SóProvas


ID
1681084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de planejamento estratégico e processos associados, bem como de metas estratégicas e resultados pretendidos, julgue o item a seguir.

Apesar das claras diferenças entre o desenvolvimento de estratégias voltadas para o planejamento racional e a visão de estratégia emergente, ambas as propostas concordam que é por meio da formulação de estratégias que a organização interage com seu meio e que os objetivos conectam-se às atividades gerenciais.

Alternativas
Comentários
  • Desde os primórdios da gestão estratégica enquanto área de conhecimento, independentemente da visão deliberada ou emergente das estratégias, as escolas de pensamento estratégico consideram o ambiente como relevante e preponderante para o sucesso das organizações. Por exemplo, desde a década de 60 surge a análise SWOT pela escola do design, a primeira escola de pensamento estratégico.

    Prof. Renato Lacerda

  • Algumas definições sobre estratégia emergente e planejamento racional:


    A principal característica da estratégia emergente é de que a organização é capaz de responder ao ambiente e de interagir com ele de uma maneira desestruturada e flexível, sem um curso de ação ou plano previamente estruturado. Apenas uma idéia leva a outra até que um novo padrão seja formado. A ação precedeu, portanto, a racionalidade. 


    A abordagem do Planejamento Racional, baseia-se na hipótese de um ambiente previsível, de forma que a futura posição da organização pode ser determinada em termos de objetivos quantificados. A formulação do plano é distinta de sua implementação: planeja-se primeiro o que se vai implementar depois.


    (Disponível em http://www.ead.fea.usp.br/eadonline/grupodepesquisa/publica%C3%A7%C3%B5es/maur%C3%ADcio/88a.pdf)

  • a questão está certa ou errada?

  • A questão está correta, Djaina.

  • formular a estratégia é definir questoes, objetivos e estratégias. É posterior a análise(diagnostico) e antecede a formalização(planos).

  • por meio da formulação de estratégias que a organização interage com seu meio e que os objetivos conectam-se às atividades gerenciais.

    Certo  - pontos em comum

  • Prof. Carlos Xavier:

     

    Primeiro, o que a banca quis dizer com uma visão racional do planejamento estratégico? Trata-se de um processo racional de tomada de decisão sobre o futuro desejado, é o planejamento estratégico "normal".

     

    Segundo, o que seria a visão de estratégia emergente? Qualquer coisa "emergente" é aquela que vem da base organizacional para o topo, ou seja, seriam estratégias criadas pelos próprios funcionários, que vão compondo uma estratégia não-pensada para a organização. Não é o "normal", mas é uma possibilidade proposta pela questão.


    O ponto agora é: de ambas as formas, é a estratégia que permite que haja relação com o ambiente? Sim! Além disso, são elas que conectam as atividades aos objetivos (permitindo que os objetivos sejam atingidos por meio do trabalho)? Sim! Perceba que, na verdade, independentemente do que a banca falasse no início da questão, a verdadeira importância é verificar essa última frase: de que é por meio das estratégias que a organização interage com o seu meio, e também por meio delas que os objetivos se conectam às atividades.

  • Mintzberg (1987) aponta que se juntássemos estas duas definições poderíamos separar uma estratégia que foi previamente concebida e planejada, isto é estratégia intencionadaestratégia deliberada; e uma estratégia que surgiu como um padrão não previamente estabelecido – estratégia emergente.

     

    http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2229/53849.pdf?sequence=2

  • Apesar das claras diferenças entre o desenvolvimento de estratégias voltadas para o planejamento racional (FOCO INTERNO, SISTEMA FECHADO) e a visão de estratégia emergente (FOCO EXTERNO, SISTEMA ABERTO), ambas as propostas concordam que é por meio da formulação de estratégias que a organização interage com seu meio (AMBIENTES ESTÁVEIS E INSTÁVEIS, RESPECTIVAMENTE) e que os objetivos conectam-se às atividades gerenciais (OU SEJA, OS PLANOS TÁTICOS SÃO DESENVOLVIDOS COM BASE NOS PLANOS ESTRATÉGICOS).

     

    RESUMO: A HIERARQUIA ORGANIZACIONAL SEMPRE SERÁ CONSTITUÍDA ATRAVÉS DE UM DESDOBRAMENTO DOS NÍVEIS (do estratégico para o operacional)... SEJA QUAL FOR O TIPO DE ESTRUTUDA ADOTADA PELA EMPRESA, O PLANEJAMENTO OPERACIONAL É UM DESDOBRAMENTO DO PLANEJAMENTO TÁTICO, QUE, POR SUA VEZ, É UM DESDOBRAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

     

     

    GABARITO CERTO

  • Meu Deus! É cada questão interpretativa...

  • Nunca vi saporra.

  • Acertar uma questão dessa a essa hora da madrugada, é quase um milagre.
  • Essa matéria aparentemente é infinita.