-
Data tópica: Elemento intrínseco de um documento , correspondente ao local de sua produção.
http://www.arquivologiaosite.com.br/?p=438
-
Segundo o DTA (http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf):
Data tópica ~ elemento de identificação do lugar de produção de um documento.
-
Isso é uma data-limite e não tópica.
-
A data tópica é um elemento de descrição do documentos, que serve para auxiliar na identificação do seu local de produção.
Como sua função é auxiliar na identificação de local de produção, o preenchimento da mesma deve trazer o local de produção, considerando a nomenclatura da época, além de outras informações que se fizerem relevantes para a identificação deste local (município, país, departamento, província, estado, etc).
Um bom exemplo de preenchimento de data tópica seria o seguinte:
Maceió (AL), Penedo (AL)
Arquivo Nacional (Brasil)
Nota: Para o dossiê 1, nível 4, do fundo Floriano Peixoto, seção Governo Legal, série Correspondência, subsérie Telegramas
O exemplo demonstrado no item corresponde ao elemento "data de produção", que tema função de descrever as datas-limites em que a unidade de arquivamento, série ou conjunto foi formado, desde seu documento mais antigo até o mais recente.
Gabarito do professor: Errado
Bibliografia
Arquivo Nacional. Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística - ISAD (G). Disponível em: <http://conarq.gov.br/publicacoes-2/30-isad-g-norma-geral-internacional-de-descricao-arquivistica.html>
Arquivo Nacional. Norma Brasileira de Descrição Arquivística - NOBRADE. Disponível em: <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/publicacoes-2/34-norma-brasileira-de-descricao-arquivistica-nobrade.html>
-
A descrição “1898-1968" é um exemplo do preenchimento do elemento de descrição data limite.
-
Glossário da NOBRADE:
Data-assunto: Elemento de identificação cronológica do assunto de um documento, independentemente da sua data de produção.
Data-crônica: Elemento de identificação cronológica que tem por referencial um calendário.
Data de acumulação: Elemento de identificação cronológica que leva em consideração variantes da história de formação do acervo como herança de fundos, sucessão arquivística e aquisições por compra ou doação.
Data de produção: Elemento de identificação cronológica pelo qual se indica a data em que o documento foi produzido.
Data-limite: Elemento de identificação cronológica, em que são indicadas as datas do início e do término do período abrangido por uma unidade de descrição.
Data tópica: Elemento de identificação do local de produção de um documento.
É bom saber essa diferenciação! Cespe vira e mexe cobra isso
Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf (pág 14)