-
Questão pesada...
A primeira concepção surgiu no século XX, com Taylor e seus colaboradores. Foi a Teoria da Administração Científica. Nela abordou-se o homem como motivado exclusivamente por recompensas financeiras e econômicas, por isso, essa concepção foi chamada de Homo economicus – homem econômico.
A quinta concepção surgiu com a Teoria da Contingência, no início de 1970. Aborda o homem complexo, cada indivíduo é um mundo à parte, uma realidade distinta das demais. Nada é absoluto, tudo é relativo. Ao mesmo tempo plural e singular. E, mais uma vez, composto por cognições, percepções, motivações.
https://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/41444/conceito-de-homem-complexo
GABARITO: CERTO
-
RESPOSTA CERTA
Homo economicus= Teoria clássica
Homem Social = Teoria das relações humanas
Homem organizacional = Teoria Estruturalista
Homem Funcional = Teoria de Sistemas
Homem complexo = Teoria Contingêncial
-
Coloquei certo, mas o Gabarito está ERRADO... what fu**
-
está certa ou errada? decidam
-
O gabarito apresentado pelo QC está em "CERTO" e não há equívocos na questão.
Abordagem Clássica (Teoria Adm Científica + Teoria Clássica) = Homem Econômico
Teoria RH = Homem Social
Teoria Comportamental = Homem Administrativo
Teoria Estruturalista = Homem Organizacional
Teoria Contingencial = Homem Complexo
Teoria Sistêmica = Homem Funcional
-
HOMO ECONOMICUS
A Administração Científica,baseou-se no conceito de homo economicus, isto é, do homem econômico.Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.Em outros termos o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida e pelo salario que o trabalho proporciona.
ABORDAGEM CONTINGENCIAL
Enfatiza que não há nada absoluto nas organizações ou na teoria administrativa.Tudo é relativo.Tudo depende.A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
Fonte: Chiavenato, Administração Geral e Pública.
-
-
Teoria Clássica desenvolveu-se na Europa por meio dos trabalhos de Fayol. Nesta, a preocupação básica era com a estrutura organizacional, ou seja, a disposição dos setores da empresa e as relações entre os mesmos. Em razão disso, afirma-se que a Teoria Clássica possui abordagem inversa à Administração Científica, partindo de cima para baixo, ou seja, da organização para os departamentos. A ênfase é na estrutura e não nas tarefas.
Teoria Contingencial põe forte ênfase no ambiente, focalizando a organização de fora para dentro, na tecnologia, meios de se utilizar adequadamente da tecnologia que proporciona os produtos/serviços da organização e integra e compatibiliza as abordagens de sistemas fechado e de sistema aberto, mostrando que as abordagens mecanísticas se preocuparam com os aspectos internos da organização, e as orgânicas voltaram-se para os aspectos da periferia e dos níveis
-
Abordagem Clássica (Teoria Adm Científica + Teoria Clássica) = Homem Econômico
Teoria RH = Homem Social
Teoria Comportamental = Homem Administrativo
Teoria Estruturalista = Homem Organizacional
Teoria Contingencial = Homem Complexo
Teoria Sistêmica = Homem Funcional
Que teoria RH é essa?
-
Gab: CERTO
Associo sempre a teoria contingencial à complexidade, pois ela depende muito do cenário e busca se adequar a ele.
-
Segundo Maximiano (2011, pág. 308) o ponto de partida do enfoque sistêmico é a ideia de sistema, sistema é um todo complexo ou organizado, é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo. Tudo depende de tudo, tudo é complexo, entender e lidar com as complexidades são as bases do pensamento sistêmico.
-
perfeito, o referido artigo citado em seu comentario explica exatamente a questao.
erro de tipo- ERRA SOBRE OS FATOS, REALIDADE
erro de proibiçao - ERRA SOBRE A LEI