SóProvas


ID
1675663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca do processo organizacional.

Os mecanismos de controle formal, social e técnico são exercidos sobre as pessoas para que se alcancem sistemas de controle eficazes.


Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CERTA


    Os controles que agem sobre o comportamento das pessoas podem ser divididos em três grupos:  controle formal, social e técnico.


    CONTROLE FORMAL :O controle formal utiliza diversos mecanismos: punições, recompensas, sistemas combinados de planejamento, entre outros. A simples existência de um chefe já é uma forma de controle formal. Um ingrediente importante nesse controle é a existência de objetivos, que tanto podem referir-se aos resultados finais quanto a aspectos de comportamento.


    CONTROLE SOCIAL: Exercido por um grupo de pessoas sobre qualquer de seus membros, para ajustar seu comportamento às crenças, valores e normas criadas por esse mesmo grupo. O Controle social também utiliza mecanismos de punições e recompensas para estimular e inibir o comportamento humano, fazer ironias ou mostrar surpresa porque alguém se veste de fala ou se veste de forma diferente é um exemplo de censura social.


    CONTROLE TÉCNICO:Exercido por sistemas que determinam à direção, intensidade e frequência do comportamento.


    http://cursosnocd.com.br/trabalhos-prontos/controle-estrategico-administracao.pdf


    .

  • Os mecanismos de controle formal, social e técnico são exercidos sobre as pessoas para que se alcancem sistemas de controle eficazes.

    Discordo do gabarito:Os mecanismos de controle formal, social e técnico são exercidos sobre as pessoas para que se alcancem os objetivos da empresa ou órgão público. Essa é a principal função. Alcançar sistemas de controle eficazes, está no planejamento para definir o tipo de controle, BSC etc..

  • Pra mim era pra se alcançar objetivos.

  • O CONTROLE FORMAL EXERCIDO SOBRE AS PESSOAS É O CONTROLE PRESCRITO EM NOMAS, REGULAMENTOS, REGIMENTO OU ATÉ MESMO EM CÓDIGOS DE CONDUTA, COMO NO CASO DO CÓDIGO DA ÉTICA DE ORGANIZAÇÃO. ESSES MECANISMOS UTILIZA RECOMPENSAS MATERIAIS E FINANCEIRAS, MOTIVAÇÕES, PUNIÇÕES E ACONSELHAMENTOS COMO FORMA DE CONTROLE. JÁ AS NORMAS SOCIAIS DO GRUPO FUNCIONAM COMO MECANISMOS REGULADORES DO COMPORTAMENTO DOS MEMBROS. OS NÍVEIS DE PRODUÇÃO SÃO CONTROLADOS INFORMALMENTE PELAS NORMAS DO GRUPO. ESSE CONTROLE SOCIAL ADOTA TANTO SANÇÕES POSITIVAS (ESTÍMULOS, ACEITAÇÃO SOCIAL ETC.) COMO NEGATIVAS (GOZAÇÕES, ESFRIAMENTO POR PARTE DO GRUPO, SANÇÕES SIMBÓLICAS ETC.). OU SEJA, OS GRUPOS INFORMAIS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EXERCEM CONTROLE SOCIAL SOBRE OS HÁBITOS NO TRABALHO E ATITUDES DO OPERÁRIO INDIVIDUAL. QUANTO AO CONTROLE TÉCNICO EXERCIDO SOBRE AS PESSOAS, É FEITO POR SISTEMAS QUE DETERMINAM A DIREÇÃO, A INTENSIDADE E A FREQUÊNCIA DO COMPORTAMENTO, COMO O CONTROLE TÉCNICO DE UMA EMPRESA DE TAXI EXERCIDO SOBRE O MOTORISTA DE CADA CARRO, POR EXEMPLO.

     

    O RESULTADO DO CONTROLE SOBRE OS FUNCIONÁRIOS INFLUENCIA NO CONTROLE SOBRE A ORGANIZAÇÃO PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS, OU SEJA, PARA O ALCANCE DA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL. 

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Liliane,

     

    Alcançar um sistema de controle eficaz não é um tipo de objetivo a ser alcançado?

  • "Muitos dos controles sobre as pessoas se destinam a garantir a eficácia de outros sistemas de controle. (...) Os controles que agem sobre o comportamento das pessoas podem ser divididos em : formal, social e técnico."

    Maximiano. Página 479

  • Estranha a questão. Da a entender que Controle é um fim em si mesmo, como se o objetivo de controlar uma atividade fosse se tornar cada vez melhor em controlar atividades, ao invés de tentar tornar o resultado da atividade cada vez melhor.

  • HÁ CONTROLE ORGANIZACIONAL

  • QC, mude essa prof de Adm Geral, por favorrrrrrrrrrrrrr!

  • GABARITO CERTO.

  • A questão está cobrando o conhecimento da classificação proposta por Maximiano sobre os controles aplicáveis ao comportamento humano. Nessa classificação os controles são divididos em três grupos: controle formal, controle social e controle técnico. Vejamos como o autor conceitua cada um desses controles:

    O controle formal, ou pressão formal, é a possibilidade de um gerente (ou figura de autoridade) utilizar o poder racional-legal de seu cargo para induzir ou inibir algum comportamento.

    Controle social é aquele exercido por um conjunto de pessoas sobre qualquer um de seus membros, para ajustarem seu comportamento às crenças, valores e normas criados por esse mesmo grupo.

    Controle técnico ou pressão técnica é a exigência de que alguém se comporte de determinada maneira, independentemente de chefes ou colegas. O controle técnico é exercido por sistemas que determinam a direção, intensidade e frequência do comportamento. São controles muitas vezes sutis. Como os relógios, que mostram até quando trabalhar; as faixas de rodagem, que determinam em que direção seguir; as máquinas e as linhas de montagem, cuja velocidade define a intensidade do trabalho humano; os orçamentos, que estabelecem o limite de dispêndios.

    Gabarito: CERTO

  • Essa questão na minha opinião é típica da redundância de diversos autores em administração. @Gabriela ᕦ(ツ)ᕤ

    Nos mostrou a fonte do problema, Maximiniano Amaru, pag 479. Eu achei estranhíssimo "mecanismos de controle para alcançar sistemas de controles eficazes". Como outro amigo acima afirmou, o controle se tornou um fim em si mesmo nessa questão.

    O mais decepcionante é que dois professores que vi comentar essa questão nem tocam nessa sutileza, somente cospem teoria em cima de teoria, livro tal, autor tal.

    Gostaria de ter visto o Fred Alvim nessa.