SóProvas


ID
1673929
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nas instituições modernas, o homem procura constantemente adaptar-se ao cenário das novas tecnologias, da alta competitividade e dos novos métodos de trabalho. Pelo exposto, é correto afirmar que a adaptação do homem ao trabalho é orientada em função:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal da banca parece que tira essas questões é do google mesmo:O estudo das relações interpessoais nas organizações pode ser dividido em três partes principais, conforme a seguir:

    a) Adaptação do homem ao trabalho

    b) Adaptação do trabalho ao homem

    c) Adaptação do homem ao homem


    a) Adaptação do Homem ao Trabalho:

    Conta-se uma história que se passou em um estabelecimento comercial.

    Um dos vendedores mais antigos estava completamente desajustado; não queria mais vender, ficava só conversando com os colegas na hora do trabalho.

    Seu nível mental era superior ao exigido para vendedor, ele se interessava em dirigir outros serviços e tinha temperamento independente.

    Por outro lado, depois de mais de 15 anos de firma, sentia-se desanimado, pois os seus dirigentes tinham o hábito de contratar chefes e gerentes de fora, sem procurar saber se antigos empregados poderiam ser promovidos para os mesmos lugares.

    É possível hoje, com relativa facilidade, por meio de exames psicológicos, classificarem as pessoas em funções das suas aptidões, gostos, interesses e personalidade.

    Outro aspecto importante é o aperfeiçoamento do pessoal em exercício, o que constitui excelente estímulo para todos que queiram progredir na vida.

    http://www.portaleducacao.com.br/recursos-humanos/artigos/60949/fator-humano-nas-organizacoes#ixzz3pIFBaD4S

  • PARECER DA BANCA AOS RECURSOS:

     

    As diferentes contestações apresentadas pelos reclamantes relativas a questão da adaptação do homem ao trabalho, não aceitam a opção “A” como correta. Entretanto, como exemplifica Weil (1997) no livro Relações Humanas, especificamente no que trata da adaptação do homem ao trabalho”é possível com relativa facilidade por meio de exames psicológicos classificar as pessoas em função das suas aptidões, gostos, interesses e personalidade.” Conforme cita Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, por interesses compreende-se, estar entre participar, aquilo que convém, que importa, seja em que domínio for. Por outro lado Daft (2005), considera a ampla variação entre personalidades e entre trabalhos como responsabilidade importante dos gerentes (...) “ é tentar combinar características entre funcionário e trabalho para que este seja feito por termos adequados. Isso exige que os gerentes sejam claros sobre o que esperam que os funcionários façam”. (...). o autor cita que a empresa TEXAS INSTRUMENTS criou página na web denominada CHECAGEM DE ADEQUAÇÃO que avalia os tipos de personalidades e oferece aos candidatos em potencial para o emprego, uma chance para eles se auto-avaliarem e descobrirem se combinam bem com a empresa.” Aqui, ressalta-se o pensamento de Peter Drucker quando em sua obra enfatiza que “as pessoas eficazes põem foco na contribuição”. Elas observam suas metas e indagam qual contribuição podem dar para influir nos resultados da organização onde trabalham. Tal fato comprova que os interesses pessoais estão contemplados na qustão. Pelos argumentos expostos, conclui-se como correta o item “A” do gabarito oficial.

  • Tudo bem a adaptação do homem ao trabalho ser orientada em função de suas aptidões, gostos, interesses e personalidade. Como diz a alternativa A.

    Mas não é pelo exposto no primeiro período da questão! 

  • Muito complicado estudar esse tipo de banca.

    O negócio é não desanimar.

  • Poderia ser qualquer uma. Fica a critério da banca. Assim fica facil eliminar candidato.

  • Autor que a Banca usou....

    Como exemplifica Weil (1997) no livro Relações Humanas, especificamente no que trata da adaptação do homem ao trabalho”é possível com relativa facilidade por meio de exames psicológicos classificar as pessoas em função das suas aptidões, gostos, interesses e personalidade.” 

  • Gab. A - de suas aptidões, gostos, interesses e personalidade.