiais que são comprados através das licitações realizadas.

     

     

     

  • UMA DICA PARA QUEM FICOU VIAJANDO NA MAIONESE. EMPRESAS TB SÃO CLIENTES, ELES SÃO CLIENTES DOS FORNCEDORES E SIM ELAS FAZEM A PREVISAO DA DEMANDA. NÃO HÁ OUTRA JUSTIFICATIVA A NAO SER ESSA.

    O COMENTÁRIO DO COLEGA Antony Kossoski É PERFEITO. 

  • Meu Deus. Já errei mil vezes esta questão. Affff.

  • Em outras palavras, para se solicitar materiais para o estoque é preciso consultar o gestor, porque ele sabe quais demandas são necessárias para empresa.

  • O usuário interno vai ter acesso ao orçamento de compras que o financeiro define para a área de materiais? Se mais de um cliente interno solicitar um pedido, qual terá o poder de decisão se não aquele que consolida todos os pedidos que é o setor de materiais? Questão no mínimo confusa.

  • CCCCCCCCCCCCCERTO 

    Colocando a afirmação na ORDEM DIRETA (português) ela passa a fazer mais sentido. 

    "Ao considerar a inclusão de itens no estoque para que sua gestão seja eficaz, a previsão de demanda deverá ser elaborada pelo usuário, apenas sob a supervisão e interlocução do gestor de estoques, o qual é responsável pelo setor solicitante da empresa" 

    Agora a questão ficou um pouco mais fácil né ?  

    CERTO - Para que seja eficaz a gestão de estoque é ideal que : 

                   USUÁRIO - PREVEJA A DEMANDA do item que será add no estoque E gestor de estoque irá supervisionar tal demanda
                    GESTOR DE ESTOQUE - responsável pelo setor solicitante da empresa E supervisiona e intercala o setor com o usuário.

  • Um exemplo que ajuda a lembrar: imaginem que eu trabalhe fora e tenha uma pessoa que cozinhe para mim. Quem vai me avisar da necessidade de algum item no estoque para o almoço do dia seguinte? Ninguém melhor que o cliente interno para compreender as reais necessidades da linha de produção.
  • vou tatuar essa questão e o seu gabarito na testa. como pode? erro toda vez!! nãaaaaaaa

  • O comentário do Daniel Seabra está bem legal. 

    O que causa estranhamento na questão é a ordem que o examinador utilizou. O Daniel reordena a frase, a qual passa a exprimir o real sentido.

  • A decisão acerca do dimensionamento do estoque de segurança em órgãos públicos
    é uma tarefa do gestor de estoques, que leva em consideração aspectos tais como:
    • tempo médio de tramitação do processo de aquisição do material, considerando
    os ritos necessários à condução da licitação;
    • perecibilidade do material;
    • volume do material;
    • impacto financeiro na organização;
    • histórico de óbices na entrega do material, indo desde atrasos por parte de
    fornecedores, entrega de materiais em desconformidade com as especificações
    etc.;
    • flutuação na demanda do material;
    • etc.
     

  • Concordo com a Victoria o português que a banca usou na escolha das frases, prejudicou o sentido da questão, afirmando que a responsabilidade do setor é do usuário o que justificativa para o recurso da questão.

  • CERTO

    Esta previsão tem que ser determinada pelo usuário, ninguém melhor que o usuário pode definir o que tem necessidade. Este usuário vai especificar todo o material que é necessário para que seu trabalho seja desenvolvido e vai contar com a experiência do gestor de estoques para providenciar esse material.

    Fonte:Profª Karen Estefan qconcursos

  • Cara, eles podem mudar a ordem da questão assim??

  • "(...)a previsão de demanda deverá ser elaborada pelo usuário, o qual é responsável pelo setor solicitante da empresa(...)"

     

    Não entendi direito. O usuário deve ser o responsável pelo setor solicitante da empresa? Ou a questão está falando de qualquer usuário?

  • Certoooo!

    mas, uma vez definida a demanda, cabe ao gestor do estoque garantir sua tempestiva disponibilidade, independente do usuário.

     

  • Certooo

     

    O usuário de estoques é quem pode prever  a demanda dos mesmos em seu setor/ organização. Dessa forma, em nada tem a ver o gestor de estoques com a previsão da demanda de itens, mas cabe-lhe o auxilio ao requisitante, iclusive por fazer a correta gestão desses itens enquando estiverem armazenados.

  • "apenas" é sempre uma incógnita

  • Ninguém melhor do que o usuário para superfaturar a quantidade de material requerido...

  • depois de dias eu entendi essa questão, lendo o livro do Viana. essa questão fala da inclusão de NOVOS itens no estoque. ou seja, materiais que a instituição não usa, não compra. por isso, o formulário se chama "proposta de inclusão de material no estoque", segundo o Viana. aí, sim, faz sentido partir do usuário.

    "alguns cuidados devem ser observados no processamento e consequente cadastramento de novos materiais no estoque, tanto da parte do usuário como da gestão" (Administração de materiais: um enfoque prático / João José Viana 1. ed. - São Paulo: Atlas, 2006; p. 112)

  • Gab. C

    Bom esclarecimento, Piet Mondrian.

    Realmente, lendo VIANA, percebe-se que a previsão de demanda de novos itens no estoque deve ser elaborada pelo usuário, ou seja, não significa que toda e qualquer previsão deva ser feita pelo usuário. Feita a previsão, o órgão gerenciador precede à análise considerando os aspectos: necessidade do material; padronização da especificação; codificação; fixação de níveis de estoque; cadastramento do item no sistema. 

    A questão pecaria se generalizasse, o que não a fez pelo direcionamento do enunciado "Ao se considerar a inclusão de itens no estoque para que sua gestão seja eficaz".

    Dica, pra ir bem em questões de ARM é imperioso ler VIANA.

  • Gab. C

  • Como o pronome qual no texto da pergunta está se referindo(remetendo) ao usuário:" ...pelo usuário, o qual é responsável ...", mudar a ordem do texto( numa suposta ordem direta), o qual dessa vez se referirá ao gestor de estoque("Ao considerar a inclusão de itens no estoque para que sua gestão seja eficaz, a previsão de demanda deverá ser elaborada pelo usuário, apenas sob a supervisão e interlocução do gestor de estoques, o qual é responsável pelo setor solicitante da empresa" ), o que pra mim não parece correto. Assim, ainda fico em dúvida, pois não sei informar se tal alteração é correta; pois acaba mudando parte do que o texto quis informar, ou seja, Quem é o responsável pelo setor solicitante da empresa???

  • Segundo o professor Daniel, do Estratégia, a questão está certa e baseada no Viana, que utilizar o mesmo termo ("usuário").