SóProvas


ID
1675672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que os processos permeiam todo o funcionamento de uma organização, julgue o item subsequente. 

Não se recomenda a utilização de benchmarking para a identificação de possíveis melhorias em um processo devido às especificidades de cada negócio.


Alternativas
Comentários
  • (ERRADA)benchmarking = BOAS PRÁTICAS 

    Benchmarking consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante.
  • O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006).


    Segundo Silva (2008), benchmarking é o “processo contínuo de comparar as estratégias, os produtos e os processos de uma organização com os das organizações melhores da classe.”


    Segundo Chiavenato (2005), “Benchmarking é um processo de estudo e comparação das operações de uma área ou organização em relação a outras áreas ou concorrentes diretos ou indiretos”.

  • O processo de benchmarking não se limita à simples identificação das melhores práticas; também contempla, por exemplo, a sua divulgação por intermédio das diversas técnicas de marketing.


    O benchmarking traduz-se, então num processo através do qual se observa, aprende e melhora, podendo ser aplicado a qualquer área de atividade organizacional, desde o desenvolvimento estratégico (Watson, 1993) ao serviço do cliente e sua satisfação (Lepard e Molyneux, 1994), passando pelas operações (Shetty, 1993). Não se poderá dizer que o benchmarking constitui o único meio que permite a melhoria, sendo apenas um dos instrumentos disponíveis para o efeito. A sua utilização tem como principal benefício a orientação da empresa para o exterior, na busca permanente de oportunidades de melhoria dos seus produtos e serviços, processos, custos e prazos, etc. O termo benchmarking surge em meados da década de setenta do século XX, introduzido pela XEROX, tendo a ideia vindo a ganhar proeminência na literatura especializada desde então. A ASQ - American Society for Quality define benchmarking como o processo de medição e comparação contínua de uma organização relativamente às organizações líderes em qualquer parte do mundo, de modo a obter informação que ajude essa organização a empreender ações destinadas à melhoria da sua performance.


    gab errado

  • Benchmarking e uma ferramenta de comparação, posso copiar, melhorar, adaptar para a realidade da empresa. Ele pode ser interno ou externo; interno, tem como vantagem a facilidade de coleta de dados; externo, dificuldade na coleta de dados, questões éticas envolvidas.

    Benchmark é o sujeito que está sendo copiado.

     

  • Vejam, uma outra questão ajuda a responder: 

    Na técnica de benchmarking, utilizada como forma de identificar e ganhar vantagem competitiva, a organização compara o seu desempenho com o de outras, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros ramos, que façam algo de maneira particularmente bem feita (Q327395) = Certo!

  • PARA QUE PERDER TEMPO CRIANDO SE PODEMOS COPIAR! rsrs

    ALÉM DO MAIS, TODO TIPO DE SOLUÇÃO EMERGENTE É BEM VINDO!

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Benchmarking: Competitivo e Funcional.

    É o método de aprendizagem da organização, que consiste em procurar os melhores processos, ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzem a um desempenho superior.

    Os bancos para avaliar se valeria à pena ou não investir na criação desses novos produtos, em seu planejamento de vendas, iniciou seu processo de planejamento de vendas, analisando o potencial de mercado, que é um processo em que é estimada a capacidade do mercado brasileiro no ramo da atuação da empresa, estimativa que vai refletir a situação econômica do momento.           

    É um recurso indicado às empresas na avaliação dos investimentos em sua infraestrutura de tecnologia da informação.               

    Benchmarking Competitivo: são comparados produtos, serviços ou processos entre várias organizações concorrentes, com vista a superá-las.

    Benchmarking Funcional: são comparados processos similares entre organizações independentemente do setor de atividade (empresas não concorrente).

  • Benchmarking é um processo de comparação de produtosserviços práticas empresariais. bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

     

    Tipos de Benchmarking:
     

     benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes. É uma área delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que as levam ao sucesso.

     

    benchmarking genérico consiste na comparação de parâmetros da funcionalidade das empresas, em aspectos como o tempo que um determinado produto demora a chegar ao cliente, desde que foi requisitado.

     

    benchmarking funcional é muitas vezes comparado ao genérico porque é relativo a um processo de atuação da empresa, como a distribuição.

     

    Existe também o benchmarking interno, que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.

  • Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais. ​

  • ERRADO

     

    O benchmarking é uma das técnicas recomendadas para identificação de melhorias. A organização pode comparar seu desempenho com empresas concorrentes ou de ramos diferentes. O importante é "buscar boas práticas e implementá-las".

     

     

    CONCEITO: É a técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra. Por meio do benchmarking, uma organização procura imitar outras organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que façam algo de maneira particularmente bem feita. (Giovanna Carranza, 2016)

  • comentário lixo da professora Karen

  • a organização compara o seu desempenho com o de outra. Por meio do benchmarking, uma organização procura imitar outras organizações.

  • O Benchmarking é uma FERRAMENTA DE QUALIDADE. O próprio nome já diz, visa a comparação de produtos, atividades ou serviços de outras organizações ou internamente (entre seus departamentos) com o objetivo de absolver o que de melhor comparar e achar adequado. 

  • Benchmarking: padrões de COMPARAÇÃO para a melhoria da qualidade.

  • Gabarito: ERRADO

    Resuminho para não esquecer mais o que é BENCHMARKING:

    -  É um processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes empresariais.

    Permite comparações de processos e práticas administrativas entre empresas para identificar o “melhor do melhor” e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

    Ø  OBJETIVOS:

    1.      Detectar e conhecer suas operações e avaliar seus pontos fortes e fracos.

    2.      Localizar e conhecer os concorrentes ou organizações líderes do mercado para poder diferenciar as habilidades, conhecendo seus pontos fortes e fracos e compará-los com seus próprios pontos fortes e fracos.

    3.      Incorporar o melhor, adotando os pontos fortes dos concorrentes e, se possível, excedendo-os e ultrapassando-os.

     

    Ø  Principal benefício: competitividade

    Ø  Principal barreira: reside em convencer os administradores de que seus desempenhos podem ser melhorados e excedidos.

  • A ferramenta benchmarking surgiu na década de 70, por iniciativa da Xerox, ao iniciar um processo sistemático de pesquisa sobre os processos de gestão e produção empregados pelos seus concorrentes quanto por outras organizações de destaque em áreas específicas de seu interesse.

    O Benchmarking é um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, no qual uma organização realiza comparações de seus produtos, processos e práticas com os de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas, com os propósitos de aprimoramento organizacional e de alcance de superioridade competitiva.

    A filosofia do benchmarking consiste em estabelecer uma base de melhoria que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. Ou seja, as melhores práticas da indústria servem como referência a serem adaptadas e se possível incorporadas de forma otimizada.

    Os principais benefícios do Benchmarking são:

    ✔ Sintonizar a empresa com as melhores práticas do mercado;

    ✔ Aperfeiçoamento da cultura do "melhoramento contínuo" da empresa;

    ✔ Melhora da comunicação empresarial;

    ✔ Profissionalização dos processos da empresa;

    ✔ Melhor visão dos processos e, consequentemente, melhores oportunidades para terceirização de alguns destes processos;

    ✔ Diminuição do número de erros;

    ✔ Redução de custos.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC Vol. 03 (Adm. Geral)

  • Na verdade, a finalidade do benchmarking é exatamente identificar a partir da experiência de outras organizações ou setores as melhores práticas adotadas. Após essa identificação é feito um planejamento de adaptação para que a organização incorpore essas práticas.

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADO

    De forma resumida:

    O benchmarking irá apenas comparar as práticas do mercado com as práticas da organização. O processo de comparação não visa reproduzir o que está sendo feito e que está dando certo, mas apenas "pegar" ideias para poder modificar os processos internos. Assim, não se pode falar em cópia, mas em um processo criativo de construção ideias. Portanto, não importa as especificações do negócio em si, pois algo não será reproduzido tal qual está sendo feito.