-
"O termo estoque significa algo inflexível e preciso, sendo correto afirmar que sua abrangência engloba pontualmente as representações de matérias-primas e os produtos semiacabados."
Acredito que um dos erros da assertiva está no fato de afirmar que o estoque é Inflexível, onde na verdade ele é flexível, variando de acordo com vários fatores. (Gab - Errado)
-
ERRADO
Muito pelo contrário. O estoque tem de se adequar às
necessidades da empresa, o que implica dizer que deve comportar alguma
flexibilidade. Em alguns meses pode ser que precisamos estocar mais materiais
(por conta, por exemplo, de uma previsão de escassez nos meses seguintes), em
outros, pode se recomendar que se estoque menos (por conta, digamos, de uma
queda na previsão da demanda futura).
Prof Felipe Petrachini - Estratégia Concursos.
Estoque - É a parte da logística responsável pela guarda de produtos e uma das atividades da armazenagem. Geralmente este termo é utilizado para produtos acabados. Pode ter uma variação de tipo de local físico, conforme característica e necessidade do produto, como por exemplo, local coberto, local descoberto, local com temperatura controlada, etc. Pode ter variação de tipo de estocagem, conforme característica e necessidade do produto, como por exemplo prateleira, gaveta, cantilever, baia, etc.
http://www.guialog.com.br/dicionarioe-h.htm
-
Inflexível e preciso? Stop, Cespe.
-
MP e Produtos Semi? Decide aí! Almoxarifado ou Depósito?
-
ERRADO!
CESPE (2005/TRT 16ª Região): “Estoque é toda porção armazenada de mercadoria, ou seja, aquilo que é reservado para ser utilizado em tempo oportuno.”
O estoque é composto de: matérias-primas, materiais em processamento, materiais semiacabados, matérias acabados,
produtos acabados. Portanto não se restringe matérias-primas e os produtos semiacabados conforme o enunciado da questão!
-
Conceito de estoque a título de fixação:
(CESPE / TRT 16ª Região / 2005) Estoque é toda porção armazenada de mercadoria, ou seja, aquilo que é reservado para ser utilizado em tempo oportuno.
(CESPE / ANATEL / 2004) Estoque pode ser entendido como a acumulação de recursos materiais em um sistema de transformação ou qualquer outro tipo de recurso armazenado.
Da primeira questão, depreende-se que o conceito de estoque é bastante amplo; da segunda, constatamos que o conceito de estoque não pode ser inflexível, uma vez que se insere em um sistema de transformação.
Sistema de transformação é o conjunto de processos que convertem os insumos (entradas) em produtos (saídas).
-
Estoque: Do ponto de vista mais tradicional, podemos considerá-lo como representativo de matérias-primas, produtos semi-acabados, componentes para montagem, sobressalentes,produtos acabados, materiais administrativos e suprimentos variados. ( João José Viana, pág 109).
-
o Erro está em dizer que o Estoque é inflexível, o resto esta correto.
:)
-
O Estoque não é inflexível :)
-
O motivo do estoque existir encontra-se no fato da impossibilidade de prever-se a demanda com exatidão. Sendo assim, jamais pode ser algo preciso como afirmado na questão.
gab. errado
-
Os materiais que podem ser estocados são classificados como: matérias-primas, produtos em processo, produtos acabados e materiais auxiliares e de manutenção.
-
ERRADA.
Primeiro, o estoque é flexível. Segundo, os produtos acabados são estocados também, e no depósito!
-
Os estoques de materiais e produtos de uma empresa são compostos por matéria-prima, material auxiliar, material de manutenção, material de escritório, material e peças em processos e produtos acabados (CESPE/ANATEL/2014).
-
O estoque é totalmente flexível.
Errada!
-
semiacabado ficam próximo da linha de produção
matérias primas são do almoxarifado!
-
Atributos:
1 - Abrangência (conjunto de características)
2 - Flexibilidade (permite interfaces entre os diversos tipos de classificação)
3- Praticidade (simples e direta)
-
Errado.
Estoque não é algo inflexível, pois o estoque pode sofrer com flutuações, pode sofrer com determinados periodos, exemplo, se eu tenho um consumo sazonal, por exemplo, terá determinadas épocas do mês em que eu comprarei muito mais produtos, logo o estoque ficará amarrotado, digamos assim.
Em outros periodo, o estoque será baixo tendo em vista as vendas decrescentes.
-
O estoque é Flexível, ele tem de se adequar às necessidades da empresa.
Gab. E
-
Estoque é a composição de materiais - matérias primas, materiais em processamento, materiais semiacabados, materiais acabados, produtos acabados- que não é utilizada em determinado momento na empresa, mas que precisa existir em função de futuras necessidades. Assim, o estoque constitui todo o sortimento de materiais que a empresa possui e utiliza no processo de produção de seus produtos ou serviços.
ERRADA.
Profº Ronaldo Fonseca-Estratégia Concursos
-
GABARITO: "ERRADO"
"O alcance do termo estoque é muito elástico. Do ponto de vista mais tradicional podemos considerá-lo como representativo de matérias-primas, produtos semi-acabados, componentes para montagem, sobressalentes, produtos acabados, materiais administrativos e suprimentos variados.
(João José Viana. Administração de materiais: um enforque prático, 2012)
-
GABARITO: ERRADO
O erro está na palavra inflexível.
-
O termo estoque significa algo flexível e preciso, sendo correto afirmar que sua abrangência engloba pontualmente as representações de materia-prima componentes para montagem, sobressalentes, produtos acabados, materiais administrativos e suprimentos variados.
-
O termo estoque significa algo inflexível e preciso, sendo correto afirmar que sua abrangência engloba pontualmente as representações de matérias-primas e os produtos semiacabados. ERRADA> É FLEXÍVEL
-
O termo estoque significa algo FLEXIVO e não INFLEXIVO como afirma a questão.
-
GABARITO: ERRADO.
O termo “Estoque" não tem nada de Inflexivel e sim Flexivel.
-
Comentários: Vamos relembrar o que acabamos de estudar?
Estoque é a composição de materiais – matérias-primas, materiais em processamento, materiais semiacabados, materiais acabados, produtos acabados – que não é utilizada em determinado momento na empresa, mas que precisa existir em função de futuras necessidades. Assim, o estoque constitui todo o sortimento de materiais que a empresa possui e utiliza no processo de produção de seus produtos ou serviços.
Gabarito: Errada
-
Estoques são materiais ou produtos que ficam fisicamente disponíveis pela empresa, até o momento de ingressarem no processo produtivo ou seguirem para a comercialização direta ao consumidor final.
-
Ao contrário. O estoque é por natureza dinâmico e flexível, varia ao longo dos períodos em função da demanda e não possui processo exato de cálculo.
É verdade que a organização deve adotar os processos mais adequados e precisos para estimar a demanda e os volumes de estoque necessário mas, como os números nunca serão 100% exatos, é necessário ter estoques para cobrir eventuais mudanças, sejam elas da própria demanda, dos processos de entrega dos fornecedores ou de outras variáveis relacionadas ao tema.
Essa é parte do "efeito lubrificante" que os estoques trazem à organização, contornando seus problemas de variação de demanda e impedindo que a produção seja paralisada.