SóProvas


ID
1675726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca das normas e dos procedimentos relativos ao orçamento público no Brasil, julgue o item seguinte.

Uma vantagem associada ao orçamento-programa é a redução do risco de desvirtuamento da função orçamentária em razão da ênfase atribuída à competição por mais recursos em detrimento do reconhecimento da finalidade do gasto, materializada no conjunto de ações necessárias para que se atinjam os objetivos de cada programa.


Alternativas
Comentários
  • Orçamento-programa, criado no Brasil pelo Decreto-Lei nº 200/67, consagrou a integração entre o planejamento e o orçamento público, uma vez que, com o seu advento, surgiu a necessidade de se planejar as ações, antes de executar o Orçamento. Era preciso, antes de fixar as despesas ou distribuir as receitas, saber quais as reais deficiências ou necessidades da população e categorizar as ações necessárias visando à correção ou minimização dos problemas. A ênfase no orçamento-programa eram as realizações, ou seja, interessava o que o governo realizava.

  • Gabarito preliminar: CERTO. Enunciado super enrolado! Quis dizer que com o orçamento-programa há menor risco de a função orçamentária ser desvirtuada. E esse desvirtuamento, impedido através do uso do orçamento-programa, seria ocasionado se a busca por recursos fosse mais valorizada do que a finalidade do gasto em si (os objetivos do gasto). E por fim a questão diz que a finalidade do gasto é representada pelo conjunto de ações necessárias para atingir os objetivos do programa, o que também está correto. 

  • "Serta"

  • Todo mundo tem um professor que escreve exatamente assim

  • diabo de questão feia

  • o comentário da Priscila Rosa traduz a questão

  • redação muito incompreensível.

  • Essa questão se torna descomplicada quando interpretamos o enunciado/comando.

    Quando ele diz "redução do risco de desvirtuamento da função orçamentária" está querendo dizer que não vai fugir dos seu princípios e do propósito do Orçamento-programa o qual está ligado ao sistema de planejamento e aos objetivos que o governo pretende. Ou seja, será fiél à finalidade do gasto (atingir seus objetivos)

     

    Com calma, resolve-se questões desse nível sim! Bons estudos! 

  • Que texto horroroso! Essa aí deixava em braco...

  • Chegou a me faltar ar no meio da frase (e isso que só li em pensamento).

  • Ah vá se lascar com esse papo enrolado CespeLixo.

  • Eu tenho a seguinte dificuldade:

    Não é saber se está "certo" ou "errado", é entender o que está escrito, o enunciando torna-se mais difícil que a resposta.

  • O gabarito não devia ser errado?

    O enunciado diz basicamente que uma vantagem do orçamento-programa é diminuir o desvirtuamento da função pública POR CAUSA DA priorização da competição por mais recurso em vez do reconhecimento da finalidade do gasto, vantagem essa materializada no conjunto de ações necessárias para que se atinjam os objetivos de cada programa.

    Ora, não deveria ser justamente o oposto? O orçamento-programa tem a vantagem de diminuir o desvirtuamento da função pública POR CAUSA DO reconhecimento da finalidade do gasto em vez da priorização por mais recurso. Se há priorização de competição por mais recursos, as unidades orçamentárias possuem o estímulo de superfaturar suas dotações orçamentárias uma vez que inevitavelmente a solicitação irá ser "cortada" pelos órgãos setoriais e centrais.

    Visto isso, o enunciado da questão estaria correto se estivesse reescrito da seguinte forma: Uma vantagem associada ao orçamento-programa é a redução do risco de desvirtuamento da função orçamentária em razão do [reconhecimento da finalidade do gasto] em detrimento da [ênfase atribuída à competição por mais recursos]...

    Alguém mais teve semelhante análise?

  • Textozinho complicado, provavelmente pra induzir ao erro mesmo. Mas analisando novamente, a justificativa para manter a questão como certa deve ser porque o "em razão da ênfase atribuída à competição por mais recursos em detrimento do reconhecimento da finalidade do gasto" é em relação ao desvirtuamento do orçamento, e não em relação à vantagem associada ao orçamento-programa como redução desse risco. Será que me fiz entender? rs

    Se for realmente esse o raciocínio, acho que o nosso problema foi mais português do que AFO.

  • Rapaz (...) que texto.
  • Solicitem comentário do professor pessoal. Vamos fazer jus ao nosso dinheiro.

  • Penso igual Dion Olinda
  • A questão quis dizer em outras palavras que uma vantagem trazida pela técnica do orçamento-programa foi a de REDUZIR o risco de desvirtuar da função orçamentaria, que é o reconhecimento da finalidade do gasto, materializada no conjunto de ações necessárias para que se atinjam os objetivos de cada programa, pois, sem esta vantagem, o orçamento estaria voltado para a competição por mais recursos, e não na finalidade do gasto em si.

    É o que interpretei pela leitura do enunciado da questão. E por isso considerei certa conforme o gabarito.

  • "... em detrimento do reconhecimento da finalidade do gasto.."!

    E a questão está certa?! Beleza! Quem sou eu pra discordar!!!

  • Questão de 2015, 33,26% pessoas erraram e até o momento nenhum comentário do professor do Qconcurso.

  • pancada!!